ALGUNS TENTARAM DIVULGAR A VERDADE E FORAM SILENCIADOS.NÓS CHEGAMOS DISPOSTOS A DENUNCIAR, SEM MEDO,O NEPOTISMO,O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS, O MERCENARISMO E O TERRORISMO CORRUPTO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL A DESPORTIVA, NÃO TEM A CORAGEM DE ASSUMIR.

DIVULGA www.pulpuscorruptus.blogspot.com EM PROL DA VERDADE E COMBATE À CORRUPÇÃO!

E-Mail: pulpuscorruptus69@gmail.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

(A Saga Continua) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (183)


Ajudem-me!!! SOCORRO!!!!
Na passada 5ª feira 2 de Fevereirao, entravam no restaurante Horta dos Brunos em Lisboa, Joaquim Oliveira e o filho Rolando Oliveira. Os patrões da Olivedesportos sentaram-se para almoçar quando não eram 14 horas. Pouco depois enrava Bruno Carvalho, o presidente do Sporting acompanhado por um assessor. Cumprimentou Joaquim e Rolando Oliviera e sentou-se na mesa. “Têm que me ajudar”, suplicava Bruno Carvalho, “eles querem destruir-me”… A conversa entre o presidente leonino e o dono da Sport TV só era perceptível a espaços mas eram evidentes os repetidos pedidos de apoio de BC. Durante a refeição, ainda se ouviu falar de comissões e foram mencionados os nomes de Coates e de Gelson Martins que, recentemente, renovaram com o Sporting.
A Olivedesportos é  dona de 3% do capital da SAD do Sporting detendo mais de 2,1 milhões de acções o que legitima o pedido de ajuda do presidente.
Mais estranha é a insegurança demonstada pelo candidato à presidência do Sporting. O pedido de ajuda a JO parece não ser caso único. Segundo apurou o Correio Indiscreto, os apelos de BC têm-se multiplicado nos últimos tempos. Os destinatários são os mais diversos empresários da comunicação social, directores de jornais e sócios leoninos influentes.

Gestão à Moda do Bruno
Após o jogo com o Braga, Bruno de Carvalho entrou no balneário para dar um raspanete aos jogadores mas entrou com a namorada. O João Pereira estava a baixar os calções e mandou uma graçola, "Presidente, subo ou desço os calções?". Bruno de Carvalho no dia seguinte começou a negociá-lo. E vendeu-o!

O autocarro da equipa, no lugar da frente do autocarro, ao lado do Presidente vai a namorada? Não vai um dirigente, vai a namorada. Uma funcionária do clube do departamento de marketing. Alguém que nunca deveria estar no autocarro nem entrar no balneário. Pergunto-me o que será dela quando Bruno de Carvalho se for embora. Provavelmente despendem-na.

Agora vamos falar do que aconteceu no balneário em Chaves. Bruno de Carvalho entrou no balneário e foi mal educado. Chegando a usar a palavra "chulos". Ora foi neste momento que Bas Dost, que não está para este tipo de situações, chegou-se à frente e discutiu com o Presidente a centímetros de distância. Depois de Adrien ter-lhe pedido para o presidente sair do balneário e ele ter recusado, Bas Dost ameaçou-o colocá-lo  fora do balneário à força. Adrien e Octávio, prevendo que Bas Dost poderia perder a cabeça e partir para uma ação física, separou-os. E depois Adrien, como todos sabemos, tentou defender os jogadores. Adrien também pediu ao presidente para não ir no autocarro ao que ele obedeceu.

A Cortiça Portuguesa
«O Rui Pedro só está no FC Porto em virtude da empresa onde Alexandre Pinto da Costa era sócio.» Jorge Nuno Pinto da Costa, 12-12-2016

Retemos esta frase do presidente do FC Porto na sua entrevista ao JN. Sensivelmente 24 horas depois de um trabalho particularmente interessante da Mediapart ter sido publicado em França. Leituras aqui e aqui.

Descobrimos que Alexandre Pinto da Costa é um herói, o responsável pela presença de Rui Pedro no plantel do FC Porto. O ramo da cortiça é muito valioso em Portugal. Representa cerca de 0,7% das exportações do PIB. Mas desconhecia-se que a cortiça pudesse ter tamanha valia.

«Si le joueur Rui Pedro Silva participe à dix matchs, Alexandre touchera 100 000 euros. Cela peut singulièrement compliquer la tâche de l’entraîneur du club, qui cherche à préserver son poste. Doit-il engraisser la famille du président? Ou sélectionner la meilleure équipe possible?»

Diz portanto a investigação da Mediapart que Alexandre Pinto da Costa receberá 100 mil euros após 10 jogos que Rui Pedro fizer na equipa principal, levantando ainda suspeitas sobre se isso não irá interferir nas opções de Nuno Espírito Santo (algo que é grave). Não admira que Américo Amorim seja o homem mais rico de Portugal. Aparentemente, a cortiça sai mesmo cara.

Apenas uma outra frase, que nos leva para um tema mais abrangente: «Vamos aproveitar cada vez mais os que nascem cá em vez de jogadores da Nigeria, Malásia, Mali.» Jorge Nuno Pinto da Costa, 12-12-2016

Uma mudança de política que já tinha sido associada à entrada de Luís Gonçalves na estrutura. Curioso é que o FC Porto, que tem vários nigerianos ligados ao clube que implicaram investimentos recentes (Chidozie, Ezeh, Moses, Mikel, Musa - que nunca jogou pela B mas é muitas vezes chamado para treinar na A), assuma esta posição 24 horas depois de isto ter sido publicado.

Quando foi divulgado o mapa de intermediários da FPF, O Tribunal do Dragão assinalou a polivalência do empresário Edmund Chu, intermediário de Ezeh e Chidozie. «Curiosidade para a RAMP Management, que esteve envolvida na compra/renovação de Chidozie. Edmund Chu já tinha sido mencionado como intermediário de Chidozie. Confuso, até o próprio identificar-se nas redes sociais como sendo presidente... da RAMP. Ou seja, cobram comissão a empresa e o presidente.»

Agora a referida investigação conta que em 2012 o FC Porto assinou um contrato com a RAMP, que tinha como missão indicar jogadores ao FC Porto de Gana, Congo, África do Sul, Zâmbia e Nigéria. A RAMP fica com uma comissão de 18 mil euros, torna-se parte interessada de uma futura venda do jogador e até 2015 assume 25% do passe do atleta. Um exemplo comprovado já tinha sido o caso de Fidélis, agora no Portimonense, o clube que mais tem recebido/trocado nigerianos com o FC Porto. 

A investigação da Mediapart, feita com documentos através do Football Leaks (que muitos parecem preferir fingir que não existem a desmenti-los), diz que com o fim da partilha de passes com terceiros o FC Porto passou a remunerar melhor os intermediários: 75 mil euros por cada vez que um jogador fizer cinco jogos pela equipa B (por norma só são considerados jogos em que o jogador atue pelo menos 45 minutos) e o direito de ser agente do jogador no futuro.

Isto levanta questões. Lembram-se de Mbola? Integrou a equipa B em 2012, ano em que o suposto acordo com a RAMP foi assinado. É um jogador da Zâmbia, um dos países referidos no acordo de observação.

Mbola era um jogador sem qualidade. Basta recordar a sua estreia na equipa B: 5 minutos em campo e foi expulso. Desde então, tornou-se uma opção fantasmagórica na equipa B. Fez um jogo a titular em novembro, outro em dezembro, outro em março. Chegamos a maio e às duas últimas jornadas do campeonato. Mbola faz os dois jogos a titular e, com isso, chega aos 5 jogos como jogador do FC Porto, precisamente a quantidade referida pela Mediapart. Foi embora no final da época e nunca mais ouviram falar dele. Até onde sabemos, coincidências. Na proveniência do jogador, no número de jogos. Coincidências. Muitas. 

A Mediapart fala detalhadamente sobre Chidozie. Diz que o FC Porto pagou 500 mil euros ao Riverlande Youth Club e 75 mil euros de comissão «em nome próprio» a Edmund Chu. «Um montante superior aos 10% autorizados». Calculam então que cada jogador menor pode permitir um encaixe de 975 mil euros à RAMP. 

Porquê? São acusações gravíssimas que aparecem nesta investigação e que, perante qualquer ato de transparência, princípio ético e legalidade, só têm que ser desmentidas pelo FC Porto. A saber: «Na correspondência a que tivemos acesso, o agente Saif Rubie, descontente com a forma como o FC Porto tratou o jovem ganês Christian Atsu, ameaçou contar aos media a maneira como o clube se comporta de início ao fim, incluindo os acordos com a RAMP e todas as vantagens usufruídas pelo clube com os contratos assinados com jogadores africanos jovens vulneráveis». 

Passando depois a um caso já aqui conhecido, o de Generoso Correia, um negócio muito... generoso. Questionando ainda o envolvimento de D'Onofrio, que no último verão trouxe Depoitre e que segundo estas contas já faturou 10 milhões de euros em comissões com o FC Porto, com o Benfica também envolvido. Dinheiro esse que terá sido escondido em offshores, mas quanto a isso os adeptos do FC Porto só podem estar descansados. Afinal Pinto da Costa deixou claro que o FC Porto não opera em offshores e em paraísos fiscais. 

O presidente anunciou então o fim da aposta em jogadores de países como Nigéria, Malásia e Mali, para passar a privilegiar a aposta em portugueses. Fica por perceber uma questão: qual o balanço desta parceria com a RAMP que se desconhecia? Quem teve a ideia? Que assume os frutos/resultado desta parceria? Quando custou e quanto rendeu ao FC Porto?

Agora, segundo afirma Pinto da Costa, é passado. Mas se o preço da cortiça não baixar, não parece que vá servir de muito. 

O Artista do Dia
Dois comentários de sportinguistas sobre Bruno Carvalho:

Porque é que acham que o artista passava a vida a abrir e a fechar biscates? Quando deixou de haver crédito nas loiças de casa de banho virou-se para o soalho flutuante. E depois veio a crise diz ele. A crise e o Sporting. Não o deixem cair porque não dá para abrir e fechar clubes.

O artista do dia foi sempre um betinho teso com a mania das grandezas. E das empresas. Na altura das primeiras eleições um sócio cinquentenário contava-me que pouco tempo antes tinha aparecido na oficina dele com um descapotável antigo e que o dono da oficina percebeu logo que nem para a gasolina quanto mais para a manutenção. E a respectiva história para não pagar o arranjo…
Quando foi para levantar o carro e depois de uma voltinha para testar a mecânica a oficina ainda era responsável por alguns danos na pintura. Claro que já a levava estudada e pelos vistos já com a mania das indemnizações… E abstenho-me de relatar o desenlace na oficina. Quem tem carro sabe perfeitamente como é que costumam acabar este tipo de aventuras nas oficinas. E se recordo hoje esta história é só e como se costuma dizer, no mundo dos Homens poucos profissionais nos definem melhor que o nosso mecânico. No caso e como se comprova nunca passou de uma tentativa de chico esperto.

O Negócio com a Traffic
O Sporting assinou esta quinta-feira um acordo com a Traffic Sports, empresa que opera sobretudo nos mercados sul-americano, com especial incidência no brasileiro, e chinês, com vista à deteção de jovens talentos.

«Procuramos sempre os melhores parceiros para ter possibilidade e o acesso de trabalhar aquilo que é o mercado e conseguir os melhores jogadores. A Traffic é reconhecida como um parceiro de excelência nesse âmbito e vamos poder trabalhar com dois mercados interessantes, que são o brasileiro e o chinês», realçou Bruno de Carvalho, citado pelo site do clube de Alvalade.

Quem é o dono da Traffic?
O escândalo que abalou a Fifa na manhã desta quarta-feira tem três brasileiros envolvidos. O ex-presidente da CBF José Maria Marin é um dos sete executivos da entidade que foram presos na Suíça, mas não é o único acusado pela Justiça norte-americana no caso: os empresários J. Hawilla e José Lázaro Margulies também são citados.

O primeiro é mais conhecido do grande público. Hawilla é o dono da Traffic, renomada empresa de marketing esportivo brasileira. Na investigação conduzida pelo FBI, ele é um dos quatro que já se declararam culpados de acusações que incluem extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos.
No dia 12 de dezembro de 2014, segundo informa a justiça norte-americana, Hawilla se declarou culpado das acusações de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça e concordou em pagar multa de 151 milhões de dólares (mais de R$ 450 milhões), sendo que US$ 25 mi (R$ 66,2 mi na cotação da época) foram acertados no ato.
Cinco meses mais tarde, em 14 de maio de 2015, duas empresas do grupo Traffic, de Hawilla, a Traffic Sports USA Inc. e Traffic Sports International Inc. também se declararam culpadas da acusação de conspiração para fraude. São as únicas pessoas jurídicas citadas como acusadas no documento da justiça dos EUA.
Antes disso, em julho e outubro de 2013, Daryll e Daryan Warner, filhos do ex-presidente da Concacaf Jack Warner, já haviam admitido culpa - o segundo também pagou multa de 1,1 milhão de dólares. Em novembro de 2013, Charles Blazer, ex-secretário-geral da Concacaf e ex-representante dos EUA no Comitê Executivo da Fifa, se tornou o quarto investigado a se declarar culpado - seu pagamento foi superior a US$ 1,9 milhão.
Segundo o FBI, "todo o dinheiro pago pelos réus está sendo mantido em reserva para garantir sua disponibilidade para satisfazer qualquer ordem de restituição que entre na sentença, para o benefício de quaisquer pessoas ou entidades que se qualificam como vítimas de crimes dos réus sob a lei federal" norte-americana.

A Traffic é um Fundo
A Traffic é criadora e administradora de fundos de
sociedades de investimentos em direitos creditórios
derivados de contratos de jogadores profissionais de futebol,
participando diretamente na aquisição parcial ou total de
direitos econômicos sobre tais jogadores. Hoje, as
sociedades de investimento da Traffic possuem atletas nos
principais clubes do Brasil e também nas principais ligas do
mundo.

Em associação com agentes credenciados pela FIFA, a Traffic
administra a carreira de cerca de 60 jogadores, representando-
os em negociação de contratos, assessoria financeira, jurídica e
de exploração dos direitos de imagem.

“Borra de Café”
Nada como escrever após uma vitória do nosso Clube. E ter tempo de verificar que, infelizmente, após cada derrota, um número razoável de garotos instrumentalizados pelo Azevedo de Carvalho e pelo João Duarte da Young Network fazem horas extras no sentido de arranjar alvos para sacudir a responsabilidade das derrotas.
A culpa nunca é do Sporting, é sempre dos outros, sejam eles externos ou internos. 

Não somos profissionais, não criamos páginas para ter muitas visitas, não oferecemos nada em troca da nossa opinião livre.
Não acordamos cedo para escrever, não nos deitamos tarde depois de escrever. Temos vida própria, estamos todos bem empregados, com impostos em dia. Não precisamos de emprego, não vivemos agarrados a um tacho passageiro.
A nossa publicidade são os nossos leitores que a fazem. A boa e a má. No caso, temos recebido ultimamente um número de visitas acima da média, e como tal, terei de fazer alguns agradecimentos particulares.
Em primeiro lugar ao blog "Mister Borra do café", que nos deu uma mãozinha para hoje termos mais leitores que no passado recente. É um blog que não sigo, porque é sempre no mesmo sentido. O "lambebotismo".
Agradecimentos especiais, ainda ao "ciganito de Alvalade", que bem podia ser de Carnide ou do Pendão. Ao "capitão", ao Batista que nunca fez puto na vida, ao "Ricardo piu-piu", ao "Engomadinho", ao "Baguiça", ao "enfermeiro que em vez de curar feridas com álcool o ingere e perde a noção das figuras tristes que faz", e a todos os restantes meninos que fazem das redes sociais a sua "mulher".
Já agora aproveitem o tempo para saber quem serão os candidatos às próximas eleições. Vocês têm tempo e ainda recebem por isso. Sempre andavam mais entretidos, ao invés de jogarem no "euromilhões", cuja possibilidade de acerto é quase tão infima como a vossa inteligência.
Um abraço a todos, sincero, deste vosso amigo.
(No blogue verde “Dia do clube”, atacado e ameaçado pelos soldados da net a soldo do Azevedo de Carvalho, no blogue de um familiar do dito,  “Mister do Café”).

"TUDO O QUE DISSE SOBRE MARCO SILVA FOI-ME TRANSMITIDO PELA ADMINISTRAÇÃO"
Toda a gente sabia disto, mas agora é oficial, José Eduardo, mais conhecido por pasteleiro de serviço, tentou denegrir a imagem do então treinador do clube a mando do presidente do SCP!
E o cirurgião foi o outro peão de brega!
VERGONHOSO é pouco! Atitude miserável de quem não tem o mínimo de respeito por ninguém.
O meu clube foi em tempos um clube de princípios era isso que o diferenciava, agora tornou-se reles como todos os outros, miserável.
Mas aqueles que me atacavam na altura por dizer isto, hoje vão continuar a defender o indefensável, ou então enfiam a viola no saco e estão caladinhos como estão em relação às perguntas que repetidamente vou colocar até os cães de fila responderem.
Amanha jogamos para a taça de portugal, domingo para o campeonato frente ao Braga. Perder, empatar ou ganhar é indiferente para esta "nova exigência" no clube! JJ ficará pelo menos até fevereiro, até pode perder os jogos todos, o importante é fechar a janela de inverno com os bolsos bem recheados... e o camião de jogadores está a ser preparado... mais uns Melis, Petrovics, Baladas, Castagnos, Ruizes, desde que o talhante Aguiar dê carne a todos... estará tudo bem.
Gostava que houvesse algum sportinguista que me pudesse colocar aqui uma imagem de 1 (uma, apenas uma cartolina) dobrada e com fita cola no meio do campo, é que eram tantas e em tantas partes do campo e eu sinceramente não vi nenhuma da forma que BdC foi entregar aos jornalistas.
Se continuar sem haver imagens dessas, terei que resignar e aceitar o facto do presidente do SCP ser apenas e só um provocador, incendiário e aldrabão que inventa uma coisa destas para desviar as atenções do que realmente importa.

1º Quem está autorizado pela direcção para arranjar investidores que estejam interessados em investir 18M de euros na nossa SAD?
2º Quantos milhões de euros são necessários em 2026 para manter a maioria?
3º Quantos milhões de euros são necessários em 2026 para manter a maioria se o SCP for obrigado a aceitar a entrada do investidor com a condição de que este novo investidor não ver a sua participação diluída com o novo aumento de capital já previsto para a nossa SAD?
4º Se o SCP está numa situação financeira tão desafogada, com tantos milhões de lucro, com tanta vitalidade porque não é o próprio clube a entrar com os 18M necessários e aumentar assim a sua participação na SAD?

A Ditadura Brunista. Cala-te ou Apanhas!
Criticar o Carvalhismo tem valido aos mais diversos Sócios e Adeptos a maior perseguição que alguma vez existiu no Sporting. Nunca o Clube esteve tão dividido como agora, com os que adoram e idolatram de forma cega, e os outros, que não se identificam com a forma, tom, compadrios e outras ofertas de emprego para jovens que transitam de Fundações ou de empresas de Parquets para cargos na SAD ou outros no Clube. A sorte neste caso, não protegeu os audazes, mas sim os incapazes. E estes quatro anos de Carvalhismo têm provado isso mesmo. Os Sócios foram processados por ter opinião. Os Sócios foram citados e incitados à perseguição em Assembleias Gerais. Os Sócios foram apelidados de Ratos, Sombras, Híbridos, Escroques, Lambuças, Croquetes, entre tantos outros doces saídos da boca, imagine-se, do Presidente do Sporting Clube de Portugal. Com o aproximar das eleições, com o caos instalado, com o perder de forma constante processos em tribunal, perder dentro do campo, perder nas modalidade, perder, sistematicamente a perder, menos o Presidente e os funcionários, que vão sendo remunerados, aumentados e alguns até com retroativos. Coisa fina hoje em dia num país em crise. Mas há limites. Todos já vimos a nossa vida devassada. Todos já vimos fotos nossas em blogs, páginas nas redes sociais. Todos já vimos fotos das nossas famílias, de amigos por tantos espaços. Já assistimos inclusive a tentativas de difamação, argumentando que a pessoa X se relaciona com a pessoa Y, logo é um traidor, um malfeitor, e alguns destes até são antigos funcionários do Sporting ou da Young Network que saíram por não se identificarem com o estilo e o amadorismo residente. Agora são inimigos, pois claro. Mas volto ao “Há limites”. Ora todos conhecemos André Geraldes, um rapazola meio corcunda, que de Sporting sabe mais que os fundadores. Um iluminado que passou de Oficial de Ligação aos Adeptos para um cargo melhor, mais elitista, está agora responsável pelo Gabinete de Apoio ao futebol profissional. E que bem tem desempenhado essa função, a esposa de Brian Ruiz que o diga. Mas sobre Geraldes, que tem como camaradas de armas um conjunto de “gaiatos” com pouco pelo na venta, alguns antigos transportadores de bilhas de gaz e outros que até têm espaço de antena no nosso Canal de TV, tem por hábito “armar-se em espigadote”, esquecendo o cargo que ocupa, no Clube que lhe paga, na responsabilidade que deveria ter. Ora vejam bem esta troca de palavras entre um Sócio na rede social, nada que nos espante, mas questiono: Não deveria ser questionado André Geraldes sobre este comportamento? Tem condições para continuar a desempenhar as suas funções num Clube que tem presente valores e uma missão social e de educação tão vincada? Nem Rambo, nem Hercules, nem Belarmino, é mesmo o Geraldes a ser Brunete!

Nalgas e Jasus, o par perfeito!
Aproveitei o feriado para dar uma vista de olhos por alguns blogues assumidamente pró-Bruno Carvalho (ainda esta semana uma pessoa que trabalhou directamente para um tal de João Duarte confirmou-me aquilo que eu já sabia: que existem nesses e noutros blogues, como o nosso, vários assalariados indirectos do Carvalho a comentar) e 90% estão a fazer aquilo que já se previa depois do escândalo de Varsóvia: culpar Jesus e desculpar Bruno Carvalho. Não tenho qualquer dúvida que esta falta de solidariedade virá ao de cima caso a situação desportiva piore.

Bruno Carvalho, por incapacidade própria, falta de projecto/ideias e de equipa, entregou-se em Junho de 2015 a Jorge Jesus, que o salvou de ser logo corrido do Sporting, depois da forma vergonhosa como Marco Silva saiu. Jesus, como referiu publicamente, depressa percebeu o que Carvalho e a sua equipa (não) valiam e tomou 90% controlo do futebol do Sporting, desde a indicação do novo director desportivo a contratações e dispensas, passando até pela política de comunicação, numa clara deturpação do que deverá ser a hierarquia num clube. E Carvalho ainda se queixava de Marco Silva! Jorge Jesus só terá sido ultrapassado por Carvalho na surpreendente venda de Montero em Janeiro, que resultou da existência da tal “dupla almofada” ou “Champions de gestão” e que tanto nos prejudicou a época passada.

No segundo ano, Jesus apoiado por um bom fim de época, apesar de termos ganho "bola", perdeu qualquer respeito que ainda tivesse pelo Carvalho e dispensou e contratou quem quis (a única excepção foi Castaignos) com comissões milionárias à mistura (o caso Alan Ruiz é especialmente escandaloso) e ainda exigiu que Bruno lhe fizesse o mesmo que tinha feito em benefício próprio: a duplicação do seu vencimento base.

Hoje Bruno Carvalho sente-se completamente impotente. Por um lado, Jorge Jesus faz o que quer no futebol e não lhe passa cartão (ok não o proíbe de estar no banco), por outro, na relação com os adeptos, está cada vez mais refém de alguns membros das claques, aos quais vai pagando favores, nomeadamente pela oferta de centenas de bilhetes, muitos para revenda para benefício próprio, como aconteceu no jogo com o Real Madrid em casa e provavelmente neste jogo com o Benfica (pelas minhas contas ontem não foram disponibilizados nas nossas bilheteiras mais de 800 dos 3200 bilhetes que o Sporting tinha, o que é vergonhoso).

Para além disto ainda temos que aturar as constantes birras, ordinarices, faltas de desportivismo e respeito pelos adeptos que levaram Bruno Carvalho a, mais uma vez, virar as costas no fim do jogo a quem tanto se sacrificou para apoiar a nossa equipa. O que ele gosta mesmo é de voltas olímpicas e de se pôr à frente dos jogadores para receber os aplausos quando se ganha. Uma autêntica tristeza, agravada pelo facto de muitos darem como garantida a continuidade disto nos próximos anos!

P.S.: Ontem vi os últimos dez minutos do jogo do Gent na Turquia para ver se o Braga continuava na Liga Europa, o que seria importante na luta com os russos pelo tão importante 6º lugar no ranking da Uefa. A 5 minutos do fim, um jogador turco lesiona-se durante uma jogada perigosa dos belgas que estavam a tentar tudo para marcar o golo que lhe daria a qualificação. O belga que ia fazer um centro para a área optou para atirar a bola para fora para que o turco fosse rapidamente assistido, perante o desespero dos seus colegas e até do treinador. Nesse momento fiquei com a quase certeza que os belgas acabariam por vencer (ok contei também com o efeito Peseiro). O fair-play não só ainda existe, como até pode compensar. Infelizmente esta situação seria hoje quase impossível no futebol português, começando no nosso Clube que sempre esteve à frente neste capítulo.
(No Blogue “Camarote Leonino”)

Os Sócios Falsos
No dia 3 de Outubro de 2016 o departamento de comunicação do Sporting fez espalhar pela imprensa a informação de que tinha atingido o número de 150 000 sócios. Talvez por ser um número redondo e bastante significativo, esta informação foi acompanhada por uma fotografia da nova associada leonina acompanhada pelo presidente Bruno de Carvalho. No mesmo dia foi possível ler na página no Facebook do Sporting o seguinte post: “O Sporting CP acaba de atingir os 150 000 sócios! Obrigado, Leões!”

No jogo com o Real Madrid em 22 de Novembro, os sportinguistas foram informados através dos ecrãs gigantes do Estádio José Alvalade que o conhecido Eric Cantona era o sócio 150 000. Teve direito a imagens com declarações sobre a sua paixão e do seu filho pelo emblema leonino e recebeu uma placa comemorativa do acontecimento. Bruno de Carvalho fez-se fotografar ao lado do antigo jogador, enquanto dizia que “quero agradecer ao Eric por ser o sócio 150.000 o Sporting CP. É esta a dimensão do nosso Clube.”

Tudo isto é susceptível de parecer confuso, mas é profundamente desrespeitoso para quem, em determinado momento, foi considerada a sócia nº 150 000. Algum tempo depois, por se considerar que afinal não teria a notoriedade suficiente, foi substituída pelo “Eric”. Há ainda outra hipótese que consiste em tudo isto se resumir a uma grande falta de planeamento e que as coisas vão-se fazendo em cima do joelho.

Entretanto, foi largamente noticiado que Eric Cantona foi considerado como “Sócio de Mérito” do Sporting. Neste caso estaríamos perante uma outra problemática, pois ser “Sócio de Mérito” é uma distinção e não uma simples categoria como decorre da condição de sócio efectivo, auxiliar ou atleta. A secção III dos Estatutos do Sporting estabelece o contexto em que essa distinção pode ser atribuída. Sendo assim, temos de partir do princípio que se trata de uma informação errada, pois não se verificaram as condições estatutárias obrigatórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário