ALGUNS TENTARAM DIVULGAR A VERDADE E FORAM SILENCIADOS.NÓS CHEGAMOS DISPOSTOS A DENUNCIAR, SEM MEDO,O NEPOTISMO,O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS, O MERCENARISMO E O TERRORISMO CORRUPTO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL A DESPORTIVA, NÃO TEM A CORAGEM DE ASSUMIR.

DIVULGA www.pulpuscorruptus.blogspot.com EM PROL DA VERDADE E COMBATE À CORRUPÇÃO!

E-Mail: pulpuscorruptus69@gmail.com

sexta-feira, 3 de abril de 2015

(Árbitros & Apitadeiros) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (133)

Árbitros?! Se eles não fossem “importantes” o FCP não os corrompia, como mostram as escutas do Apito Dourado! Para quê gastar dinheiro com eles, se eles não conseguissem influenciar os resultados dos jogos?

O Controle dos Árbitros
Vitor Pereira “controlado” com rameiras.
E quem os comanda neste momento é o outro Vitor Pereira, sócio com mais de 50 anos de dedicação ao SCP. Mas este facto não quer dizer muito.Porque o problema é que VP está controlado pelo FCP. Já o escrevi e volto a escrever: em 1996 quando andava pelo Porto a fazer a minha tese de mestrado, uma vez tive uma conversa interessante com um tipo que trabalhava num café à beira da Rua da Constituição com a Rua Monte dos Burgos, um tipo que me foi apresentado por amigos portistas que diziam que "nós não sabemos falar de futebol contigo, mas este é que te vai ensinar". E eu lá fui.

A páginas tantas, depois de lhe conquistar a simpatia (porque eu no futebol nunca me chateio com ninguém, mesmo quando a situação está azeda, consigo dar a volta com argumentos e sorrisos), disse-lhe: "não sei como é que vocês fazem mas o Vítor Pereira, que é adepto do SCP, quando arbitra jogos do vosso clube, engana-se sempre a vosso favor".

Ele sorriu e disse: "ó amigo, esse está controlado". Olhei para ele com cara de admiração, "controlado"? "Sim" disse ele, "olhe metemos-lhe umas meninas debaixo, filmamos e mandámos o VHS para casa".

Claro que dei uma gargalhada e disse "fantástico, é pá, mas assim vocês ganham os campeonatos que querem" ... ele sorriu e assim ficámos.Nesse ano ganharam o 2º dos 5 consecutivos, depois disso um treinador falhado no Benfica foi fazer uma série de 4 titulos (o 1º foi o Co Adrianse, que como sabemos nunca mais fez nada depois disso), este ano ganhou a abécula do Vítor Pereira (derrotado na Supertaça Europeia, na Taça de Portugal, na Champions, na Liga Europa, na Taça da Liga), e por isso fico extremamente "fodido", quando ouço e leio comentários de pessoas que não treinam, não percebem da função treinador, mas acham que o problema do Benfica tem sido os treinadores.

Este próximo ano será mais do mesmo, embora eles saibam que não basta ter árbitros, têm de jogar à bola, porque há um nível de erros de arbitragem que não convém ser repetido porque põe em causa o "sistema". Aquilo que se passou com o Benfica em Coimbra, FCP, Rio Ave, Paços de Ferreira, SCP, é coisa que eles não podem repetir muitas vezes porque a opinião pública acabaria por perceber que afinal os que falam, falam com razão. E ter a opinião pública contra o sistema, era o fim do sistema ou seja, deles todos.

O truque da arbitragem passa por errar sem dar nas vistas: as faltas a meio campo, a dualidade de critério nos cartões amarelos, etc, esperando que isso chegue para fazer o resultado. Quando não chega então têm de vir os penaltys, os foras de jogo, etc.
Há quem não tenha percebido porque razão o Benfica só começou a ser barbaramente prejudicado na 2ª volta e antes do jogo com o FCP
A minha explicação é esta: eles esperaram que o Benfica caísse por si só, com o desgaste da Taça de Portugal, da Taça da Liga e das competições europeias, mais os tais erros pequenos e "invisíveis". Ora como o Benfica não caiu, mérito do treinador e da equipa, então tiveram de "abusar". Porque qualquer pessoa sabe que se o Benfica recebesse o FCP em situação pontual de avanço, o FCP tinha de arriscar no jogo e isso é meio caminho andado para a derrota. Ou seja, para ampliar a pontuação ou no mínimo mantê-la. O que significaria o titulo para o Benfica, pela confiança que todos ficariam, enquanto no lado do FCP o abaixamento da confiança seria mais um problema, e esse não se resolve com fruta e café com leite, mas com vitórias deles e derrotas nossas. Connosco em vantagem pontual e psicológica…

(Comparem estas declarações com o que se passa actualmente. Estamos na mesma situação. Exactamente na mesma situação!!!) ATENÇÃO BENFIQUISTAS!!!!
Quanto ao que digo, bem como sabemos em Portugal os juristas não consideraram válidas as escutas onde se comprova como tudo se faz. Por questões técnicas que não discuto. Portanto eu posso dizer-lhe o que sei do Sr. Vitor Pereira, porque posso indicar o estabelecimento no Porto onde tal me foi relatado e posso identificar quem me disse, porque me foi apresentado por pessoas amigas, adeptos do FCP, ele também sócio e pertencente a alguma forma de grupo de pressão do FCP (SD?). Quando ganhei a sua confiança (ele soube sempre que eu era do Benfica mas do Norte, não do Sul) e lhe disse, "não sei como vocês fazem porque o Vitor Pereira que é adepto do SCP quando arbitra jogos do FCP engana-se sempre a favor do FCP". E ele com toda a naturalidade do mundo respondeu: "Ó amigo, esse está controlado ... pusemos-lhe umas meninas debaixo, filamos e mandamos-lhe o VHS para casa".

Claro que ri para ele e disse.
Estávamos em 1996 e o FCP só nessa leva, foram 5 seguidos...
Em termos jurídicos não sei que prova isto faz, para mim a conduta de Vitor Pereira encaixa-se perfeitamente naquilo que me foi dito. E já assim era quando arbitrava.

O Controle dos Árbitros
Apesar da pesada caução fixada a PC pela autoridade judicial, não creio que este homem venha a ser, por ora, criminalmente sancionado. Pelo menos, com base no tipo de malfeitorias que têm sido atribuídas ao seu clube e que contam, no essencial, da ocupação sistemática das instâncias relevantes do futebol português, até o aprisionarem por completo.
Durante longos anos, este homem comandou um exército de agentes e serventuários, na tarefa de tecer a teia de aranha onde o conjunto do futebol acabou refém. Essa teia visou aprisionar os árbitros e a sua organização dirigente e também clubes e empresários. Tais objectivos foram genericamente atingidos e daí a influência que PC já teve no meio. E quem resistiu a cair na rede foi, não raro, condicionado pela ameaça de violência ou a violência explícita.
A justiça cuida, sim, das acções legais. E essas, se algumas foram practicadas no âmbito do clube, como é voz corrente há tantos anos no meio futebolístico, duvido que tenham a impressão digital de PC. É que este homem, pelo que foi sendo publicamente divulgado, à medida de uma ou outra instância perdia o medo, ou rompia a teia, nunca sujou as mãos. Outros as terão sujado por ele. Eu até conheço uma história, razoavelmente inocente, que demonstra como isto já ocorria há muitos anos.
Reporta-se essa história ao tempo em que os cartões começaram a fazer mossa no futebol profissional. A Associação do Porto já por essa altura comandava a arbitragem e escolhia os seus chefes com o acordo não declarado do Papa do futebol. Treinadores conheci, então, que juravam adivinhar que árbitro lhes seria destinado na jornada precedente ao seu  jogo com o FCPorto. E não é que acertavam sempre, pois eram-lhes enviados os mais famosos na arte de amarelar quem estava no limite da suspensão?
Um dia perguntei a um desses treinadores se acusava alguém, especificamente, por este controlo à distância das nomeações, para afastar indirectamente dos jogos com o FCP os jogadores X, Y ou Z. E já por esse tempo o objecto de todas as suspeiçôes era outro (o seu famosíssimo treinador à época, Pedroto) e não o dirigente que mandava no futebol portista.
Como se previa não foi a voz de PC apanhada nas velhas escutas da PJ, quando alguém pelo FCP negociou os “Quinhentinhos” com o árbitro José Guímaro. Foi a de Reinaldo Teles. E na ordem de pagamento dos férias dos árbitros Calheiros no Brasil, a assinatura válida era também a de um subalterno qualquer, subitamente investido da autonomia adequada a tal acto.
De 3 jornalistas sei que que foram vítimas de agressão, por questões futebolísticas relacionadas com o FCPorto. De um até fui testemunha no inquérito federativo. E em algum momento se ouviram referências ao mandante se é que o houve? Obviamente que não. Só figuras menores sujaram as mãos.

Árbitros controlados por um Magistrado
A denúncia quase diária de casos de corrupção e de pressões sobre os árbitros fez com que os acusados não demoraram a fazer ameaças de processos cíveis e criminais contra os denunciantes.
A PJ já entrou em campo e tanto João Mesquita, Carlos Calheiros e Fernando Barata já foram ouvidos. O FCP pela voz do seu presidente diz que vai fazer chegar à PJ o inquérito interno que explica como as facturas foram pagas à Cosmos. Poupam, dizem eles, trabalho à PJ, embora achemos que os resultados seriam com certeza outros se fosse a PJ a fazer a investigação.
Temos a denúncia de conversas entre o Juiz Cruz Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Liga, e Carlos Calheiros (CC).
Amadeu Matos, ex-árbitro e ex-delegado técnico, de Viana de Castelo, amigo de Carlos Calheiros, passou a viajar amiúde com ele após “arrumar as botas”. Estava no carro de CC e com os irmãos quando o telefone tocou.
Era o Juiz Cruz Pereira que disse, “O sr. Pinto da Costa está muito zangado… Você devia ter “fechado os olhos” e ter validado o golo… Você prejudicou-se”. E continuou com outras conversas mas sempre a repisar no mesmo.
Era sobre um lance, no jogo do FCP contra o Belenenses, em que um portista havia carregado violentamente Ivkovic e CC assinalou a falta mas, depois de o apito soar, um jogador portista continuou e atirou a bola para a baliza. Noutro lance voltou a estar bem quando Tulipa do Belenenses introduziu a bola com a mão e anulou bem o golo. O Porto empatou 1-1 e ainda tinha de ir jogar a Alvalade e à Luz.
Mas Amadeu Matos continua a denúncia, “Curioso é que 15 dias antes do referido jogo CC já sabia que ia arbitrar o Belenenses-FCPorto e não tinha delegado a observá-lo”.
“Não vais ter delegado técnico. Podes trabalhar à vontade”, disseram-lhe.
Eu tinha a sensação que ele sabia das nomeações 15 dias antes pois ele combinava sempre comigo as viagens. E avisava-me com bastante antecedência. Juntando tudo isto com o telefonema ficamo com a certeza que o Juiz Cruz Pereira está a mando de alguém”.
Duas semanas depois estavamos a caminho de Guimarães para a Taça, para o Guimarães-Belenenses, quando o Juiz Cruz Pereira telefona ao CCdizendo-lhe que as pessoas do FCPorto estão muito zangadas com ele e que não tinha nada que anular o golo. E outras coisas. Logo se vê que não é tão sério como parece querer ser. E ninguém o pode negar pois eu estava sentado ao lado do Calheiros no carro.
A preocupação de Cruz Pereira, o homem que nomeia os árbitros semana após semana, era em fazer chegar a Calheiros o recado de PC. Em vez de o defender, censura-o por não ter “fechado os olhos” a um lance irregular. Isto depois de todo o país ter ouvido na TV o Juiz Cruz Pereira ter dado uma dele próprio que não corresponde à verdade, afirmando que não pressionava nem se deixava pressionar por ninguém.
Curiosamente foi o mesmo Cruz Pereira que, semanas após este jogo, afastou CC da arbitragem. Calheiros estava em pré-campanha para a presidência do Conselho de Arbitragem da FPF, e o juiz alegou que tal medida se devia ao facto de CC ter afirmado que com ele a nomear árbitros as pressões sobre os mesmos iam acabar, pois conhecia quem exercia essas pressões.   
No entanto, Amadeu Matos diz que não foi bem assim, mas que após esse jogo do Restelo CC foi claramente marginalizado por ter anulado o golo ao FCPorto. “Tenho a certeza que se tivesse validado aquele golo era hoje o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF”. O declíno de CC começou precisamente a partir desse jogo. Cruz Pereira arrumou-o e a partir daí foi claramente marginalizado. E o telefonema está registado na Telecel pelo que não pode ser desmentido”.
E Amadeu Matos continua. “Tudo o que eu disse é verdade. Considero que PC embora bom para o FCPorto faz muito mal ao futebol português. Sei me muitas histórias de corrupção mas só falarei quando estiver documentado e não puder ser desmentido. Tenho factos, mas não tenho provas.
“Carlos Calheiros pertencia a uma série de árbitros que são amigos do FCPorto. PC não tem conversas directas com estes pois todas as conversas com os árbitros são feitas por interpostas pessoas ligadas ao clube”.
“Quanto à definião de “amigos”, basta ir aos jogos nas Antas, especialmente os internacionais, e ver quantos árbitros se sentam nos camarotes. A entrada para esses sítios é bastante restrita e se os aceitam é por alguma razão. É só ir aos VIPS.”
“Sei de um árbitro que tinha pretensões de chegar a internacional. Disseram-lhe claramente que se quisesse concretizar os seus objectivos tinha de “estar com o FCPorto”. Alguns árbitros querem subir e cedem a determinadas pressões”.
“Os dirigentes não estão a servir a arbitragem mas sim os clubes. Ainda há pouco soube de árbitros que foram eles próprios a escolher os delegados técnicos que pretendiam. Isto é fazer dos delegados corruptos”.
“Durante a presidência de Lourenço Pinto aconteceu um episódio. Houve uma reportagem na Bola que acusava os delegados de venderem árbitros aos clubes. Eu fui um dos que exigiu um inquériro para apurar quem eram essas pessoas. Mas Lourenço Pinto não achou oportuno fazer essa indagação. Manifestei-me publicamente e afastei-me da arbitragem”.
“Estava um dia num camarote das Antas como delegado-técnico a um jogo e aproximou-se mim um dirigente da arbitragem que exigiu que eu desse nota máxima ao árbitro, considerando-a indispensável. No dia seguinte enviei o relatório e retirei-me definitivamente da arbitragem”.
Madaíl esquece-se que faz parte de um triunvirato das associações que dominaram o futebol português no tempo do Adriano Pinto e dos chitos. Dá gozo vê-lo armado em moralista. O resultado é o estado em que as coisas estão.

As Viagens dos Árbitros
Carlos Calheiros, João Mesquita e Pinto Correia foram acusado de viajarem à custa do FCPCarlos Calheiros e família para o Brasil, João Mesquita para o Algarve e Pinto Correia para Cancun (México). Levantado o problema, Pinto Correia calou-se que nem um rato e passou despercebido, mas Calheiros e João Mesquita aceitaram ir aos “Donos da Bola” e espalharam-se ao comprido. Calheiros acabou por CONFESSAR o crime, e João Mesquita acenou com um papel dizendo que era o recibo das tais férias no Algarve.
O assunto foi investigado e como sempre aconteceu, nada se provou. A factura de Calheiros foi apanhada na contabiidade dos Dragões, mas estes disseram que estava lá por engano e que iam pedir ao árbitro para a liquidar.
Depois de todo o processo arquivado chegou a hora da vingança. Pinto Correia continuou quedo e mudo, mas Calheiros e João Mesquita processaram o director do programa Jorge Schnitzer.
Jorge Schnitzer foi julgado em Viana do Castelo e um juiz desconhecido, para além de absolver o director dos “Donos da Bola” acrescentou na leitura da sentença, de que ficou provado que Calheiros viajou à custa do FCPorto e que nunca pagou a factura. Mas como era assistente no processo, nada lhe aconteceu.
No caso do João Mesquita, que se constitui também assistente, Jorge Schnitzer voltou a ser absolvido e o juiz também acrescentou que o ex-árbitro nunca conseguiu provar que tinha pago as férias no Algarve. O papel com que acenou no programa “Donos da Bola”, e que se recusou a mostrar na altura, pelos vistos era um papel em branco!!

Jorge Araújo do basquetebol
Para os que não sabem o Jorge Araújo nunca treinou o Benfica no basquetebol, treinou isso sim durante muitos e muitos anos o basquetebol do Futebol Corrupção do Porto que durante anos e anos andou a ver navios perante uma das 'melhores equipas de sempre'de desportivos colectivos em Portugal. Esteve quase 20 anos sem ser Campeão Nacional.

E sabem porque é que Jorge Araújo nunca foi despedido do Futebol Corrupção do Porto apesar de ter estado tantos anos sem ser Campeão Nacional? É que nos idos anos 80 e 90 o Jorge Araújo era um Alto Quadro do Partido Comunista Português. O que verdadeiramente está em causa é que como Jorge Araújo era um Alto Quadro do PCP na altura o Pinto da Costa aproveitava-se dele e dos seus conhecimentos, sabem para quê? Era através do Jorge Araújo que o Pinto da Costa chegava aos árbitros comunistas do futebol naquela altura, e naqueles anos haviam muitos árbitros do PCP.

Jorge Araújo fazia de pombo correio e claro o Pinto da Costa adorava isso estando-se nas tintas se o Jorge Araújo perdia no basquetebol ano após ano, pois o Jójó dava-lhe imenso jeito para as vitórias no futebol. Jorge Araújo não deu a ganhar muitos títulos nacionais ao Benfica no basquetebol, deu a ganhar isso sim muitos títulos no futebol do Futebol Corrupção do Porto por fora nos bastidores como reza a história do Futebol Corrupção do Porto e a sua mística corruptora.

Como se prepara um jogo (Carlos Xistra)
Mostramos como se preparou um jogo do Benfica em Braga para que o árbitro fosse o escolhido assim como os fiscais.

1) Telefonema de Pinto de Sousa para Carlos Xistra
Telefonema de Pinto de Sousa colocou Xistra no Braga-Benfica, que o Benfica viria a perder por 2-1.
Durante um convívio, com algumas pessoas ligadas ao futebol foi-me passada a informação que Pinto de Sousa (ex-presidente do CA da Liga, condenado por corrupção) recebeu um telefonema do norte informando-o de que seria necessária a nomeação de Carlos Xistra para o jogo que iria opor SC Braga ao SL Benfica.
Seria necessário a todo o custo que fosse Xistra o nomeado juntamente com a dupla de fiscais de linha, pois a armadilha já estava preparada e devidamente alinhados com Xistra e restante equipa de arbitragem para que o Benfica não vencesse em Braga.

A informação é de que foram tomadas as medidas necessárias e Pinto de Sousa através de telefonemas conseguiu que Carlos Xistra fosse nomeado para o jogo que viria a afastar o Benfica da luta pelo título de campeão.
A verdade é que Pinto de Sousa apesar de afastado continua a ter poder no mundo da arbitragem e a mandar e decidir no que quer e deseja, não tivesse ele tido influência directa nesta e outras nomeações para jogos do FC Porto e Benfica.

2) Xistra foi escolhido… por exclusão de partes.
Sim, é o Vitor Pereira que oficialmente escolhe os árbitros. Não sabemos muito bem é quem “aconselhou” os outros 4 árbitros indigitados para a partida, mas que se declararem “indispostos” para arbitrar o Braga-Benfica.
Quatro árbitros, TODOS AO MESMO TEMPO, declararam-se indispostos para arbitrar um único jogo? Ficando, como que por magia e por exclusão de partes, um único árbitro que podia ser escolhido, o Carlos Xistra! Que coincidência!!

Depois foi só escolher os assistentes. E como escolheram os fiscais de linha para este jogo? Foram escolhidos a dedo, vindos de duas regiões diferentes, um de Rio Tinto (Cadinali) o outro de Portalegre (Luis Tavares), mas com uma coisa importante em comum, ambos são adeptos ferrenhos do FCPorto.
E o mais engraçado é que puseram a culpa no Benfica pelo facto dos outros 4 árbitros, que também estavam indigitados para este jogo, se terem recusado a arbitrar o jogo. Imaginem! Queixavam-se eles que era muita pressão e tal! Olhem que é preciso ter lata para se mentir tão descaradamente. Foi o único jogo em que árbitros de sentiram indispostos para arbitrar um jogo do Benfica!!! Em nenhum outro isso aconteceu. Porquê?
Os telefonemas de Pinto de Sousa a preparar o caminho não foram inocentes nesta tramóia toda.

3) Os Fiscais escolhidos a dedo
Cardinal, o “andrade” de Rio Tinto
Aquele Cardinal, que vive em Rio Tinto, que até vai para a rua buzinar quando os corruptos ganham titulos da batota e que trabalha nos CTT no Porto, não fosse ele adepto ferrenho dos corruptos, é que teve a culpa principal desta vergonha, é o mesmo que em Guimarães anula um golo limpo ao Benfica e deixa passar em claro 2 penaltys.

Engraçado que este Cardinal é o auxiliar de Olegário (Benquerença), por isso temos de perguntar: o que raio estava ele a fazer em Braga a auxiliar o (Carlos) Xistra? Pois é, já perceberam.
É isto o futebol português, uma corrupta mentira pegada.
Tavares, o “andrade” de Portalegre
O sr. Luis Tavares, notório andrade de Portalegre - o tal que não sancionou o golo do Petit que entrou 1 metro na baliza do Vitor Baia, mas não contou – e que além disso deixou passar um claro off-side de um metro do Hulk no 2º golo, aquele que nos matou definitivamente, pois o JJ estava nesse momento a fazer uma substituição. Apesar de ter acertado em todos os off-sides do Benfica no 1º tempo, alguns deles por meros centímetros. O tal que vai para o café com a camisola do seu clube vestida.

XISTRA e as suas pulgas amestradas
Conheço bem este artista e confirmo que é um anti-benfica desde pequenino, ele e toda a família, contando com a maninha que é só a companheira do Jorge Coroado (esse mesmo que estão a pensar). Ele e a maninha fizeram parte da Juve Leo até aos 19/20 anos e há quem tenha fotos dos dois aos gritos no meio dessa corja de incendiários. Agora certeza, certeza, é o seu anti-benfiquismo primário desde que nasceu, portanto podemos estar preparados para mais uma vergonha do apito.

Jorge Jesus já dissera que Braga gostava de Carlos Xistra quando ele fora treinador do SCBraga e certamente a bonita região do Minho não reclamará do critério de José Cardinal, nado na freguesia portuense de Massarelos, dragão indefectível assim como toda a sua família e que fez escola como assistente de Paulo Paraty durante vários anos.
A apreensão é muita, não fosse Cardinal um dos maiores habilidosos contra o qual o futebol português já deveria ter criado anti-corpos. Se errar é humano, fazê-lo invariavelmente em prejuízo dos mesmos e sem um pingo de vergonha é lamentável e incompreensível. A personalidade é sensível e parece ter dificuldade em suportar o encarnado, assim subentendemos desde uma famosa admoestação a Léo «por palavras». No jogo que pôs ponto final na Liga em Braga, recordamos como admoestou Fábio Coentrão a pedido de Alan, ou a indicação a Xistra que Javi Garcia havia agredido Alan e que originou a expulsão do espanhol do Benfica aos 41 minutos de jogo.



Também Xistra na última visita do Benfica ao Minho a contar para a Liga esteve em particular evidência, punindo inexplicavelmente Luisão na 1ª falta que fez digna desse nome e em que o central do Benfica mais não fez do que se encostar ao seu adversário, perdoando o amarelo a Sílvio ao minuto 32 na sequência de uma rasteira a Felipe Menezes, idem a Hugo Viana quando já admoestado fez uma falta grosseira sobre Franco Jara aos 52’ e permaneceu em campo, a Mossoró aos 58 quando ceifa Fábio Coentrão ou a Miguel Garcia quando ao minuto 82 rasteirou Nicolas Gaitán.
 


Já Luís Marcelino é mais discreto mas igualmente decisivo, no SC Braga-Benfica por exemplo apenas assinalou mal um fora-de-jogo a Franco Jara que se isolou e fez golo, coisa de pouca importância como se vê.


OS TRUQUES DOS ÁRBITROS
Cada vez menos as grandes decisões determinal os resultados. Um juiz comprado, se for habilidoso, pode fazer tudo sem dar nas vistas. Saiba como o Árbitro X pode favorecer a EQUIPA A num jogo contra a EQUIPA B.

Regras Gerais
Preparar o caminho:  Começar por prejudicar a EQUIPA A para, no momento decisivo, acabar com as esperanças da EQUIPA B – cria a impressãoque o árbitro teve um dia mau e de que os erros foram involuntários.
Intimidar:  Punir com cartões as reclamações dos jogadores da EQUIPA B – inibe os atletas de actuarem, colocando-os em risco de expulsão ou suspensão.
Desorientar:  Expulsar o jogador mais influente ou o treinador da EQUIPA B – serve para desconcentrar a EQUIPA B, facilitando a tarefa à EQUIPA A.
Simular: Fazer vista grossa às faltas cometidas pelos jogadores da EQUIPA A, mandando seguir o jogo. Evita sanções disciplinares à EQUIPA A e permitindo-lhe manter a posse de bola.
Agir: Em caso de dúvida, decidir maioritariamente a favor da EQUIPA A – dá a posse de bola à EQUIPA A e livra-a da pressão do adversário.

Regras Particulares 
- 1- Na marcação de cantos ou livres  a favor da EQUIPA B, assinalar faltas aos avançados, alegando que estes puxaram ou empurraram os adversários – corta o ímpeto atacante da EQUIPA B e dá a posse de bola à EQUIPA A.
- 2 – Perdoar as faltas cometidas pelos jogadores da EQUIPA A na respectiva área e mandar seguir o jogo – mantém a baliza da EQUIPA A a salvo de penalties (o árbitro pode esconder-se atrás dos jogadores, fingindo ter o ângulo de visão afectado).
- 3 – Assinalar sucessivos foras de jogo à EQUIPA B – corta jogadas de perigo iniciadas pela EQUIPA B, desmoraliza os jogadores e devolve a posse de bola à EQUIPA A.
- 4 – Assinalar faltas a favor da EQUIPA A ao mais pequeno sinal de contacto físico entre jogadores no meio- campo – obriga a EQUIPA B a recuar no terreno, aumentando as possibilidades de a EQUIPA A marcar golos.
- 5 – Assinalar livres directos a favor da EQUIPA A perto da grande área da EQUIPA B – dá origem a lances de perigo e beneficia qualquer equipa com especialistas em livres directos.
- 6 - Punir com cartões amarelos as faltas cometidas pela EQUIPA B ao menor sinal de dureza – obriga os jogadores da EQUIPA B a darem mais espaço aos adversários para jogar e aumenta a probabilidade de a EQUIPA B chegar ao final com menos jogadores.
- 7 - Deixar passar foras de jogo dos avançados da EQUIPA A – cria oportunidades de golo para a EQUIPA A – serve para acentuar a pressão da EQUIPA A sobre a EQUIPA B e para aumentar a probabilidade de a EQUIPA A marcar golos.
- 8 – Atribuir à EQUIPA A os lançamentos laterais e os cantos/pontapés de baliza pertencentes à EQUIPA B – serve para acentuar a pressão da EQUIPA A obre a EQUIPA B e para aumentar a probabilidade de a EQUIPA A marcar golos.
- 9 – Assinalar penalty se algum jogador da EQUIPA A se atirar de forma convincente para o chão, quando em contacto físico com um adversário – cria uma oportunidade para a EQUIPA A marcar golo e dá origem à expulsão de um jogador da EQUIPA B.

António Garrido. Testemunho (1)
Trabalhei no Hotel Altis muitos anos e vi muitas vezes o sr. António Garrido com conversas curiosas com o Sr. Jorge Nuno. 


Lembro-me uma vez em particular, num jogo com o Sporting em que ele chegou a meio da refeição (eu estava a servir a sopa) e chegando-se junto do presidente do Porto disse:”Presidente, o sujeito está num hotel para os lados da Feira Popular”. 
O PC entregando-lhe um envelope disse:“Aqui tens. Ele que não seja parvo e não dê nas vistas”.
O Garrido retorqui: “Esteja descansado”.
a
Horas mais tarde, num directo na televisão vi o árbitro do jogo a sair do Hotel Continental em Lisboa (para quem não sabe muito proximo da Feira Popular). 

O Porto ganhou 1 a zero num jogo em que o Sporting nem passava do meio campo tal eram as faltas marcadas para abrandar o ritmo de jogo e parar os contra ataques.

António Garrido. Testemunhos (2)
1. A 1 de Abril 1973, quando faltavam 6 minutos para o final do Porto-Benfica com o resultado em 1-2, inventou um penalty após simulação do portista Flávio. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso.

2. Um grande bandido. Ainda me lembro de um penalti marcado a 5 minutos do fim a  favor do Porto contra o Sporting nas Antas e mandou repetir porque o Porto falhou e seria o primeiro tri do Porto. Azar dele o Sporting foi campeão nesse ano.

3. Morreu mais um pilar do FCP de PC, o ex-árbitro que se destacou em Portugal e Europa nos anos 70 e 80. Garrido representa também a morte de alguém que esteve na construção das vitórias do Porto sobretudo nas décadas de 80 e 90, influenciando os bastidores da arbitragem com a máxima discrição, mas sobre isso ninguém deve escrever no obituário.
Num dos seus últimos serviços como “consultor” de PC, AG tudo fez para tirar ao Sporting o título de 79/80 quando o Porto já tinha as faixas e t-shirts assinalando a conquista do tri-campeonato.

4. … as falências obrigam a cobrar favores… pois, o agente de seguros Garrido começou a diversificar os negócios… roupas e outras… começou a ser penhorado pelos bancos e foi PC quem foi amortizando as letras do homem… para lhe pôr o açaime o FCP contratou-o como especialista da arbitragem, os bancos em causa eram o BCP e a CCA de Leiria e Marinha Grande… o homem tinha em casa uns 10 relógios de ouro azul… é só pesquisar se tiver conhecidos junto do Banco de Portugal, quem informou foi um benfiquista, gestor bancário, que acompanhou todo o processo…a loja na Marinha Grande era de artigos desportivos e representant da Lacoste… foi à insolvência…

5. Nos anos 90, a década mais negra em termos de arbitragem as coisas eram feitas literalmente a saque. Num Estrela Amadora-Porto em que houve caldeirada da grossa, em que os jogadores o Porto entraram todos em campo, dirigentes incluidos a pressionar o árbitro, houve agressões e isto tudo com a YV a filmar. Acabou o jogo e a transmissãocnotinuavapois saiam notícias que o Porto estvaa a tentar impediur queo árbitro escfevesse no relatóriotudo o que se passou, apesar de toda a gente ter visto na TV.
O árbitro acabou pr não contarnada no relatório porque o Porto já em desespero de causa enviou AG ao balneário para demover o árbitro demencionar no relatório e nofim conseguiu os seus intentos.

António Garrido acompanhava a comitiva do corruptos sempre que se deslocavam abaixo de Leiria, mas também era muitas vezes visto com Reinaldo Teles nos sítios do costume lá no norte.
Esse anormalóide era um corrupto, sem honra nem carácter e sim também consta que era sportinguista.

Controle de Árbitros
As Escutas da CMTV
As novas escutas da CMTV reavivam-nos a memória e mostra a magnifica maneira como em duas escutas se sabe que o empresário António Araújo informa a sua mulher que ganhou 1 milhão de euros livre de impostos com a venda de Pepe para o FC Porto, se sabe que esse mesmo jogadorPepe telefona a Pinto da Costa a informá-lo sobre as motivações e prémios dos seus colegas do Marítimo exactamente nas vésperas do jogo contra FCPorto, sabe-se que Pinto da Costa tem dúvidas sobre se o árbitro é "de confiança para apitar esse jogo" e se entende como funciona a máfia na plenitude quando esse mesmo Pinto da Costa "exige" a Pinto de Sousa (presidente da comissão de árbitros) que ligue a esse árbitro e lhe dê o "toque" necessário para que tudo corra bem.

O Caso “Quinhentinhos”
Quem não recorda o caso "Quinhentinhos" que envolveu José Guimaro o Leça e com o famoso Reinaldo Teles ao barulho? Depois do caso quinhentinhos em que a PJ não apanhou todos os envolvidos porque forças superiores os impediram de concluir todo o trabalho. Até então o método dos cheques tinha-se revelado infalível, mas bastou uma investigação para que fossem posto a nú todos os problemas que os cheques poderiam vir a causar.

O Fim do esquema dos Cheques
A corrupção assim teve de mudar a sua forma de actuar, pois como ficou provado os cheques eram um meio muito inseguro de se subornar os árbitros, prova disso foi o valor que o Leça pagou, pois desceria de divisão e um dos árbitros do sistema foi preso e afastado para além de terem de se pagar quantias elevadas para mover influências junto dos altos poderes da nação para livrar Teles e os seus comparças do Porto.
Ainda se correram riscos pois era necessário garantir o financiamento, pois da verba a pagar, 50% eram imediatamente retidos na fonte e os restantes 50% eram para o árbitro, o bolo era assim repartido porque o clube que desejasse comprar o árbito do sistema nunca entrava em contacto com o árbitro mas sim um intermediário que era nada mais nada menos do que Reinaldo Teles ou alguém da sua confiança.

Viagens e Prostitutas
Para além das viagens pagas através das e posteriormente agências de viagens fastasma, carros de alta cilindrada que apareciam como que por magia, prostitutas em hóteis e nas casas de alterne, em alguns dos casos os árbitros eram filmados sem o saberem... para se fazer a chamada chantagem.

Novo esquema e os Casinos
Reinaldo Teles com as suas ligações aos Casinos e o seu gosto pelo jogo ou alguém muito próximo da equipa corrupta, conseguiu de facto engendrar um esquema totalmente infalivel, totalmente seguro.
A investigação feita deparou-se com um sistema extremamente simples e eficaz que para além de envolver avolumadas quantias de dinheiro não deixa qualquer rastro já que não envolve nomes, contas bancárias ou cheques.
O método usado é extremamente simples e basicamente consiste no seguinte, o clube corrupto do norte necessita de comprar o árbitro afecto ao sistema, imediatamente um qualquer funcionário da confiança do clube corrupto dirige-se a um qualquer casino da Póvoa e troca o valor, por exemplo, de 5 mil Euros por fichas de casino, recolhe as fichas e leva-as de volta para a sede ou uma qualquer casa do clube corrupto, posteriormente alguém se encarregará de fazer o pagamento ao árbitro amigo do sistema, exactamente com as fichas do casino anteriormente levantadas. O árbitro após receber a encomenda, dirige-se sem qualquer problema, ao casino faz 1 ou 2 jogos numa qualquer máquina e posteriormente troca as fichas novamente por dinheiro vivo.

A verdade é que o metodo utilisado é um método básico mas ao mesmo tempo extremamente eficaz, já que não existem nomes envolvidos, não há contas bancárias nem cheques no esquema de troca de favores. Fixem as caras de todos os árbitros, quando forem a um casino mantenham-se alerta pois é bem possivel que a qualquer momento se cruzem com um qualquer árbitro a receber o dinheiro do trabalho feito em prol da causa corrupta.

1 comentário:

  1. Caro Andy Capp. Em nome da credibilidade do Pulpus (que é indispensável) é preciso esclarecer que o Jorge Araújo que treinou o fcporko nada tem a ver com o Jorge Araújo que foi dirigente do PCP. São duas pessoas diferentes com nomes iguais. Portanto toda a especulação sobre a mobilização de "árbitros comunistas" para os esquemas do fcporko carece de fundamento. Se se misturam denúncias falsas (mesmo que seja uma única) com notícias verdadeiras, o "Pulpus" dá o flanco.

    ResponderEliminar