ALGUNS TENTARAM DIVULGAR A VERDADE E FORAM SILENCIADOS.NÓS CHEGAMOS DISPOSTOS A DENUNCIAR, SEM MEDO,O NEPOTISMO,O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS, O MERCENARISMO E O TERRORISMO CORRUPTO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL A DESPORTIVA, NÃO TEM A CORAGEM DE ASSUMIR.

DIVULGA www.pulpuscorruptus.blogspot.com EM PROL DA VERDADE E COMBATE À CORRUPÇÃO!

E-Mail: pulpuscorruptus69@gmail.com

terça-feira, 15 de outubro de 2013

(A "História" Continua) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (100


“AQUELES QUE NÃO SE LEMBRAM DO PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LO”
George Santayana

A História da Corrupção Andrade (4)


2006
Janeiro, 2
Luís Filipe Vieira é agredido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por um indivíduo, natural de Mirandela, chamado Vítor Dinis, e amigo de Moretto.

“Luís Filipe Vieira foi agredido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por um indivíduo, natural de Mirandela, chamado Vítor Dinis, que se identificou como amigo de Moretto e dirigente da Portuguesa dos Desportos. O presidente do Benfica estava na sala de embarque com o guardião brasileiro erespectiva família quando começou a ser provocado por Vítor Dinis, que embarcava no mesmo voo com destino a Lisboa. Os ânimos exaltaram-se eVieira chegou mesmo a ser empurrado contra um vidro, valendo a pronta intervenção dos outros passageiros para serenar os ânimos. Tudo isto perante o olhar incrédulo de Moretto, que nem queria acreditar no que se estava a passar e também foi forçado a acalmar os intervenientes.

Os ânimos exaltados na sala de embarque culminaram com ameaças quer ao presidente encarnado quer ao próprio guarda-redes. "Podes assinar pelo Benfica mas nunca lá irás jogar", afirmou por diversas vezes o suposto amigo do guarda-redes, que relatou que o jogador lhe tinha confessado que ia para o FC Porto. "Quando ele chegou ao Brasil para as férias de Natal disse-me que tinha chegado a acordo verbal com o FC Porto. O Benfica é que se atravessou no caminho. Eu tirei-o da fome quando ele foi para Portugal", garantiu Dinis que, no entanto, recusou qualquer ligação ao clube portista, apesar das críticas persistentes ao modo como os encarnados chegaram a acordo com o atleta.

Após a confusão, Vieira entrou rapidamente no avião acompanhado por Moretto. A tripulação, ao assistir ao sucedido, tentou garantir que a cena não se repetisse no voo, já que, tal como Vieira e Moretto, também Vítor Dinis viajava em classe executiva, ou seja, separados por escassos metros.

Janeiro, 29
Adeptos vandalizam carro de Adriaanse. Co Adriaanse esteve em apuros quando regressou ao Olival para ir buscar o carro depois do empate com o Rio Ave. Os adeptos portistas, descontentes com o resultado e a exibição, partiram os vidros da viatura do técnico holandês, quando este estava lá dentro e pronto para deixar o local. Ainda no estádio, Co Adriaanse, que assistiu à partida num camarote ao lado de Pinto da Costa e Antero Henrique, sentiu a hostilização de uma parte dos simpatizantes do FC Porto, que o apuparam. "Deram-lhe socos e chutos no carro, foi um choque para ele", disse o amigo Willem Zeijlmans.

No jogo Rio Ave-FCPorto dirigido por Duarte Gomes, existe um fora-de-jogo mal assinalado a um avançado Vilacondense numa jogada em que se isolaria.

Janeiro, 31
O Ministério Público acusa 27 arguidos no processo de Gondomar, incluindo Valentim Loureiro, José Oliveira e Pinto de Sousa, extraindo 81 certidões que são remetidas a diversas comarcas.
Fevereiro, 9
Em causa o "Ouro para os árbitros" - Valentim Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Gondomar e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o antigo presidente do Gondomar Sport Clube (GSC), José Luís Oliveira, e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (CA), Pinto de Sousa, são os principais visados na acusação do processo «Apito Dourado».

Fevereiro, 11
O Belenenses defronta o FCPorto e perde por 2-0, numa partida em que a turma do Restelo mostra uma gritante falta de atitude e Marco Aurélio começa curiosamente no banco, dando o lugar a um guarda-redes que não jogava há 5 anosRolando, com contrato já assinado pelo FCPorto, está particularmente mal nos 2 golos de Adriano.
Em Leiria havia sucedido algo parecido, com a equipa local a receber os portistas e a jogar de modo apático, numa partida em que Maciel não jogou. Suspeita-se de arranjos entre FCPorto, Belenenses, Nacional e União de Leiria.

Fevereiro, 13
Suspeitas em torno da arbitragem de Paulo Paraty no Marítimo-Vitória de Guimarães. O presidente do Maritimo recebe um telefonema antes da partida onde lhe dizem que Paraty vai actuar condicionar os insulares para a próxima jornada, fruto do embate ser com o FCPorto. Os receios do presidente maritimista surgem no jornal A Bola. O árbitro da partida acaba mesmo por contemporizar com alguns jogadores e demonstrar excesso de zelo para com outros. Do lado dos insulares, Mitchell van der Gaag e Marcinho acabam expulsos, o primeiro porque protesta uma falta evidente que daria a expulsão de Vítor Moreno. O Marítimo defronta o FCPorto na jornada seguinte enquanto que Vitória de Guimarães tem embate agendado com o Benfica. Volta à baila a expulsão exagerada de N'Doye por intermédio de António Costa, naquilo que parece um padrão da Liga 2005/06, afastar jogadores dos embates contra o FCPorto.


"Carlos Pereira diz ter sido prevenido para irregularidades na arbitragem de Paraty

O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, aponta o dedo à actuação de Paulo Paraty e vai mais longe acusando mesmo de haver outra pessoa envolvida na actuação da equipa de arbitragem liderada pelo «juiz» do Porto e que levou à expulsão de dois jogadores insulares.  «Espero que esta actuação não tenha sido premeditada face à denúncia ontem feita em que alguém teria sido contactado para esta arbitragem. A ser verdade deixa-me preocupado, a não ser verdade deixa-me preocupado de igual modo, porque a arbitragem não foi boa. O que sei é que um colaborador meu foi contactado no sentido de estarmos prevenidos para esta actuação», revela o líder dos insulares. E prossegue: «Isso leva-me a pensar que ou está alguém a mais neste trabalho ou então todo esse contacto, a ser verdade, perturbou em muito a equipa de arbitragem.»

Fevereiro, 14
À 22.ª jornada a contabilidade de jogadores que não puderam dar o contributo ante o FCPorto é como se segue;
 jornada (Guimarães 0-2 Naval) - Fernando é expulso aos 72 minutos por acumulação de amarelos, assim como China aos 83’ e Lito aos 76’;
 jornada (Rio Ave 3-1 Guimarães) - Mozer é expulso aos 90 minutos por acumulação de amarelos;
 jornada (Guimarães 0-2 Braga) - David é expulso aos 70 minutos por acumulação de amarelos;
11ª jornada (Guimarães 2-0 Gil Vicente) – Gouveia vê vermelho directo aos  17 minutos;
13ª jornada (Guimarães 0-3 Leiria) - Tixier expulso por acumulação de amarelos aos 92 minutos;
14ª jornada (Penafiel 0-1 Guimarães) – N’Doye expulso aos 80’ por acumulação de amarelos;
15ª Jornada (Boavista – Guimarães) – Dragonner vê 5º amarelo;
19ª Jornada (Guimarães 1-1 Rio Ave) - Anic é expulso aos 49’ por acumulação de amarelos;
22ª Jornada (Maritimo 0-1 Guimarães) - Marcio aos 80’ e Mitchel aos 89’ são expulsos com vermelho directo.
No campo das estatísticas, das 58 expulsões na Liga, 21% (11) haviam sido expulsos no jogo antes do confronto com o FCPorto, isto sem contar as «lesões» estranhíssimas de jogadores emprestados.

O Sporting é favorecido em várias partidas, depois de críticas movidas à arbitragem. O Benfica - em desvantagem pontual - vê campanhas serem movidas contra Moretto e Koeman, ao mesmo tempo que se desvalorizam mediaticamente as queixas encarnadas em matéria de arbitragens.

Fevereiro, 15
João Rocha dá uma entrevista ao jornal Record, critica o 'Projecto Roquette' e denuncia acordos pecaminosos entre FCPorto e Sporting, de modo a que ambos pudessem garantir sempre o acesso à Champions.

Fevereiro, 18
«Nove árbitros de primeira categoria, os presidentes do Futebol Clube do Porto e do Boavista e diversos membros da Federação e da Liga de Clubes vão ser investigados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) do Ministério Público (MP), por suspeitas de conluio na adulteração da classificação dos árbitros. O despacho que extraiu as certidões do processo “Apito Dourado” para aquele departamento do Ministério Público já foi enviado para alguns dos arguidos e dá conta de que será naquela comarca que se procederá à “megainvestigação” sobre a alegada fraude nas classificações dos árbitros, com directos reflexos nas classificações dos clubes.» - Jornal Público.

Fevereiro, 27
A Comunicação Social critica a arbitragem de João Ferreira no Clássico, alegando que o FCPorto se poderá queixar da sua actuação, quando o maior erro do árbitro é num lance em que não sanciona grande penalidade numa falta clara de Lucho sobre Petit, que poderia dar o 2-0. O árbitro havia sido curiosamente nomeado depois de na semana passada ter feito uma péssima arbitragem num jogo da II Liga, de tal modo que teve de ser escoltado pela PSP. Diz-se que a nomeação se deve ao registo do árbitro nos Clássicos ser favorável ao FCPorto.

José Veiga expõe publicamente uma reunião entre a Comissão de Arbitragem, Pinto da Costa e Valentim Loureiro em semana de «clássico». O dirigente do Benfica assume que já sabia desde a semana passada da reunião entre Pinto da Costa e o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga - Luís Guilherme, mas optara por não falar em jornada de «clássico». Finda a partida, José Veiga diz que a situação é «lamentável».

«É lamentável. Ao longo da época podem receber um clube, penso que poderia ter recebido em qualquer outra altura, menos numa semana em que antecede o Benfica-F.C. Porto.

E prossegue: «O que é mais grave é a reunião ter sido apadrinhada pelo presidente da Liga Valentim Loureiro, que sempre apregoou a independências nos Órgãos da Liga pelo que não deixa de ser estranho ele ter acompanhado o presidente do F.C. Porto na reunião», lamentou Veiga em declarações à Renascença.

«Já sabíamos desta notícia, do que se tinha passado e dos contornos desta reunião desde terça-feira à noite. Podíamos ter denunciado, mas não o fizemos para não perturbar o ambiente do jogo e também porque somos diferentes», refere José Veiga que deixa o aviso:

«Esperamos que a Comissão de Arbitragem não repita situações destas para o bem do futebol. Faltam dez jornadas, vamos estar atentos, porque situações destas não podem acontecer, tanto por parte da Comissão de Arbitragem como do presidente da Liga, Valentim Loureiro.»

O director-geral do Benfica SAD aproveitou a ocasião para falar do jogo de ontem e elogiar ao árbitro João Ferreira, apesar de não ter assinalada uma grande penalidade a favor dos «encarnados».

«É óbvio que as pessoas viram que houve um penalty [no lance entre Petit e Lucho Gonzalez]. Mas antes do jogo tive o cuidado de dizer que o senhor João Ferreira era um bom árbitro, dos melhores, e vou manter aquilo que eu disse.»

E iliba o juiz de qualquer responsabilidade: «Errar qualquer um pode errar, penso que o senhor João Ferreira não marcou penalty foi porque não viu. Prefiro ganhar desta forma porque assim os nossos adversários não tiveram razão de queixa e reconheceram a vitória do Benfica como merecida.»

Quanto ao facto de Pinto da Costa ter sido impedido de passar pelo túnel e ir ao relvado, Veiga esclarece, afirmando, que apenas foram cumpridos os regulamentos:

«O delegado da Liga só tem que cumprir os regulamentos. Na ficha de jogo que eu saiba o presidente do F.C. Porto não consta. Como tal não tinha que estar no relvado. Os regulamentos são esses temos que os respeitar.»

O Gil Vicente decreta «black-out» até 12 de Março, depois de uma má arbitragem de Duarte Gomes no jogo de sexta-feira com o Boavista (derrota por 1-0), da qual a direcção dos gilistas alega «dualidade de critérios». Em comunicado, o Gil Vicente diz ter sido «prejudicado em inúmeras situações», destacando-se «a não marcação de duas grandes penalidades claras».

Guilherme Aguiar no programa 'O Dia Seguinte' e também outros portistas pedem veementemente um processo sumaríssimo a Léo, jogador do Benfica.

Março, 4
José Veiga critica a arbitragem do árbitro internacional Paulo Costa no Estrela da Amadora-Benfica, partida em que os encarnados vencem por 2-1, fruto de um golo genial do Micolli mesmo ao cair do pano. Seguir-se-á a resposta de Luís Guilherme, dizendo que a «Comissão de Arbitragem não recebe lições de ética do sr. José Veiga». Na partida em questão vários ataques encarnados são anulados por pretensos foras-de-jogo inexistentes, e a equipa de arbitragem contemporiza ainda com entradas mais duras dos adversários, como é exemplo a de Paulo Machado sobre Petit - arrepiante, que passou sem sanção disciplinar, e à qual a RTP não dá qualquer destaque.

Março, 7
O Benfica convidou alguns presidentes de clubes a acompanhar a equipa a Liverpool e o convite foi dirigido também a Valentim Loureiro, mas o presidente da Liga não seguiu viagem. Luis Filipe Vieira diz que «o Major foi logicamente convidado, mas entendeu não vir. Parece que exigia um pedido de desculpas de José Veiga, mas há aqui qualquer coisa que está mal em tudo isto». Em causa estava a polémica entre José Veiga e Valentim Loureiro, surgida depois de o dirigente do Benfica ter denunciado um encontro entre o presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa, e o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Luís Guilherme, no qual o presidente da Liga também teria estado presente. Valentim Loureiro exigira um pedido de desculpas de Veiga. «Nem o José Veiga, nem o Benfica, nem o seu presidente têm de pedir desculpas a ninguém. Pelo contrário. O presidente da Liga sabe que nessa altura devia ter pedido desculpa ao Benfica. Se havia uma situação assim tão grave deviam ter apresentado o caso à Judiciária. E a pessoa que foi apresentar o caso à Judiciária, o presidente do F.C. Porto, até conhece bem o caminho».

VALENTIM LOUREIRO MUITO CRITICADO 

Vieira: «Estão a brincar connosco. Tenham vergonha!»

A partida do Benfica para Inglaterra fica marcada pelas polémicas declarações de Luís Filipe Vieira, visando directamente Valentim Loureiro. O presidente da Liga de Clubes foi convidado para assistir ao jogo da Liga dos Campeões mas terá exigido um pedido formal de desculpas do presidente do Benfica e de José Veiga, o que não aconteceu.

No aeroporto de Lisboa, Vieira contra-atacou: "O que esse senhor, o presidente da Liga, disse foi que casualmente, até estava num sinal luminoso e, até teve o azar, passou o senhor Pinto da Costa e deu-lhe boleia até à Liga. Está a chamar-nos estúpidos ou quê? Estão a brincar connosco. Tenham vergonha!."

Além de Valentim Loureiro, Vieira também não poupou Pinto da Costa e Luís Guilherme.

"Se havia uma situação tão grave, deveriam ter apresentado queixa na Judiciária. E a pessoa em causa, o presidente do FC Porto até conhece bem esse caminho. Essa reunião até já deu alguns resultados. Basta ver o que é que se passou na Reboleira", prosseguiu.

Sobre Luís Guilherme disse: "Como presidente do Benfica nem lhe admito que ponha em dúvida o que quer que seja em relação ao Benfica. Também gostaria que ele esclarecesse, de uma vez por todas, quem é que o convidou para ser o presidente da Comissão de Arbitragem."

Março, 12
O Benfica empata na Luz contra a Naval (0-0). O árbitro da partida é Carlos Xistra, que deixa por assinalar um penálti claro a favor do Benfica, num derrube de Carlitos a Léo, aos 80', na área da Naval. A imprensa opta por sobrevalorizar os golos falhados pelos encarnados, relegando para 2.º plano os erros de arbitragema, apesar de haver unanimidade nesse lance. O Benfica diz irremediavelmente adeus ao título, na medida que fica agora a 7 pontos do FCPorto. Em aberto mantém-se ainda a luta pelo 2.º lugar - embora com hipóteses também remotas, que permita o acesso à Champions.

Março, 13
O director-geral do Benfica José Veiga vem a público tecer duras críticas às actuações dos árbitros dos últimos jogos e lembrar que os benfiquistas têm sido prejudicados desde a reunião secreta entre o presidente da Comissão de Arbitragem - Luís Guilherme e Pinto da Costa.

«Tudo mudou desde a famosa reunião secreta» (José Veiga)

O director-geral do Benfica veio hoje a público tecer duras críticas às actuações dos árbitros dos últimos jogos e lembrar que os campeões nacionais têm sido alegadamente prejudicados desde a reunião secreta entre o presidente da comissão de arbitragem, Luís Guilherme, e Pinto da Costa (FC Porto).

“Tudo mudou desde a famosa reunião secreta, que nós denunciámos a devido tempo. Os árbitros têm penalizado o Benfica ao não expulsarem quando o devem fazer e não têm marcado grandes penalidades. Disto só podemos tirar uma conclusão que a dita reunião parece estar a condicionar e a perturbar os árbitros nos nossos jogos», afirmou inicialmente José Veiga, à Renascença.

O director-geral do Benfica destaca o facto das actuações dos árbitros terem alegadamente mudado após essa reunião: «Se analisarmos depois dessa dita reunião o jogo com o Estrela da Amadora, o Benfica só ganhou por milagre. Existiram oito foras-de-jogo, onde seis foram mal assinalados e sempre contra o Benfica. No jogo da Naval existiu também uma péssima arbitragem.»

Relativamente à posição do Benfica sobre Luís Guilherme, José Veiga espera por mudanças no final da temporada: «Vamos ter de levar com ele até ao final da época e depois vamos ver se merece a confiança dos clubes. Penso que não somos os únicos que temos reservas ao trabalho desse senhor, que tem sido péssimo. Quando diz que todos os clubes são tratados de forma igual ele mente descaradamente. Até ao dia de hoje o único clube recebido em 24 horas toda a gente sabe quem foi, enquanto outros esperam meses».


Março, 15
Benfica é eliminado nos quartos-de-final da Taça de Portugal na Luz, contra o Vitória de Guimarães, e com razões de queixa da arbitragem de Jorge Sousa. O árbitro da AFPorto mostra-se condescendente com a demora dos atletas do Guimarães em colocarem a bola em jogo, perdoa o vermelho a Moreno (35) e ainda valida um golo irregular por acção de Flávio Meireles que que acaba por influenciar o resultado e ditar o afastamento do Benfica da Taça de Portugal.

Março, 19
Chegado da China, a CS interroga LFV quanto aos erros de arbitragem. «A crítica apontou erros de arbitragem nos dois últimos jogos do Benfica. Uma vez que já mostrou alguma preocupação com o tema, como analisa esses erros?» LFV - «O que disse há pouco tempo é que desde o jogo com a Naval, na primeira volta, se passaram muitas coisas estranhas. Mas, enfim... Não é isso que nos vai desviar dos nossos objectivos. Se calhar há muita pressão para tirar o Benfica do seu caminho, mas a instituição é demasiado forte. Há bastante serenidade em todos nós, sabemos o que queremos e estamos a trabalhar por um Benfica que vai ganhar cada vez mais»

Abril, 6
Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, é agredida por Pinto da Costa e dois indivíduos. Acaba por acusar Pinto da Costa, o seu motorista e um segurança de a terem agredido a pontapé na casa da Madalena, bem como à irmã grávida na altura. O motorista retirou um faqueiro da casa e ameaçou que lhe espetava uma chave num olho. Foram observadas no Hospital Santo Silva e apresentaram queixa na GNR.

Abril, 18
O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto arquiva processo contra Pinto da Costa, no caso das prostitutas disponibilizadas ao árbitro Jacinto Paixão e aos seus auxiliares, José Chilrito e Manuel Quadrado.

Joseph Blatter, presidente da FIFA, em entrevista concedida ao jornal croata "Jutarnji List" em que debate os perigos do G14 e também do racismo no Futebol, assume ter tido conhecimento da existência em Portugal de um lobby, composto por vários políticos e empresários, que tem como objectivo pressionar Luiz Felipe Scolari a convocar Vítor Baía para o próximo campeonato do Mundo que iria decorrer na Alemanha“Recentemente, recebi uma delegação portuguesa que se queixava de que vários políticos e empresários têm forçado a convocação do guarda-redes Vítor Baía, do FC Porto, para a selecção de Portugal, embora não seja essa a vontade do treinador (Scolari). Os poderosos, porém, insistem que vá pelo menos na condição de terceiro guarda-redes, para poderem vendê-lo por um preço maior”.

Abril, 22
O FCPorto desloca-se a Penafiel e em caso de vitória sagrar-se-ia campeão. Os portistas vencem a equipa local por 1-0, com alguma complacência dos anfitriões a que não falta sequer o árbitro Augusto Duarte, que sanciona uma alegada falta de Nuno Diogo sobre Ibson dentro da área penafidelense ao minuto 47’, que em boa verdade não existiu.

Diversas casas do Benfica por todo o país são vandalizadas nas comemorações dos portistas.

Abril, 24
Pinto da Costa vê mais um processo ser arquivado.

Abril, 26
Valentim Loureiro quer contestar todos os processos extraídos do «Apito Dourado» e que estão a ser investigados.

Maio, 25
É rejeitado um pedido de escusa do procurador do processo, Carlos Teixeira, depois de um dos arguidos ter solicitado o seu afastamento do caso.

Setembro, 9
O jornal Público noticia que Pinto da Costa indicou árbitro para a final da Taça de 2002/2003.

Uma situação idêntica verificada com LFV que conforme o Público noticiou escolheu o árbitro para estar presente nas meias finais da Taça de Portugal em 2003/04, o mesmo aconteceu com PC na final da Taça da época anterior. Nessa conversa, onde PC sugere a Pinto de Sousa a indicação do árbitro Pedro Henriques o procurador de Gondomar viu indícios de crime. Nessa escuta de 26 de Maio de 2003 antes do Porto-Leiria, PC conversou com Pinto de Sousa sobre a possível nomeação de Isidoro Rodrigues que não agradava a João Bartolomeu presidente do Peiria.
Na mesma escuta, PC primeiro sugere António Costa e depois Pedro Henriques.
Na opinião do procurador Carlos Teixeira havia indício de crime já que estava a influenciar a escolha do árbitro tentando obter benefícios para o seu clube.

Setembro, 11
Corrupção no futebol vai até aos juniores

João jogador dos juniores do Leixões comentou com o seu pai que a sua equipa tinha jogado mal e que o Braga venceu por 2-1. O fiho do empresário António Araujo disse ainda que o árbitro perdoou penalidades à sua equipa e que mesmo o golo de honra foi marcado num fora de jogo não assinalado. O jovem desconhecia que na véspera do jogo o seu pai andou numa correria para obter favores do árbitro Francisco Vicente prometendo-lhe que se beneficiasse o Leixões ficaria na 2ª divisão. Desengane-se quem pensava que isto era só um fenómeno das principais ligas.
No jogo Fafe-Vizela da II B em 2003/04 arbitrado por Pedro Sanhudo terminou com a vitóra do Vizela por 1-0. Tr|Es dias antes Benjamin Castro chefe do futebol do Vizela perguntou a Sanhudo se podia “estar à vontade para domingo”. “Dorme descansado”, disse o árbitro.
O relatório do observador detectou vários erros graves a prejudicar o Fafe. Uns dias depois Sanhudo comentou com o colega árbitro Sérgio Jesus as prendas pferecidas. “Trouxemos um carregamento, Deus os livre… Que nem cabia na mala”. Camisas Ralph Lauren, Lacoste, calças Levis e caixas de vinho. Tudo para a equipa de arbitragem.
Pedro Sanhudo era presidente do Núcleo de àrbitros do Baixo Tâmega, Terá recebido muitas prendas para a asoicção; arca congeladora, impressora e até obras de arte por part da Camara onde estava sediada, Marco de Canaveses. O autarca Avelino Ferreira Torresfoi acusado de peculato pois colocou trabalhdores da autarquia  a fazer obras na sede dos árbitros. “Ele gastou lá dinheiro como o caralho naquela merda e isso ele ajudou-me. A Câmara foi só má de obra, a areia…ele já conseguiu desviar a areia e tijoloe, aquilo também é barato. Está tudo uma obra de luxo”.
A PJ do Porto constatou que era Ferreira Tores quem supervisionava as obras.

Pedro Sanhudo tinha sugerido a Ferreira Torres o nome de Óscar Coutinho, árbitro da sua “confiança” para o jogo de juniores Paços Ferreira-Marco Canavezes. Mas o Marco foi goleado por 5-1. Coutinho confessria a Sanhudo, “Mas aquilo não deu a mínima hipótese, um gajo ainda tentou empurrar, empurrar, houve foras-de jogo que um gajo deixou seguir, eu de passes cortei tantos, o treinador do Paços até deitava as mãos à cabeça. Eles se vissem os foras de jogo que passaram! Eu nem expulsei o ptrienaor do Paços porque ele tinha razão. Ele até punha as mãos na cabeça”.

Gondarelha-Arco de Baúlhe, para a Taça AF Braga, 2003/04. No intervalo o árbitro, Vasco Vilela, disse a um elemnto do Arco para os avançados procurarem o contacto físico com o adversário. “Ó pá, tens que te enrolar com ele, caralho. Não é encostares-te a ele é deitares-te”. Chegou a dizer que anulou deliberadamente um ataque do Gandarela assinalando fora de jogo. “Foi na horinha certa, pá!Prontos… Vamos ver o resto na 2ª parte”. Apesar de tudo o Gandarela venceu por 1-0. No final Vasco Vilela desabafou com o dirigente, “Doze minutos que dei de compensação. Nem assim”.

Setembro, 14
Artigo do jornal Público; «Apito Dourado: suspeitas envolveram 18 dos 25 árbitros da Liga de Futebol». Dos nove internacionais há apenas três sobre os quais nunca recaiu qualquer suspeitaPaulo Costa, João Ferreira e Duarte Gomes, e dos de I categoria apenas quatro; Vasco Santos, Carlos Duarte, Hélio Santos e Rui Costa. Dos restantes indiciados por corrupção, um dos exemplos crassos é Hugo Miguel, recentemente promovido e que na época 2002/2003 arbitrou o jogo Porto B/Gondomar e investigadores apuraram que árbitro e a respectiva equipa foram premiados com objectos em ouro. Dos internacionais, Lucílio Baptista, Paulo Paraty e Bruno Paixão foram constituídos arguidos no processo de Gondomar, e por entre os que actualmente se encontram na primeira categoria do futebol, são também constituídos arguidos, por suspeita de corrupção desportiva, mais noveArtur Soares Dias, Augusto Duarte, Carlos Xistra, Cosme Machado, João Vilas-Boas, Nuno Almeida, Paulo Pereira, Paulo Baptista e Rui Silva.Também Elmano Santos, da Madeira, aparece envolvido na arbitragem do jogo Benfica-Boavista de 18 de Janeiro também por via de ter sido indicado por Valentim Loureiro, e Jorge Sousa é ligado ao Estoril-União da Madeira de 7 de Março de 2004 e Marco-Maia de 14 de Março de 2004, este último jogo que chama à colação também Avelino Ferreira Torres, Pedro Sanhudo e um observador.
Também Olegário Benquerença - internacional -, foi investigado pela PJ mas não constituído arguido, sendo que as suspeitas surgiram depois da conversa de um dirigente do Penafiel com Valentim, onde aquele deu conta de que lhe agradava a nomeação do árbitro de Leiria. Olegário Benquerença fazia parte de uma lista que tinha elaborado e onde constavam nomes de árbitros nomeáveis. Pedro Proença acabaria por estar na mesma situação (não foi constituído arguido, mas foi indiciado por corrupção, em factos sobre as quais foram extraídas certidões), estando em causa a final da Supertaça 2002/2003, que opôs o FC Porto ao União de Leiria, e que o árbtiro de Lisboa foi escolhido por Pinto da Costa e Pinto de Sousa.

Setembro, 19
É divulgado um parecer do constitucionalista Gomes Canotilho, feito a pedido da defesa dos arguidos (pago pelo Porto), que considera inconstitucional a legislação sobre corrupção no desporto.

Luís Filipe Vieira: «Há pessoas que merecem ser severamente castigadas»

LFV apontou o dedo a PC e a VL como sendo as duas pessoas que “mandam” no futebol e diz que não tem dúvidas que alguém vai ser penalizado.
“Ontem assistiu-se a uma grande vitória do futebol quando a Comissão Disciplina da Liga decidiu abrir um inquérito sobre o Apito Dourado. Vão tornar-se públicas muitas coisas que existiram no futebol. Estão criadas as condições para haver justiça desportiva.

Recebi um dossier que depois entreguei à Procuradoria Geral da República. “Chegou a minha casa um dossier amarelo com cerca de um milhar de páginas onde estão referenciadas muitas pessoas incluindo VL e outros presidente de clubes. O Benfica e o Sporting não estão lá, apenas como clubes penalizados”.

Escudando-se no segredo de justiça, referiu que o dossier contém provas de que houve resultados falseados e viciações nas classificaçãos dos árbitros, referindo VL e PC.
“Quero lançar um alerta para saber porque razão sou o único que falo quando todos os clubes dizem que querem transparência total”.

Foi esse dossier que levou LFV a retirar o apoio a VL para a eleição do futuro presidente da Assembleia Geral de Clubes. Sempre tive boas relações com VL, apoiei-o para a Liga já como presidente do Benfica. Em termos pessoais sempre fui um homem de boa fé porque estava convencido que as situações de que se falava não se podia provar. A minha opinião mudou depois de ter acesso ao tal dossier. Neste momento o major não tem condições e depois de ler o que li não podia ficar calado”.
Quanto às ecutas que o envolvem diz que não pediu favores“Não escolhi árbitro nenhum. Naquela altura era capaz de rejeitar todos mas quando ouvi onome do João Ferreira, que era militar, senti que podia ter garnatias de honestidade. A conversa que houve comigo também houve com o Belenenses. A escuta não tem nada, era normal procurar-se um consenso na escolha do árbitro. Não vai aparecer nenhuma escuta minha a pedir favores”.
Quanto às suspeitas levantadas em redor da transferência do Mantorras, do Alverca para o Benifca, LFV garantiu que não existem quaisquer irregualridades,“Nunca fui contactado peloa PJ. Na minha vida no desporto, quer no Alverca quer no Benfica, foi sempre tudo auditado. De certeza que não há nenhuma irregularidade”

Setembro, 22
O Benfica joga com o Estrela da Amadora, antes de se deslocar ao Estádio das Antas. Fernando Santos, treinador dos encarnados, afirma publicamente antes da partida que teme a expulsão de jogadores. Os encarnados acabam por vencer a partida por 3-1 mas Carlos Xistra acaba mesmo por expulsar Miccoli, por acumulação de amarelos e de forma pouco usual, algo que acaba por gerar muitos protestos por parte de Luís Filipe Veira e José Veiga.

Outubro, 22
Miccoli é expulso por acumulação de amarelos no jogo que opõe o Benfica e o Estrela da Amadora, e fica assim impedido de defrontar o FC Porto. O árbitro da partida, Carlos Xistra, escreve no seu relatório «O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva.». Uma falsidade.

Novembro, 20
O Tribunal de Gondomar delibera a abertura da instrução do processo de Gondomar, solicitada pela maioria dos 27 arguidos.

Novembro, 21
Luís Filipe Vieira: «Há pessoas que merecem ser severamente castigadas».

Dezembro, 1
A publicação do livro «Eu, Carolina», da autoria da ex-companheira de Pinto da Costa, ressuscita o caso «Apito Dourado» ao alegadamente revelar novos dados sobre o processo. No livro, publicado em vésperas do início da instrução do processo de Gondomar, Carolina Salgado denuncia alegadas situações de corrupção desportiva, evasão fiscal, violação do segredo de justiça, agressões, perjúrio e fuga à justiça.

Dezembro, 3
O gerente da agência das Antas do Banco Mello, e membro da administração da SAD do FC Porto, Nuno Espregueira Mendes, é suspeito de oferecer aos clientes juros acima da taxa oficial.

Dezembro, 7
Carolina Salgado: «Pinto da Costa recebia árbitros em casa»

Comparado como que eu vivi, o mundo danoit e o alterne e quase como um jardim infantil povoado de inoecentinhas criaturas”, revela Carolina Salgado.
Entre muitos episódios a autora do livro garante que o Apito Dourado provocou grande agitação em PC e revelou que o advogado Lourenço Pinto, que na véspera da ida da PJ à casa da Madalena avisou o amigo do que estava prestes a acontecer, ajudando-o a preparar a fuga para Espanha bem como o regresso para prestar declarações, devidamente ensaiadas, às autoridades.
No caso de PC ficar detido para interrogatório os membros dos Super Dragões iriam invadir o tribunal para libertar o presidente. Depois a ideia era voltar para Espanha e espera, serenamente, que toda a gitaçãop acalmasse.

Dezembro, 11
Bexiga fala de grave promiscuidade entre desporto e política

Ricardo Bexiga, ex-vereador de Gondomar, entregou  no DIAP do Porto um exemplar do livro “Eu, Carolina”. O deputado adicionou a publicação ao processo que moveu contra desconhecidos no âmbito da agressão. Carolina Salgado alega no livro que contratou os indivíduos que agrediram Bexiga em nome de PC. Bexiga, cujas denúncias terão dado início ao Apito Dourado, entende que a obra demopnstr que o processo “Não tem só a ver com corrupção desportiva mas tmbém com a promiscuidade, extremamente grave, entre a política e o desporto”.

Ricardo Bexiga que foi agredido em 25/1/2005 por 2 indivíduos encapuçados quando saia do escritório conta que Carolina lhe pediu pessoalmente desculpas pelo ocorrido. Também faz um “apelo ao PGR e ao ministo da Justiça np sentid de dar todas as condições para que os òrgaos deinvestigação criminal possam esclarecer os factos gravíssimos relatados no livro”.

Dezembro, 12
Carolina Salgado ameaçada de morte
CS é uma testemunha chave no processo Apito Dourado e aguarda apenas a concessão de estatuto de arrependida para começar a colaborar com a justiça.Os indícios apontam para a possibilidade de acusar PC como líder eventual de associação criminosa tendente a falsear os resultados dos jogos da Liga.
CS está a receber amealas de morte desde que chegou a sua caa em Gaia, todas feitas por telemóvel. Carolina só tinha dado o número a pessoas de confiança. Poderá passar a ter escolta do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.
As fugas de informação vindas da PJ do Porto são exemplo de que não se pode confiar em ninguém segundo fonte ligada ao processo, admitindo-se que a investigação passe da PJ do Porto para a DCCB (Direcção Geral Combate ao Banditismo) a unidade de elite da PSP porque santos da casa (PJ do Porto) não fazem milagres, segundo fontes próximas do processo.
De acordo com uma magistrada do MP a oportunidade de combater a corrupção na arbitragem, negociatas com passes de futebolistas, fuga ao Fisco e crimes cometidos à sombra das claques é uma ocasião única e histórica que não pode ser desperdiçada.
Os dados de Carolina Salgado cruzados com a informação recolhida pela PJ pode vir a dar uma machadada nos meandros criminosos dos clubes.

Carolina Salgado pode até ter de mudar de identidade e sair do país com os filhos com o apoio do Estado.
O processo do atentado contra Rivardo Bexiga continuará a cargo do DIAP do Porto pois o caso ocorreu no Porto e não apresenta complexidade que justifique a sua avocação,

Dezembro, 13
Carolina Salgado admite que após a informação prestada pelo «amigo da PJ (...)Ficou óbvio que o telefone estava sob escuta», e ainda que o «amigo da PJ» é o mesmo que «(...) ensinava a detectar escutas em casa»
“Ficou óbvio que para nos o telefone estava sob escuta. Nem foi preciso que nos avisassem”. Neste caso poderá estar em causa um crime de violação do segredo de justiça.

“O advogado punha todas as partes em contacto sem que ninguém arriscasse outro escândalo”, pelo facto dos arguidos do Apito Dourado estarem proibidos de contactarem entre si ou por interposta pessoa. O advogado poderá ter cometido crime de violação de medida cautelar.

“O advogado informou que uns sujeitos de Lisboa tinham ordens para fazer buscas em nossa casa, do Reinaldo Teles e do António Araújo”.Neste caso está em causa um crime de violação de segredo de justiça.

Lembraram-se de telefonar ao juiz desembargador Mortágua que tem u ma casa na zona de Cerveira para lá deixar pernoitar o Jorge Nuno pedido que o juiz acedeu”. Neste caso está em causa um crime contra a realização de justiça, de favorecimento pessoal.

Tive o desprazer de ouvir de Joaquim Pinheiro, irmão de Reinaldo Teles, dizer em voz bem alta que se não fosse ele o presidente estava engavetado”. Neste caso está em causa crime de violação do segredo de justiça.

“Uma pessoa amiga da PJ do Porto cedeu um aparelho que permite detectar se havia ou não microfones instalados em casa”. Pode configurarcrime de frustração de actividade probatória.

Em relação à agressão a Ricardo Bexiga, Carolina diz que PC lhe deu €10 mil em dinheiro para entregar aos homens que ela contrataria para executar a agressão ao alegado denunciante do Apito Dourado. CS e PC teriam cometido crime de ofensa à integridade física.

No caso de Lourenço Pinto que estaria a par da agressão e lhe terá dito no dia seguinte, “Oh, minha querida, mas ele ifcou a falar!”, estará em causacrime de cumplicidade moral em relação a ofensas corporais.
As referênias às contas que PC tem no estrangeiro e à gaveta na cómoda que estava sempre a abarrotar de dinheiro vivo, pode haver indícios de possívei negócios esquisitos que poderão ser investigados.

PC já disse que levará ao autora do livro a tribunal.

Pedro Mourão ex-líder do CD da Liga diz que foi ameaçado por um árbitro internacional e ainda no activo para não agisse, que não mexesse no processo. A ameaça física foi feita por uma jornalista de um diário desportivo que me ligou muito preocupada a dar conta do que esse árbitro tinha dito. Houve mais situações de ameaças quando era presidente do CD.
Afirmou que enquanto era presidente recebeu cópias anónimas sobre situações obscuras relacionadas com o futebol e que à boa maneira portuguesa havia quem entendesse que as responsabilidades eram dos tribunais. Esses documentos continham factos suficientemente graves  para se poder actuar porque eram pessoas ligadas ao futebol profissional e que estavam sob a tutela disciplinar da Liga e da Federação.
Lamenta também que as recomendações que deixou quando deixou o cargo não foram cumpridas pelo actual CD da Liga e que quando exerceu a função se sentiu incomodado tal a resistência que encontrara nomeadamente por parte das entidades com competência para pôr cobro a isso.
Entende que tem havido falta de coragem e que há ausência de vopntade em dignificar o futebol português. “Estamos a enveredar pela “italianização” do futebol português, por uma ausência de transparência idêntica à que se assistiu em Itália”.

Carolina Salgado alvo de seis queixas-crime

Já terão dado entrada nos Tribunais do Porto e Gaia seis queixas-crime contra Carolina Salgado. Estão em causa crimes de difamação, furto e extorsão.
O JN noticia que CS vem colaborar com a PJ e a fornecer várias informações sobre PC. Tem revelado aspectos da vida financeira e bancária de PC. O JN garante que CS se esquivou a publicar no livro alegados documentos que provarão as sua alegações conta PC.

Ordem do Porto recusa processar Lourenço Pinto
O Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados não iniciará qualquer processo disciplinar contra Lourenço Pinto. No livro que escreveu, Carolina Salgado (CS) ouviu do advogado a respeito da tareia que Bexiga levou “Oh, minha querida, mas ele ficou a falar!”, Ao que CS terá respondido,“Mas eles partiram-no todo!”. Resposta de LP, “Sim, mas ele ficou a falar”.
“Vendo-me a tremer LP recomendou-me a leitura de um romance intitulado “A Siciliana”, passado em Itália, sobre as guerras da Máfia, que ele tinha preciado muito ler e que achava que me iria animar”.

Dezembro, 18
Carolina Salgado promote uma nova publicação com «menos fotos e mais "fac-similes" de documentos»

Carolina Salgado é ouvida no âmbito do processo "Apito Dourado", depois de ter publicado o livro "Eu, Carolina", no qual denuncia alegadas situações de corrupção desportiva, evasão fiscal, violação do segredo de justiça, agressões, perjúrio e fuga à justiça.

Dezembro, 19
Admite-se que as Claques serão próximo alvo do Apito Dourado

Dezembro, 22
Vieira: “Assumam que há corrupção no futebol português”

LFV deixa um apelo aos restantes responsáveis do futebol luso para que assumam “claramente que há corrupção no futebol português”. “É gravíssimo o que se passou e continua a passar no futebol português. Vieira entregou a Gilberto Madail, “dois documentos que são um verdadeiro escândalo”. “Ficar impávido e sereno numa secretária é gravíssimo”.
“Se for eleito tem que defender o futebol e não proteger determinado tipo de amigos”.
Ele para ser presidente depende das associações mas era preferível não ter o apoio de algumas. “Os documentos referem que estamos a falar de jogos de juniores”.
Congratula-se com a nomeação de Maria José Morgado e está convencido qe no próximo ano “vamos ter grandes novidades no âmbito do caso Apito Dourado”.

Todos nós sabemos o que aconteceu depois. Ficou tudo em águas de bacalhau. E a culpa é do Vieira?
Terá sido o ÚNICO que fez alguma coisa de concreto contra o Sistema e teve a coragem de mostrar documentos e denunciar publicamente o que estava a acontecer.
E ainda há uns sem vergonha que têm a coragem de afirmar que ele não faz nada.

2 comentários:

  1. TEMOS DE MANTER SEMPRE ACESA A CHAMADA DA ATENÇÃO AS MÁFIAS AZUIS , QUE SE JULGAM IMPUNES

    obrigado AndyCapp continua o teu belo trabalho q a nação portuguesa agradece ..

    K

    ResponderEliminar
  2. Enorme trabalho, a excelência ao serviço do nosso Benfica.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar