O Lagarto Ribeiro Cristóvão revela
“Jorge Jesus, de férias nos Estados Unidos enquanto não deita mãos ao trabalho está, no entanto, suficientemente tranquilo e confortável. É que o seu advogado, quando abandonou Alvalade, depois de ter confirmado o contrato entre o treinador e o Clube, era portador, além de dois cheques bem nutridos, de 36 garantias bancárias condizentes com os 36 meses a que corresponde a sua ligação à nova entidade patronal.” In Record.
(De acordo com Bruno de Carvalho foi o coração do JJ que o levou ao Sporting. RC revela aquilo que muito lagarto não quer aceitar como verdadeiro).
Testemunhos
1. “O compromisso do JJ com o Sporting, não foi ontem! Foi em 17 de Dezembro de 2014, num jantar na Malveira com o BC. O Vieira teve conhecimento do caso a 13 de Janeiro e não baixou o nível soube manter e até nas derrotas com Rio Ave, Paços de Ferreira, o jogo da treta em Alvalade e na Luz com o Porto, no final de cada jogo quem fez a palestra foi o Vieira e o Rui Costa, o Sr. JJ foi pura e simplesmente "calado" ou seja não falou aos jogadores, no próprio jogo de Guimarães no Marquês quis colar ao Vieira na passadeira e o Vieira sempre a atrasar o passo e não permitiu que a equipa técnica acompanhasse o JJ, e mesmo esses só souberam do compromisso do JJ com SCP no final do jogo de Guimarães.”
(N.R. Uma empregada de um restaurante do norte testemunhou na BTV que viu JJ a jantar com Bruno de Carvalho em Janeiro deste ano no mesmo dia em que o Benfica perdeu em Paços de Ferreira. Quando o jornalista lhe perguntou como sabia, respondeu, “Porque fui eu que os servi”).
2. “Confesso que me enganei relativamente ao JJ, já que me foi garantido que o LFV tinha conseguido dar-lhe a volta para ele não cumprir o acordo com o SCP em dezembro (já se percebe agora as fitas com o Marco Silva que começaram por essa altura, não é?). A verdade é que os números que o SCP pôs em cima da mesa são pornográficos (podem chegar ao 8 milhões de euros com prémios). Para além disso, há a garantia da construção de uma grande equipa (fala-se em cerca de 200 milhões de euros para investir em jogadores nos próximos 2 anos). Portanto, o homem foi-se...”
3. “Trabalho numa sala de mercado de capitais de uma grande instituição financeira portuguesa.Desde há cerca de 2/3 semanas que ouvimos rumores de um fundo de gestão de ativos Angolano ter estado em reuniões com um dos (nossos) concorrentes para que consiga entrar em Portugal para investir em futebol e em outras atividades, nomeadamente aquela onde me insiro. O montante a investir só para o futebol seria de cerca de 200M€, divididos por vários anos/épocas. Esse fundo tem um grupo de investidores do Gana, Guiné Equatorial e Angola dispostos a isso. Dinheiro 100% africano.
A ser verdade (apenas duvido do montante para o futebol), a isto chama-se “vender a alma ao diabo”. Lavagem pura e dura.”
JJ - Testemunho
Sei garantidamente, e posso provar, que o JJ recebe comissões dos jogadores que contrata e recebe para os pôr a jogar. Lembram-se do Emerson? Porquê a insistência naquele cepo, quando havia melhor? Lembram-se do Roberto? Lembram-se das oportunidades que o Kardec teve e o Nélson Oliveira não teve? Tem tudo a ver com isso. O Nélson Oliveira, Bernardo Silva, João Cancelo e outros da formação tiveram poucas oportunidades porque o JJ não recebia comissões com atletas vindos dos escalões jovens (não havia dinheiro envolvido na compra e os prémios de assinatura eram muitíssimo mais baixos do que os dos jogadores que vinham de fora).
Um grande amigo meu era funcionário do Belenenses quando o JJ lá esteve e ouviu uma conversa entre ele e o adjunto, onde literalmente estavam a fazer selecções de equipa com base naquilo que iriam receber.
Alguém próximo do Benfica (não vou dizer quem é, por respeito) é sócio de um familiar meu e às vezes vou ver jogos com eles. Essa pessoa disse à minha frente que o Bernardo Silva e João Cancelo estavam encostados, porque o JJ recebia mais pondo outros a jogar.
Mais: o Rony Lopes saiu ainda júnior porque o JJ também queria receber uma percentagem se ele assinasse um contrato profissional e queria receber para o integrar na equipa principal (?). Ainda deve haver mais histórias, mas isto é o que eu sei e que posso provar.
Ele foi desonesto, mas o que fez não é crime. Os jogadores em causa simplesmente doavam-lhe os prémios por presença e ele recebia um X do prémio de assinatura dos jogadores que recomendava contratar, em troca da titularidade. Recomendações essas que eram baseadas naquilo que ele podia ganhar e não propriamente na qualidade do jogador.
Isto é como aquelas situações em que o governo adjudica uma obra pública a uma empresa e depois vem-se a saber que essa empresa por acaso tem lá um familiar, um sócio ou um amigo de um ministro. Não é crime, mas é tremendamente desonesto.
As muitas negas (12) a JJ
À dúzia é mais barato!
Depois de Coentrão (“ri-me com a notícia, em Portugal apenas jogo no Benfica”), Maxi Pereira(“não!”), Cardozo (“não gosto de fazer auto-golos”), Markovic (“No”), Enzo (“não gosto de JJ”) eDanilo (FCPorto), JJ também tentou contratar Bruno Mendes de quem ouviu um rotundo não,tal como sucedeu com Lourenço Coelho, diretor-geral do Benfica, que foi contactado para exercer cargo semelhante em Alvalade.
Já Carlos Janela recusou o cargo de diretor-geral da SAD, alegando "impedimentos pessoais". José Luís, diretor desportivo do Belenenses, também não quis ir para Alvalade.
Em relação à prospeção de talentos, JJ quis igualmente levar para o Sporting o responsável pelo scouting europeu do Benfica José Boto que recusou o convite.
O observador Marco Pedroso renovou contrato com o Benfica para as próximas três temporadas e não seguiu JJ para o outro lado da 2ª Circular.
Pedroso integrava as equipas técnicas de Jorge Jesus desde os tempos do Belenenses e do SC Braga, era responsável pela análise e estatística do plantel, para o desenvolvimento individual dos jogadores nomeadamente para a atribuição de treinos específicos tendo sido crucial para a adaptação de jogadores como Matic ou Samaris.
O Sporting terá feito chegar uma proposta milionária ao brasileiro Evandro Mota, ex-motivador do Benfica que trabalhou com Jorge Jesus nas últimas três épocas. Segundo apurou o CM, o clube de Alvalade colocou na mesa 250 mil euros limpos por ano, mais um prémio de 500 mil euros pela conquista do campeonato. Na Luz ganhava 200 mil euros por ano. Contactada pelo CM, fonte oficial do Sporting não confirmou nem desmentiu o interesse em Evandro Mota.
O CM soube que, além de um diretor-geral e um diretor desportivo, Jesus equaciona ter um homem da sua confiança na comunicação do Sporting.
Os distúrbios no Marquês
Em entrevista A Bola, Nuno Rogeiro conta o que viu.
“Estava no local onde começaram os problemas, na confluência com a Fontes Pereira de Melo. Tudo começou com pessoas que nada tinham a ver com o Benfica, não tinham símbolos distintivos, que começaram a atirar petardos para uma barreira policial.
A dada altura começaram a atingir pessoas e sobretudo crianças; ouvi comentários alarves de quem atirava os petardos e que brincava com o facto das crianças estarem aterrorizadas.Nunca tinha visto algo assim numa concentração desportiva. Destruiram uma festa.
(As suspeitas recaem sobre os “Casuals” lagartos).
“Entrei nas Antas com 18 jogadores e fui a jogo com 17!”
Quem o diz é o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, que responde à polémica suscitada pelos portistas pelo facto de a equipa insular ter utilizado o centro de estágio dos encarnados no Seixal em vésperas do embate entre as duas equipas.
O líder do Marítimo lembra que em 2004/05 o brasileiro Leo Lima foi contratado pelos dragões antes de um desafio entre os dois conjuntos.
“Já treinei no estádio das Antas e entrei com 18 jogadores e sai com 17. Um deles (Leo Lima) ficou no estádio e o Marítimo foi a jogo com 17”.
Jornalista testemunha:
“Pediram (Marítimo) para treinar no Dragão onde chegaram com 18 jogadores. Porém, no fim do treino foram embora apenas 17 porque o Léo Lima ficou a fazer exames médicos e a assinar contrato, sendo apresentado dias depois (a 11 ou 12 de janeiro salvo erro). Sei desta história porque eu escrevi a notícia da contratação do Léo Lima nessa noite, logo após ter recebido uma chamada de um jogador dos insulares a dar-me conta do facto. Ainda estavam eles a sair do Dragão...”
Da Série “Portista Sem Palas” (6)
21/5 Porto-Penafiel
- O jogo é tão vergonhoso que até anteciparam para uma sexta-feira... deves ser para ninguém dar por ele...
- O jogo é tão vergonhoso que as duas equipas deviam entrar em campo de vermelho... não em homenagem aos bicampeões, mas de VERGONHA NA CARA... uma por ter perdido tudo e outra por ter descido(se bem que esta acaba por não ser nenhum escândalo... VERGONHA e ESCANDALOSO foi o percurso dos Luxuosos...
- O jogo é tão vergonhoso que deviam montar um palco para congratular todos os que contribuiram para isso... desde os broxistas bajuladores à banalidade espanhola e parolos paroquiais ... até aos rebanhos amestrados e pseuso-intelectuais jaguncitos dos blogs e imprensa sem um mínimo de cultura desportiva que só destilam ódio e não sabem reconhecer nunca mérito aos outros... ou seja, uns merdas como os outros, quando perdam são a mesma merda...
- Depois deviam dar um DVD com o resumo da época com os vários feitos e records aos ZERINHOS, levam para casa para mostrar aos filhos e netos, sempre que estiverem deprimidos:
AS FANTÁSTICAS VITÓRIAS HISTÓRICAS E INIMAGINÁVEIS COM O BATE,O
BILBAU E O BASILEIA
Mais os fabulosos empates para recordar para todo o sempre:
OS FANTÁSTICOS EMPATES AOS 89,93, E 87 CONTRA UMA EQUIPA DE
UM PAÍS EM GUERRA (Shaktar)
E por fim, um DVD educativo para os pais:
Se os filhos se comportem bem, mostram-lhes : O HOSPITAL ALEMÃO - 1ª MÃO
Se os filhos merecerem um castigo, mostram-lhes: O HOSPITAL ALEMÃO - 2ª MÃO
E com isto os ZERINHOS veriam reconhecidos tudo o que fizeram para que os objectivos desta época fossem alcançados...
- O jogo (Penafiel) é tão vergonhoso, que a banalidade espanhola não quis falar antes do jogo. Graças a Deus. Se me prometerem que o homem não falará nem antes nem depois dos jogos, com excepção de uma entrevista ao Porto Canal de 3 em 3 meses, a ir para o ar para aí às 3 da manhã, eu sou capaz de ter figado para aguentar e assistir ao mudo tresloucado no banco mais uma época... metam-me o Helton no pós-jogo e maluco por maluco, metam-me o "macaco" dos Super Dragões nas conferências de antevisão dos jogos... acho que até esse seria mais isento e lúcido...
- O jogo é tão vergonhoso, que até é contra o mesmo adversário na 1ª mão, jogo em que existiram uma série de lances polémicos em quase todos os golos do FC Porto... e que o "nosso" ex-Quintas na altura até teve medo de falar e o Presidente do Penafiel foi obrigado a falar uns dias depois, pela contestação dos seus adeptos ao verem o silêncio absurdo...
- O jogo é tão vergonhoso, que o Penafiel já desfeito ainda vem todo partido... ainda bem que a banalidade espanhola não falou antes, senão diria que era mais um adversário difícilimo...
- Para terminar a festa do JOGO DA VERGONHA, ainda faria um esforço para ver a 2ª parte, se soubesse que era o da despedida da besta quadrada, que conseguiu uma das épocas mais vergonhosas que me lembro, mas como nada disso se passará, não tenho figados para ver aquela cara mais nenhuma vez esta época...
- Aliás, hoje espero uns 10-0 com 7 golos do Jackson e o Lopetegui levado em ombros... só é pena que não seja até ao aeroporto... Mas os parolos paroquiais são assim...
Porto-Penafiel (2-0)
Como disse, não tive figados para ver o jogo, nem quis saber o resultado sequer, hoje recebo o JN e na primeira página nem sequer fazem referência ao jogo?!?!? Começo a folhear e bla, bla, bla, nada... aparece uma secção de desporto e... nada... estou a quase a chegar ao fim do jornal, para aí página 49... e começo a pensar... tu queres ver que o jogo não se realizou?!? E eis que no fim lá aparece o resultado... 2-0... golos aos 82 e 92... PERFEITO!!! O retrato perfeito da época.
Dizem que houve muito silêncio e tarjas de protesto, como se eles não fossem cúmplices do que aconteceu, e do bajulamento que fizeram perante vitórias rascas, humilhões e discursos pífios, incendiários e comportamentos indignos para um clube como o FC Porto...
Só de lembrar que treinador BICAMPEÕES, que lideraram várias jornadas e saíram com títulos ou deixando em aberto e com hipóteses de as conquistar... com adversários super reforçados... e alguns possuindo planteis de qualidade discutível... só de lembrar a vida negra que fizeram a esses treinadores... provocando que uns, tivessem que emigrar para ter sossego, a sua família e outros obrigados a desistir por um clima intimidatório, violento e protestativo em pleno Dragão e ainda não tínhamos chegado ao Natal, dá-me uns vómitos desgraçados... e mais vómitos desgraçados me dá ao saber, que quando se constrói um plantel de luxo, dando todas as condições pedidas, que criou tanto ilusão, com os adversários desmantelados e mesmo assim PERDE TUDO... é queNEM A UMA FINAL FOI, o que ainda é mais grave, refugiando-se sempre numa participção com marretas na LC e uma sorte absurda quer no sorteio, quer no momento de forma dos adversários, e mesmo assim saindo humilhado perante um hospital alemão todo cagado, a mesma forma como entrou para o jogo do título na Luz, e perante isto vai continuar?!?... como recompensa da mediocridade e para mais sabendo que é um jaguncito mal educado, arrogante, que não sabe perder... sem cultura desportiva nenhuma e um tresloucado no banco, dá-me uma volta aos intestinos que nem digo nada...
Mas tão mau do que isto é ver os Broxistas do OJOGO... e comparar com as capas que faziam e os editoriais e artigos de opinião do ano passado e anteriores... que já aqui fiz referência a alguns... uma combalhota monumental... eram exigentes quando se tinha plantéis de qualidade discutível e adversários poderosíssimos, mais uma série de acontecimentos absurdos como erros infantis e constantes e quase sempre fatais, como na última época, e quando nas provas europeias se tinham At.Madrids e Zenits como adversários, e a infelicidade que tivemos nesses jogos... mas agora tudo serve para desculpar quando se possuía condições ímpares e sem rival a nível nacional... e nada se exige... já vi putas mais difíceis e menos baratas...
E como digo há muito, o que me custa é ver um besta daquelas a ter outra oportunidade... quando outras com outra dignidade e carácter não tiveram... e o "pior" é que eu acho que poderá ter sucesso, pois como digo há muito, o plantel do FC Porto vai continuar a ser o melhor de Portugal... e o Jesus não faz milagres todos os anos... e nem saberemos se vai pregar para outra freguesia... pois mesmo que o piloto de um Ferrari seja um tresloucado é sempre um Ferrari, espetar-se em todas as curvas é que já não é muito admissível, mas o FC Porto acha que sim...
Mas digo já, vai-me custar fazer das vitórias daquela besta, vitórias minhas... vitórias do meu FC Porto... não me revejo em nada naquela besta... ela representa tudo o que detesto no futebol e até na vida e no carácter das pessoas...
O fim de uma época e o início da próxima costuma ser sempre o momento de renovação de esperanças e ilusões, mas para mim este ano é só a continuação do pesadelo...
João Capela e Marco Ferreira, dois árbitros sportinguistas (Em “Influência arbitral”)
Lopetegui critica o arbitro João Capela antes deste sequer dirigir o jogo, Benfica-Gil Vicente!
Logo o arbitro que mais penaltis concedeu ao F.C. Porto nos últimos 7 campeonatos.
Realmente está tudo louco, ... É O DESESPERO TOTAL!!!
Efetuar críticas ao arbitro antes do jogo se realizar, não lembra a ninguém. Só pode acontecer numa desenvergonhada tentativa para condicionar a arbitragem no próximo jogo ou numa situação de desespero total.
Será que o Lopetegui sabe que esta a duvidar da honestidade do João Capela, que foi o árbitro que assinalou mais grandes penalidades a favor do F.C. Porto nas últimas épocas. Todos os adeptos querem acreditar que esse elevado nº de penaltis a favor do F.C.Porto nos jogos dirigidos pelo João Capela, apenas aconteceu por mera coincidência, que não é nada que os dirigentes do F.C. Porto já davam como garantido a sua ocorrência.
Nos 13 jogos dirigidos pelo João Capela em 7 campeonatos, o F.C. Porto não conseguiu vencer 5 desses jogos, mas os responsáveis do clube sabem que se os jogadores do F.C.Porto tivessem cumprido com a sua obrigação de transformar os penaltis a favor em golos o resultado final não teriam sido os seguintes no:
Académica 1 - F.C. Porto 2, Falcao falha o penalti aos 94 minutos (época 2009/10).
Olhanense 0 - F.C. Porto 0, Hulk falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 4 minutos (2011/12).
Marítimo 1 - F.C. Porto 1, Jackson falha o penalti que podia permitir o golo da vitória aos 83 minutos (2012/13).
Nacional 2 - F.C. Porto 1, Quaresma falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 59 minutos (2013/14).
Académica 1 - F.C. Porto 0, Danilo falha o penalti que podia permitir o golo do empate aos 84 minutos (2013/14).
Além destes 5 penaltis, o João Capela já assinalou aos 49 minutos da 1ª jornada da época 2013/14, um penalti a favor do F.C. Porto que permitiu o golo do empate e na seguência da conversão desse penalti ocorreu um arrufo entre o Josué e o Kieseck, tendo sido o guardião Setubalense expulso.
O F.C.Porto aproveitou essa superioridade númerica para fazer mais 2 golos e vencer o jogo.
Domingos, treinador do Setúval e adepto portista disse o seguinte depois desse jogo:
“O papel do árbitro foi desbloquear o jogo. Aquele penalti se fosse na área contrário seria assinalado? É um penalti típico em Portugal sacado pelo Danilo, Depois o corpo do Jackson está perfeitamente visível para o fiscal de linha mas ele vê ainda melhor o pé do François. Dou-lhe os parabéns, porque consegue ver o pé do François a colocar o Jackson em jogo”.
De resto dos 13 jogos que dirigiu o F.C. Porto ganhou 8 desses jogos e como demonstra o nº de penaltis a favor do F.C.Porto que já assinalou.
Para que conste nos 11 jogos do Benfica que João Capela dirigiu apenas assinalou 2 penaltis a favor do Benfica, alguém acredita que o rendimento médio do Benfica e do F.C. Porto nas últimos 7 campeonatos tem sido tão diferentes para que o F.C. Porto possa ter beneficiado de mais 5 penaltis que o Benfica com este arbitro?
Lopetegui está a lançar uma suspeição em relação a este árbitro, a não ser que ele saiba de algo ilícito que possa ter influenciado o João Capela a ser o árbitro que mais penaltis a favor do F.C. Porto assinala no campeonato português.
Somente tendo a certeza que o arbitro se desponibiliza a defender os seus interesses cegamente é que um responsável de uma equipa seria capaz de ofender publicamente a honra de um arbitro, agravado neste caso demonstrar tamanha ingratidão para com o arbitro que mais penaltis a seu favor marcou em 7 épocas.
Seguramente em defesa da sua honra este e todos os árbitros nunca deveriam permitir qualquer tipo de promiscuidade/proximidade com elementos que demonstram tal desrespeito pela sua profissão e pelo espirito desportivo.
Nas últimas 7 épocas, João Capela com 7 penaltis assinalados em 13 jogos, foi o árbitro que concedeu mais grandes penalidades favoráveis ao F.C. Porto. O F.C. Porto somente não obteve melhor rendimento pontual com este arbitro por incompetência dos seus marcadores das grandes penalidades, que acabaram por desperdiçar 5 grandes penalidades.
O 2º arbitro com mais penaltis favoráveis ao F.C. Porto, foi o Pedro Proença, que assinalou 6 em 11 jogos. Tão favorável foram as arbitragens do Pedro Proença que acabou por não assinalar nenhum penalti contra o F.C. Porto nos últimos 7 campeonatos.
O 3º arbitro com mais penaltis favoráveis ao F.C. Porto, foi o Hugo Miguel, que assinalou 6 em 11 jogos. Este arbitro não assinalou nenhum penalti contra o F.C.Porto. O F.C. Porto conquistou 100% dos pontos em disputa nesses 11 jogos. Conquistar 33 pontos em 33 possíveis, melhor é impossível!
Segue-se o Marco Ferreira, no grupo dos árbitros que assinalaram penaltis favoráveis ao F.C. Porto e nenhum desfavorável. Com este árbitro, o clube que conquistou uma maior % de pontos disputados nas últimas 7 épocas foi o F.C. Porto, com 87% dos pontos arrecadados. Nos únicos 2 jogos dirigidos por Marco Ferreira que o F.C. Porto não conseguiu ganhar, ao menos pode-se dizer que o Marco Ferreira fez o que era possível da sua parte parte para que o F.C.P. obtivesse um melhor rendimento, ao assinalar 1 penalti favorável ao F.C. Porto em cada um desses 2 jogos.
Se o F.C. Porto não obteve 100% dos pontos disputados nos jogos dirigidos pelo Marco Ferreira, foi porque os elementos do clube não demonstraram competência suficiente para aproveitar o penalti a favor para ganhar esses jogos. Justiça seja feita ao Lopetegui, ao menos ele não considera que Marco Ferreira mereça ser discutido antes de sequer ter errado no próximo jogo, Setúbal-F.C. Porto. Parece que para o jornal oficial do F.C. Porto, o Marco Ferreira ao menos só será capa de jornal após o jogo, tal como aconteceu no Braga-Benfica, jogo em que ocorreu a pior nota da época para um árbitro. (Será que Lopetegui foi beneficiado com os erros desse jogo?).
Pode fazer o favor de provar que JJ recebia comissões? O assessor de comunicação que o JJ quer é o mesmo que trabalhava com ele no Benfica?
ResponderEliminarA fama do JJ sobre essa questão já vem de muito longe, muito antes do Benfica e do Belenenses. Há muita gente que sabe, muitos jornalistas.
ResponderEliminarAs provas em Portugal são impossíveis de obter, nem que o próprio confessasse, se nem as centenas de horas de escutas foram consideradas provas válidas.
O autor diz que pode provar...
ResponderEliminar