ALGUNS TENTARAM DIVULGAR A VERDADE E FORAM SILENCIADOS.NÓS CHEGAMOS DISPOSTOS A DENUNCIAR, SEM MEDO,O NEPOTISMO,O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS, O MERCENARISMO E O TERRORISMO CORRUPTO QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL A DESPORTIVA, NÃO TEM A CORAGEM DE ASSUMIR.

DIVULGA www.pulpuscorruptus.blogspot.com EM PROL DA VERDADE E COMBATE À CORRUPÇÃO!

E-Mail: pulpuscorruptus69@gmail.com

sábado, 5 de outubro de 2013

(Continua...continua...continua...) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (99)


“AQUELES QUE NÃO SE LEMBRAM DO PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LO”
George Santayana

A História da Corrupção Andrade (3)


2001
Agosto, 11
O Benfica desloca-se à Póvoa do Varzim e empata 2-2 na jornada inaugural, com Isidoro Rodrigues de Viseu a fazer uma arbitragem escandalosa, prejudicando o Benfica seriamente. O árbitro apitou para o final do jogo nove minutos depois da hora, depois do Varzim ter empatado, de já ter expulsado os benfiquistas Cabral e Porfírio e também de ter marcado um penálti a favor do Varzim. As aspirações benfiquistas era encurtadas numa época em que muito apostavam (contratações de Simão, Drulovic, Zahovic, Mantorras, etc.).  O presidente dos árbitros José Luis Tavares puniria o árbitro com a 'jarra'.
O Benfica começava a época condicionado pela arbitragem dentro do que vinha sendo prática na 'hegemonia portista', Mantorras foi alvo de marcações cerradas e entradas viris durante todo o jogo. Depois de alguma indignação benfiquista em que se ouve pela primeira vez a frase 'Deixem jogar o Mantorras', a imprensa desportiva passou a glosar sobre o tema, algo que viria a eternizá-lo.
Isidoro Rodrigues fora também o árbitro do Benfica-Boavista (1995-96), em que virou o resultado quase sozinho, expulsando três jogadores do Benfica (entre os quais João Pinto), assinalando um penálti inexistente e validando um golo ao Boavista em fora-de-jogo. | Ver capa jornal Record de 14/08/2001

Dezembro, 15
Uma das arbitragens mais escandalosas de sempre. O Benfica recebe o líder Sporting na Luz e só a vitória interessa. Os encarnados são alvo de mais uma arbitragem deplorável por parte de Duarte Gomes (afilhado de Guilherme Aguiar, então director executivo da Liga), com particular incidência depois de estarem a vencer por 2-0. Na semana seguinte o Benfica desloca-se ao Bessa e perde por 1-0, num jogo apitado por Pedro Proença em que Simão é abalroado dentro da área sem que nada seja assinalado. O Sporting agradece e sagra-se campeão. |

Dezembro, 23
Arbitragem polémica de Pedro Proença na derrota do Benfica no Bessa por 1-0, que redunda na saída de Toni do comando técnico do Benfica.

2002
Rui Rio, Presidente da CM do Porto denuncia um eventual favorecimento político do anterior camarário em torno da construção do novo Estádio do FC Porto.

Março
Rui Rio é escoltado pela Policia, em causa uma manifestação dos portistas contra a suspensão das obras do Estádio.

Novembro
O FC Porto visita o Vitória de Setúbal, no regresso ao Porto elementos portistas assaltam a Estação de Serviço de Santarém e 4 funcionários são agredidos.

Tentativa de agressão a Pacheco Pereira por parte de elementos portistas.

2003
Fevereiro, 3
No confronto entre Varzim e FCPorto, Deco já com cartão amarelo tem uma entrada duríssima sobre um adversário nos descontos. O árbitro da partida Francisco Ferreira ainda tira o cartão amarelo do bolso, mas volta atrás na decisão. Na próxima jornada há Clássico.

Março, 1
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa e Pinto de Sousa

Junho, 15
A final da Taça de Portugal que opõe FCPorto e União de Leiria fica envolta em polémica fruto da arbitragem de Pedro Henriques. Nas escutas tornadas públicas mais tarde,ouve-se a este respeito Pinto de Sousa - presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) - em conservsa com Pinto da Costa, combinado a nomeação de Pedro Henriques em deprimento de Isidoro Rodrigues. Oo presidente do FC Porto diz a Pinto de Sousa que tem “informação de que o tipo [João Bartolomeu] sabe que está para ser o Isidoro Rodrigues. “[Bartolomeu] Ameaçou não comparecer, que é um escândalo, que tudo não passa de uma encomenda minha." Pinto de Sousa acalma Pinto da Costa e diz-lhe que assim “mais vale pôr o António Costa que ninguém discute”. Os dois falam ainda das classificações dos árbitros, Pinto da Costa pergunta-lhe se está a tratar disso e o presidente do CA diz que está a tratar disso conjuntamente com o António Henriques, compadre de Pinto da Costa, e vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF. |

Correio da Manhã
Numa conversa, ocorrida em 2003, com Pinto de Sousa, arguido do ‘Apito Dourado e, na altura, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o líder portista rotula o árbitro lisboeta de “fantástico” e “espectacular”, e sugere mesmo ao dirigente federativo que o nomeie, como viria a acontecer, para a final da Taça de Portugal 2002/03. Frente a frente estavam o FC Porto e a União de Leiria, com os ‘dragões’ em excelente posição para alcançar a ‘dobradinha’. Ao que o CM conseguiu apurar, o telemóvel em escuta pela Polícia Judiciária era o de Pinto de Sousa, quando Pinto da Costa lhe ligou para falar do árbitro nomeado para dirigir a final da Taça, dizendo: “Olha uma coisa, tens de ter cuidado com a Taça, porque o ‘Bartolas’ (João Bartolomeu, presidente da União de Leiria) vai fazer um escândalo do caraças”.
De seguida, o líder da arbitragem federativa questionou: “Quem é o ‘Artolas’?”. Pinto da Costa respondeu: “O Bartolomeu, de Leiria”.
ISIDORO RODRIGUES.
Durante a conversa, que foi relatada ao CM por fonte fidedigna, o presidente do FC Porto diz a Pinto de Sousa que tem “informação de que o tipo [João Bartolomeu] sabe que está para ser o Isidoro Rodrigues”. “[Bartolomeu] Ameaçou não comparecer, que é um escândalo, que tudo não passa de uma encomenda minha. Ó pá, eu não quero problemas”, acrescentou Pinto da Costa. No telefonema, Pinto de Sousa tenta acalmar o líder dos ‘dragões’. “Vamos hoje ver, calmamente, com ele [João Bartolomeu] o que é que ele quer”, disse, ao que Pinto da Costa disparou: “Senão mais vale pôr o António Costa que ninguém discute”. Depois da primeira sugestão, Pinto da Costa vai mais longe . “Já agora, estais a fazer as classificações?”, pergunta a Pinto de Sousa, ao que o líder da arbitragem responde: “Estamos, eu e o António Henriques, precisamente a ver isso. Estamos aqui a cozinhar um bocadinho essas coisas”.
Refira-se que António Henriques é compadre de Pinto da Costa, ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF e também ele arguido do processo ‘Apito Dourado’. Henriques também falou com Pinto da Costa, assegurando que Pinto de Sousa tinha prometido a final a Isidoro Rodrigues. PEDRO HENRIQUES
A curiosidade aguçou o engenho de Pinto da Costa e é por esta altura que o presidente portista propõe a nomeação de Pedro Henriques para arbitrar a final da Taça. “Quem é que está primeiro na classificação?”, perguntou Pinto da Costa, sendo elucidado de imediato por Pinto de Sousa: “Tenho a impressão de que é o Pedro Henriques”. Na resposta, o dirigente azul-e-branco sugere. “Eh!. Seria espectacular pôr esse. Dizem que fez uma arbitragem fantástica e assim não havia problemas, em especial para vocês, carago. É pá, eu quero que se lixe o Isidoro, que com tanta coisa ainda vai para lá e estraga a festa e isso eu não quero. Se tiver coloque um gajo que se defenda melhor”, rematou. O escolhido foi mesmo Pedro Henriques. BARTOLOMEU CRITICOU ARBITRAGEM DO JAMOR
Após a derrota frente aos ‘dragões’ na final da Taça de Portugal, o presidente da União de Leiria lançou duras críticas à arbitragem de Pedro Henriques. João Bartolomeu acusou o árbitro de precisar de óculos “não de duas, mas de quatro lentes”. Na altura, o presidente leiriense recorreu a um lance recente ocorrido no Gil Vicente–FC Porto, também arbitrado por Pedro Henriques, em que Vítor Baía defende com as mãos fora da área sem que nada fosse assinalado para sustentar a seguinte questão: “É um árbitro que está apenas há dois anos na SuperLiga e por isso gostava de saber quais foram os critérios que estiveram na base da escolha para um jogo desta responsabilidade”. Para falar dos novos dados deste caso, o CM tentou contactar por diversas vezes o presidente João Bartolomeu, mas este mostrou-se sempre indisponível para comentar o assunto.
PENALTI SOBRE MACIEL FICOU POR MARCAR
Foi no dia 15 de Junho de 2003 que FC Porto e U. Leiria se encontraram, no Jamor, para a final da Taça de Portugal que permitiu ao FC Porto festejar a ‘dobradinha’ nessa temporada. O ex-leiriense Derlei deu a vitória aos ‘dragões’, ao marcar o único golo da partida, aos 64 minutos, após passe de Deco. Foi o terceiro troféu da época para a equipa de Mourinho, que já tinha conquistado a Taça UEFA. Apesar da vitória, este não foi um jogo fácil para os portistas. O conjunto de Manuel Cajuda lançou-se no ataque e Vítor Baía ainda viu um remate de Silas embater violentamente na trave. No lance mais polémico, o brasileiro Maciel seria derrubado na área do FC Porto, mas o árbitro Pedro Henriques nada assinalou.


Julho, 4
Numa das conversas, que teve como protagonistas Pinto da Costa e Pinto de Sousa, o tema anda à volta das classificações. Pinto de Sousa começa por dizer ao presidente dos azuis-e-brancos que Pedro Henriques ficara em terceiro lugar, e não João Ferreira, de forma a que aquele árbitro pudesse apitar a final da Taça de Portugal. Depois, falam sobre Bruno Paixão. Pinto de Sousa dá conta a Pinto da Costa de que também iria tentar alterar a classificação do árbitro de Setúbal, de forma a que ultrapassasse Carlos Xistra. “Vamos ver se o pomos a internacional”, disse Pinto de Sousa, enquanto Pinto da Costa se mostrava satisfeito. “Ele merece”.

Julho, 17
Uma semana após ter dado uma entrevista ao Expresso, Filomena Morais estava a sair de casa com a filha quando o ex-marido Pinto da Costa acompanhado do motorista, forçou a entrada da residência e esbofeteou-a. Foi observada no Hospital Pedro Hispano e fez uma participação à PSP. No dia seguinte, o presidente do FC Porto também apresentou queixa por agressão. Filomena Morais confessa publicamente que foi agredida pelo marido e pelos seus seguranças, o processo judicial contudo foi arquivado devido a acordo antecipado.

Julho, 30
Conversa interceptada pela PJ entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa revela que o presidente portista havia assentido com o presidente do CA ser Pedro Proença a arbitrar a final da Supertaça; «É o que a gente tinha combinado.»

Agosto, 1
Nova conversa interceptada pela PJ entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa, com a arbitragem de Pedro Proença na final da Supertaça ante a União de Leiria em pano de fundo; «Com recado para não expulsar ninguém.»

Agosto, 11
Arbitragem tendenciosa de Pedro Proença no FC Porto 1 União de Leiria 0; João Paulo acaba expulso por acumulação de amarelos (52' e 70') e o golo portista nasce de um lance ilegal em que Costinha abalroa o guarda-redes leiriense.

Outubro, 27
A Polícia Judiciária escuta telefonemas entre Tavares Teles, Pinto da Costa, Deco e Antero Henrique

Outubro, 30
No Boavista - FC Porto, Deco atira a bola ao árbitro Paulo Paraty, a suspensão podia ir até seis meses. Pinto da Costa pressiona Valentim Loureiro e este faz o mesmo com o Desembargador Gomes da Silva, Presidente da CD da Liga. O castigo foi de 3 jogos.

Novembro, 8
Conversa entre Joaquim de Oliveira e Pinto da Costa.

Novembro, 30
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa e Pinto de Sousa

Dezembro, 5
António Mortágua, Presidente do CJ da FPF e Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça liga a Pinto da Costa para falar do «seu» FC Porto.

Dezembro, 23
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa com Adelino Caldeira

2004
Janeiro, 2
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa e Pinto de Sousa, Pinto de Sousa pergunta a Pinto da Costa se ele aceita Jacinto Paixão para arbitrar um jogo da Taça, Pinto da Costa por seu lado diz a Pinto de Sousa que deve alterar a classificação de um árbitro.| Ler mais

Janeiro, 4
Arbitragem polémica de Pedro Proença na derrota do Benfica ante o Sporting (1-3), na Luz, em desfavor dos encarnados.

Janeiro, 24
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa com o empresário António Araújo na véspera do jogo FC Porto-Estrela da Amadora. O empresário fala em “fruta” (prostitutas) para dar ao árbitro do jogo, Jacinto Paixão.

Janeiro, 31
Dia do célebre Sporting-FC Porto, quando o jogo acaba José Mourinho insulta Rui Jorge, dizendo que gostava que o jogador do Sporting tivesse morrido em campo, o treinador do FC Porto rasgou também uma camisola.

Fevereiro, 1
A Polícia Judiciária escuta um telefonema de Pinto da Costa e Pinto de Sousa, o Presidente do FC Porto pede que seja instaurado um processo sumaríssimo a Liedson por ter dado uma cotovelada a Jorge Costa, ambos discutem o caso da camisola rasgada de Rui Jorge, Pinto da Costa insulta José Eduardo Bettencourt e o roupeiro do Sporting.

Fevereiro, 3
Conversa entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa.

Depois do jogo de 31 de Janeiro de 2004, em que FC Porto e Sporting empatam e no final Mourinho rasga uma camisola, o delegado Paulino Carvalho, de Braga, escreve que viu. Adelino Caldeira, advogado do FC Porto, relata a Pinto da Costa que o facto é grave e só há uma solução, o Delegado deve alterar o relatório. Pinto da Costa lembrou-se do emissário.

Fevereiro, 5
Ainda em questão a camisola rasgada por Jose Mourinho no Sporting - FC Porto, José Mário - fisioterapeuta do FC Porto e ex-Sporting de Braga - falou com o Delegado a mando de Pinto da Costa e o Delegado escreveu uma adenda ao relatório. Afinal, não tinha visto nada, contaram-lhe. Conversa entre Adelino Caldeira e Pinto da Costa.

Fevereiro, 17
Esta conversa decorreu em Março, mas já um mês antes, Rui Alves (Presidente do Nacional da Madeira) e o grande empresário da fruta, António Araújo - braço direito de Pinto da Costa -combinavam o tratamento a dar ao árbitro Augusto Duarte, que ia apitar o Nacional - Benfica.

Fevereiro, 18
António Araújo não faz nada sem falar com Pinto da Costa e assim vai, no dia seguinte, à Torre das Antas. Nesta escuta, entre António Araújo e Luís Gonçalves, funcionário da SAD dp FC Porto, Araújo confirma que já tinha tratado com Pinto da Costa sobre o jogo do Nacional.

Fevereiro, 19
Um dia depois António Araújo fala com o árbitro Augusto Duarte. O encontro com o «árbitro amiguinho» acontece no Café Ferreira, em Braga. Nota: Augusto Duarte é o mesmo que vai a casa de Pinto da Costa tratar das "infidelidades" do pai, Fortunato Azevedo.

Feito o trabalho, António Araújo volta a a ligar a Rui Alves para lhe dizer que já tinha tratado do assunto. Estamos a 3 dias do Nacional - Benfica.

Fevereiro, 21
Conversa entre António Araújo e João Rosa, este último confessa que não foi capaz de falar com Reinaldo Teles e sugere uma alternativa a António Araújo.

O Benfica perdeu por 3-2 o jogo com o Nacional. António Araújo desta feita conversa com Antero Henrique, combinando um aliciamento a um observador da Liga. Mas alguém se atrasou na antrega da encomenda.

Fevereiro, 22
A Comunicação Social refere que o Sporting terá sido outra das equipas a ser prejudicadas pelas arbitragens, na época 2003/2004, devido a um complexo jogo de bastidores. No processo "Apito Dourado" há uma referência ao jogo Gil Vicente-Sporting (a 22 de Fevereiro de 2004), em que se descrevem movimentações antes da partida. Porém, por falta de provas que sustentassem uma acusação de corrupção desportiva o caso foi arquivado  dias antes da partida. O jogo foi arbitrado por Paulo Paraty e a Polícia Judiciária (PJ) interceptou contactos entre o empresário António Araújo, que mantém negócios com o FC Porto, e um dos auxiliares que fazia equipa com o árbitro do Porto, Devesa Neto. «Eu depois de amanhã ligo-lhe, que eu precisava de, eu precisava de falar com o Paulo(...) que preciso de lhe dar uma palavrinha, está bem?», disse Araújo a Devesa Neto. Neste mesmo dia, Paraty fala com Devesa Neto ao telefone e, pela conversa, o outro árbitro assistente do jogo, Serafim Nogueira, «iria beneficiar o Gil Vicente e um terceiro clube, o FC Porto», segundo refere o Ministério Público de Gondomar no despacho de arquivamento. «O Serafim vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até(...) pelo Minho e pelo norte». Foi esta a troca de palavras entre os dois que levantou suspeitas. Até porque, na mesma conversa, Devesa Neto disse: «Ele também nunca pode fazer muito, o jogo dá na televisão, percebes?». O jogo acabou empatado (1-1) e o MP afirma que, com este resultado, o Sporting perdeu dois pontos e atrasou-se na luta pelo título. No relatório da peritagem ao jogo, são elencados vários lances em que ficaram por punir faltas ao Gil Vicente que poderiam resultar na "possibilidade do Sporting marcar golo". Porém, não foram recolhidos indícios suficientes para avançar com a acusação pelos crimes de corrupção activa e passiva aos intervenientes neste caso.

Março, 1
Escuta relativa a uma meia-final da Taça de Portugal, Pinto da Costa refere uma série de nomes de árbitros que pretendia que fossem nomeados. Um deles voltou a ser Bruno Paixão.“Acho que pode ser o Bruno (...) Não nos apita há muito”, disse Pinto da Costa a Pinto de Sousa, dia 1 de Março de 2004. E Paixão foi mesmo nomeado para esse encontro, em que o FC Porto foi a Braga ganhar por 3-1.

Março, 24
Sequeira Nunes, Presidente do Belenenses, conta a Pinto de Sousa, Presidente do CA da FPF, uma denúncia do Presidente do Marítimo, Carlos Pereira, segundo o qual Rui Alves, Presidente do Nacional presenteava os árbitros que apitavam o Nacional com prostitutas.

Abril, 3
A Polícia Judiciária escuta telefonemas entre João Loureiro e Júlio Mouco, Vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, combina-se a nomeação dos fiscais de linha para o jogo, José Chilrito e José Espada.

Abril, 4
Conversa entre Pinto da Costa e Pinto de Sousa.

Abril, 16
A Polícia Judiciária escuta telefonemas entre Pinto da Costa, António Araújo, António Duarte, em causa está um encontro em casa de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Abril, 20, APITO DOURADO
É desencadeada, no Porto, a operação «Apito Dourado», com a detenção de 16 pessoas, são cumpridos 58 mandados de buscas, de Bragança a Setúbal, envolvendo dirigentes e árbitros de futebol. Entre os detidos contam-se o então presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e líder da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, o dirigente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa e o presidente do Gondomar SC e vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira.
Abril, 21
Segundo dia do processo: foram ouvidos os árbitros detidos no dia anterior, assim como Paulo Torrão, funcionário da FPF, Carlos Silva e António Henriques, do Conselho de arbitragem.
Abril, 22
Pinto de Sousa, presidente do Conselho de arbitragem da FPF, foi ouvido.
O jornal online Portugal Diário noticia que o major Valentim Loureiro terá usado a sua influência política e desportiva para obter favores ilícitos para o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, o ex-presidente do Sporting, Sousa Cintra, Joaquim Camilo da Silva, empresário da construção civil e para o presidente do Paços de Ferreira, Hernâni Silva. É perante estes dados que o Ministério Público acusa também o presidente da Liga de Clubes do crime de tráfico de influências, além do crime de cumplicidade em acto de corrupção.

Lourenço Pinto, advogado - casado com uma juíza do Tribunal de Gaia - e Presidente da Associação de Futebol do Porto, fala com Pinto da Costa e pede bilhetes para o jogo FC Porto - Manchester para quem ele apelida de «o nosso juíz». O nosso juíz chama-se Manuel Lopes Madeira Pinto.

Adelino Caldeira e Pinto da Costa falam sobre Pinto de Sousa

Abril, 24
Valentim Loureiro sai em liberdade, após pagar uma caução de 250 mil euros e ser proibido de contactar os co-arguidos.
José Luís Oliveira, presidente do Gondomar e ‘vice’ da Câmara Municipal da cidade, é interrogado e fica em prisão preventiva. Termina a primeira fase do processo, com 16 arguidos.

Maio, 1
O Semanário Expresso anuncia que o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária, no âmbito das investigações da operação "Apito Dourado" e dos alegados favorecimentos na Câmara do Porto.

Maio, 31
Artur Oliveira, Teófilo Santiago e João Massano são demitidos da Direcção da PJ Porto, em circunstâncias não esclarecidas, mas alegadamente por causa do processo «Apito Dourado».

José Mourinho após vencer a Liga dos Campeões decide assinar pelo Chelsea. Os Super Dragões abrem uma guerra de palavras, ameaças e perseguições ao técnico e à sua família.

Outubro, 17
SuperLiga 2004/2005, dia de Clássico à jornada 6. Olegário Benquerença protagoniza uma das mais escandalosas actuações da arbitragem portuguesa dos últimos anos. Na Luz, o árbitro leiriense e o seu assistente Luís Tavares são os únicos que não vêem uma bola rematada por Petit ser retirada de dentro da baliza portista por Vítor Baía. No mesmo jogo o árbitro leiriense faz também vista grossa a uma claríssima grande penalidade de Seitaridis sobre Karadas (que daria expulsão do grego no início da segunda parte), e mostra ainda um vermelho injusto a Nuno Gomes, que havia sido barbaramente agredido por Pepe.

Outubro, 30
Após um jogo com o Nacional da Madeira, no Funchal, a claque Super Dragões insulta todos os jogadores no aeroporto da Madeira. Raul Meireles é atingido com uma garrafa.

Novembro
A equipa do FC Porto foi criticada após empatar com o Nacional. Derlei envolveu-se numa troca de insultos com adeptos e a claque fez uma espera aos atletas no aeroporto do Porto, à chegada.

Dezembro, 2
A PJ desloca-se a casa de Pinto da Costa, com mandados de busca e detenção, mas o dirigente portista não está, pois teria sido alegadamente informado previamente da operação.
O árbitro Jacinto Paixão é detido no âmbito da investigação de um alegado esquema com prostitutas após o jogo FC Porto-Amadora, bem como Augusto Duarte, José Chilrito e Manuel Quadrado e o empresário António Araújo. São igualmente efectuadas buscas na SAD do FC Porto e Centro de Estágio, em Gaia.

Dezembro, 3
Pinto da Costa comparece no Tribunal de Gondomar. O interrogatório é adiado por quatro dias.

Dezembro, 6
O árbitro Augusto Duarte e o empresário de futebol António Araújo foram chamados a prestar declarações ao Tribunal de Gondomar, no âmbito do caso de alegada corrupção no futebol português.

Dezembro, 07
Jacinto Paixão e os assistentes José Chilrito e Manuel Quadrado foram constituídos arguidos pela juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira.
O presidente do FC Porto é interrogado pela juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira, saindo em liberdade mediante o pagamento de uma caução de 125 mil Euros. Pinto da Costa ficou a saber que está indiciado de cinco crimes: dois de corrupção desportiva activa, dois de tráfico de influências e um de cumplicidade em falsificação de documentos.

Dezembro, 11
Entrevista a Octávio Machado - “Fui o primeiro a falar do Sistema”, na qual refere arranjos de resultados do FCPorto ante Académica de Coimbra e Gil Vicente, então treinados por António Oliveira e na luta pela permanência.

Correio da Manhã
Sábado, 11 de Dezembro de 2004
Entrevista a Octávio Machado
"CM: Ficou surpreendido com as evoluções do processo ‘Apito Dourado’?
OM: – Eu, que ando há quarenta anos no futebol?! Fui a primeira pessoa a falar do sistema. Dez anos antes de Dias da Cunha o fazer. Pensa que alguma vez vou esquecer o que vivi antes do jogo Gil-Vicente-FC Porto na época de Carlos Alberto Silva. Foram os momentos mais traumatizantes da minha vida e da minha carreira. Esse jogo determinava a descida de divisão do Gil Vicente, treinado por António Oliveira, caso a equipa perdesse contra o FC Porto, na altura do jogo já campeão nacional.
Não esquece porquê?
OM - Porque tive de lutar para que mantivéssemos a nossa dignidade.
Sofreu pressões para que o FC Porto facilitasse a vida ao Gil Vicente?
OM - Num telefonema chegaram a dizer-me que eu era a única pessoa do FC Porto que desejava a vitória da equipa frente ao Gil Vicente.
Quem lhe telefonou?
OM – Um amigo. De facto, bem vi aqueles que foram ao balneário do Gil Vicente festejar a vitória da equipa. Perdemos por 1-0, mas não perdemos a dignidade porque não cedo a pressões e disse isso mesmo aos meus jogadores no fim do jogo.
Pinto da Costa deu-lhe a entender que o FC Porto devia facilitar?
OM – Nunca me diria isso porque me conhece.
Algum dirigente do FC Porto o fez?
OM– Há muitas maneiras de fazer pressão. Posso apenas dizer que vivi momentos muito difíceis, mas tenho que deixar alguma coisa para revelar no meu livro. Mas não foi a única vez que me aconteceu. Num jogo entre a Académica e o FC Porto em que se discutia a descida de divisão da Académica, também passei por situações difíceis. Acabamos por ganhar com um golo de Raudnei, infelizmente para alguns, porque não era suposto o FC Porto ter ganho esse jogo à Académica.
Em que época se passa esse segundo episódio?
OM – Quando Ivic era treinador do FC Porto. O treinador da Académica era António Oliveira... – Exactamente.
Foi pressionado, por duas vezes, para não prejudicar duas equipas, treinadas por António Oliveira?
OM– Vivi momentos muito difíceis."

Com a venda de Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho para o Chelsea, há quem diga que parte do dinheiro da venda dos jogadores foi para pagar dívidas de Reinaldo Teles no Casino de Espinho.

2005
Janeiro, 25
Ricardo Bexiga, vereador do PS da Câmara Municipal de Gondomar é violentamente agredido no Parque de Estacionamento por dois indivíduos encapuzados, contratados pela ex-namorada de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado.

Janeiro, 27
Ricardo Bexiga apresenta queixa na PJ contra desconhecidos.

Março, 16
Comerciante de ouro processa o vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira

Abril, 5
A PJ do Porto conclui a investigação da operação «Apito Dourado» e remete para o procurador Carlos Teixeira, da Comarca de Gondomar, um processo com 17 mil páginas. | Ler mais

Abril, 8
PJ admite que o presidente do FC Porto possa estar envolvido no aliciamento do árbitro Augusto Duarte com vista a influenciar o resultado do encontro Nacional- Benfica.

Correio da Manhã
2005-04-08 Investigação:
inquérito da PJ já finalizado Pinto da Costa apanhado a tratar de rebuçadinho (Nacional-Benfica de há dois anos) Pinto da Costa é um dos principais arguidos do Apito Dourado a Polícia Judiciária suspeita que o presidente do FC Porto tenha estado envolvido no aliciamento do árbitro Augusto Duarte a influenciar o resultado do encontro Nacional- Benfica da época transacta. Os investigadores do ‘Apito Dourado’ interceptaram uma conversa telefónica entre Pinto da Costa e um alto dirigente do clube madeirense, na véspera do desafio, da qual resultam indícios de corrupção. O telefone sob escuta era o de Pinto da Costa, e nessa conversa alerta-se para o facto de um tal “A.D.” estar “à espera do rebuçadinho”.
A resposta foi tranquilizadora: o interlocutor que estivesse descansado, “pois está-lhe garantido”. Os investigadores estão convencidos de que o “rebuçadinho” era uma prostituta e que “A.D.” seria nem mais nem menos do que o árbitro Augusto Duarte. Quanto à partida, recorde-se, o Nacional venceu por 3-2, tendo Augusto Duarte tido uma nota positiva pela generalidade da imprensa escrita que relatou o jogo. No final ter-se-ão registado alguns incidentes entre jogadores, mas já sem a presença ou interferência de Augusto Duarte.
O presidente do FC Porto foi confrontado com o teor desta gravação quando foi interrogado em Gondomar pela juíza de instrução Ana Cláudia Nogueira. Argumentou, então, que a interpretação dada a esta conversa estava completamente adulterada e que as iniciais “A.D.” se referiam a uma outra pessoa. A juíza, porém, não ficou convencida, sendo este um dos dois casos de corrupção activa desportiva que lhe imputou. E ponderou, inclusive, decretar a Pinto da Costa como medida de coacção, a proibição de contactar com prostitutas. E só a intervenção do seu advogado, Gil Moreira dos Santos, fez a juíza pensar duas vezes. Perguntou o causídico se o seu cliente deveria inquirir as senhoras com quem pretende entabular conversa “se é, foi, ou será prostituta?”.
Ana Nogueira acabou por recuar. Um exemplo que, todavia, não aplicou quando determinou essa proibição de contactar prostitutas ao empresário António Araújo.
Entretanto, a Polícia Judiciária já encerrou a investigação, cabendo agora ao Ministério Público de Gondomar apreciar os indícios recolhidos, a fim de deduzir a acusação, com a concretização do tipo e quantidade de crimes cometidos A PJ reuniu indícios que serviram para constituir quase duas centenas de arguidos, número que deverá, contudo, ser substancialmente reduzido na acusação.
RUI MENDES VAI A TRIBUNAL
Para a próxima terça-feira, nos juízos criminais de Lisboa, está marcado o julgamento do processo interposto por Nemésio de Castro, antigo membro da Comissão de Arbitragem da Liga, contra Rui Mendes, um ex-árbitro do Marco de Canavezes que esteve na base de uma parte da investigação do “Apito Dourado”. Em Abril de 2001 deu conta ao presidente da Liga Valentim Loureiro – reafirmando depois por carta – de um contacto de Nemésio quando se dirigia para o jogo Campomaiorense-Leiria, do principal campeonato, que interpretou como sendo uma pressão para ajudar a equipa alentejana. Essa interpretação, que não é corroborada pelos seus auxiliares (José Borges, Vítor Oliveira e Luís Miranda), apareceu nos jornais e Nemésio de Castro colocou um processo por difamação e injúrias. Rui Mendes colaborou activamente, recorde-se, com os inspectores do caso “Apito Dourado” e chegou a acompanhá-los a jogos de futebol para os elucidar sobre o tráfico de influências que alegadamente era praticado entre diversos agentes desportivos. Mas depois Mendes foi constituido arguido no âmbito do ‘Apito Dourado’.
"VALENTIM E JOSÉ OLIVEIRA CONVERSARAM"
A medida de coacção imposta pelo Tribunal de Gondomar, que proíbe o vice-presidente da câmara de Gondomar, José Oliveira, de manter qualquer tipo de contacto com o seu presidente, Valentim Loureiro, não impediu que ambos participassem na reunião do executivo de ontem à tarde, nos Paços do Concelho. Após várias faltas justificadas às reuniões ordinárias da câmara, por acordo feito com o Ministério Público para ser libertado da prisão domiciliária em Dezembro passado, José Oliveira esteve pela primeira vez, desde o início do ‘Apito Dourado’, na mesma sala com Valentim Loureiro. Em comunicado, a câmara afirma que "foram escrupulosamente respeitadas as decisões, ainda em vigor, da senhora Juíza do Tribunal de Gondomar". No entanto, o vereador e presidente da Concelhia do PS, Ricardo Bexiga, presente na reunião, garantiu ao CM que Valentim e José Oliveira contactaram "directamente um com o outro”. “Estavam sentados lado a lado e falaram normalmente. Tudo isto é estranho, tendo em conta que acontece no dia em que se sabe que o inquérito terminou. Os tribunais devem agora acautelar o cumprimento da lei e do respeito pela justiça”, concluiu.


Abril, 9
Escutas da PJ comprometidas

Abril, 17
Juíza relaciona Pinto da Costa com corrupção na arbitragem

Abril, 20
Assumidas divergências na estratégia do ‘Apito Dourado’

Balanço de 1 ano do 'Apito Dourado', restrições vão caducar, ainda não há acusados. O inquérito da Polícia Judiciária está finalizado, apontando indícios suficientes para a indiciação de 196 arguidos. Foram efectuadas mais de uma centena de buscas e recolhidos depoimentos de cerca de 400 testemunhas. O gigantesco processo está reunido em 15 mil folhas

António Guedes de Carvalho, ex-observador de árbitros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), acusa Azevedo Duarte, vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA), de ter interferido na classificação que ditou a sua despromoção do cargo no final da última época.

Abril, 21
Erros de Jacinto Paixão ajudam FC Porto a ganhar segundo a juíza Ana Cláudia Nogueira

Abril, 22
Transcrição das Escutas da 'Fruta' no Independente, envolvendo António Araújo, Pinto da Costa, Jacinto Paixão, Luis Gonçalves, Paulo Silva, Celina Fonseca, Danielle e Emanuelle.

Maio, 7
O Benfica perde em Penafiel à jornada 32 e atrasa-se na luta pelo título, com os benfiquistas a reclamar grandes penalidades que Pedro Proença não assinalara. Os encarnados ficam assim obrigados a vencer as próximas partidas. Dependendo de si para se sagrar campeão nacional, o Benfica conquistará apesar de tudo o 31º título da sua história, vencendo o Sporting na Luz e carimbando o título uma jornada depois no Bessa.

Maio, 12
Jacinto Paixão confirma as prostitutas

Junho, 25
No jogo decisivo para atribuição do título de Campeão Nacional de juniores em 2004/05, disputado em Odivelas, o Benfica recebe o Sporting treinado por Paulo Bento, bastando um empate ao Benfica para se sagrar campeão, enquanto que ao Sporting é necessário vencer. Com o resultado a favor do Benfica (1-0, marcado por Zambujo, aos 29 minutos), o árbitro João Capela não sanciona o 2.º golo do Benfica alcançado aos 37 minutos, num lance em que Mário Felgueiras, guarda-redes do SCP foi buscar a bola dentro da baliza numa bola chutada da “quina” da grande-área do lado direito do ataque do Benfica, em que a bola bate na rede interior do lado da bancada desse campo n.º 2 do Odivelas FC e sai devolvida. João Capela ainda expulsaria Blaze Berzovacki, aos 68 minutos, após simulação de Nani e viria a sancionar livres sistemáticos a favor do Sporting. Miguel Veloso viria a empatar a partida aos 80 minutos e nos descontos Djaló conseguiria a volta no marcador, perante uma equipa de juniores benfiquistas destroçada.

O Benfica sagra-se campeão nacional de futebol na última jornada e as arbitragens são agora mais discretas, contudo a pressão anti-benfiquista e a respectiva tentativa de condicionamento ainda se faz notar sobremaneira. Em Penafiel Pedro Proença não viu quatro grandes penalidades,
em Coimbra fica um penalti por marcar sobre Sokota,
Nuno Gomes vê um golo limpo ser anulado frente ao Marítimo com o resultado em 3-3,
o agarrão pelas costas a Nuno Gomes com o Belenenses não é sancionado,
um penálti inexistente sancionado por Jorge Sousa em Guimarães num salto de Romeu com Luisão,
um penálti que não foi assinalado sobre Geovanni em Setúbal com o resultado ainda em branco,
enquanto que por outro lado, nos jogos dos dragões, se assiste a
uma expulsão surrealista de Juninho Petrolina num jogo contra o Belenenses,
um golo de Fabiano nos Barreiros dois metros fora-de-jogo,
um golo também off-side de McCarthy ante o Penafiel no Dragão,
um golo validado após falta de Jorge Costa sobre Ricardo no Porto-Sporting,
agressões impunes de McCarthy, Fabiano, Costinha e Jorge Costa,
um penálti escamoteado a Lourenço no Restelo,
o domínio com a mão de McCarthy no golo ao Rio Ave, entre muitos outros.

Suspeitas em relação ao sorteio do calendário da Liga, alegadamente condicionado. Fica determinado que o Benfica joga fora nos terrenos teoricamente mais difíceis - Alvalade, Dragão e Braga – invariavelmente depois das paragens por causa das Selecções, com pouquíssimo tempo para preparar os jogos. A juntar a isso, acresce ainda o facto de ser sempre antes dos jogos da Liga dos Campeões.

Agosto, 2
Entrevista de Costinha à revista "Sábado", na qual denuncia a perseguição que lhe foi movida pelo líder dos Super Dragões e a inoperância da Direcção portista.

Agosto, 30
As escutas telefónicas da PJ a Pinto da Costa, o presidente do Futebol Clube do Porto, no caso do ‘Apito Dourado’ são válidas, de acordo com um acórdão do Tribunal da Relação do Porto.

Correio da Manhã
(Sobre o Tribunal da Relação validar as escutas efectuadas em virtude do processo Apito Dourado) Pinto da Costa esperava que a Relação anulasse tais escutas, já que a juíza de instrução criminal, Ana Cláudia Nogueira, assumiu, num despacho, não ter ouvido as gravações transcritas pela Polícia Judiciária do Porto, por excesso de trabalho, porque acumulava a comarca de Gondomar com as de Valongo e da Maia.
Mas a Relação do Porto não vê qualquer ilegalidade e por unanimidade considerou que as escutas telefónicas são válidas, pelo que continuarão no processo e servirão para fundamentar a acusação, a cargo do Ministério Público de Gondomar. A decisão resulta de um dos recursos, do empresário António Araújo, envolvido no processo do ‘Apito Dourado’, por suspeita de ter proporcionado uma festa com prostitutas, no Porto, à equipa de arbitragem de Jacinto Paixão, na noite do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, no dia 20 de Janeiro de 2004. A única vantagem de Pinto da Costa é que as escutas telefónicas, no seu caso particular, resultam de conhecimento fortuitos, isto é, não eram objecto da investigação criminal, sendo que parte da sua suspeição só é penalizada até três anos de prisão, pelo que não pode ser susceptível sequer de motivar escutas telefónicas. Pinto da Costa, não podendo ser acusado de crime de tráfico de influência, cuja moldura é de três anos, pode vir a responder por corrupção desportiva activa e falsificação de documentos.

Setembro, 9
Lista de arguidos do 'Apito Dourado'

Setembro, 18
O jogo SCBraga-FCPorto termina empatado 0-0, com o contributo de António Costa. Fica por marcar um pénalti contra o FCP e há ainda outro lance duvidoso na área portista.

Setembro, 23
O vidro traseiro do autocarro benfiquista foi partido durante a madrugada por supostos adeptos portistas.

Setembro, 24
No jogo FCPorto-Belenenses, arbitrado por Bruno Paixão, os portistas chegam ao golo em fora-de-jogo e fica também por marcar um pénalti contra os anfitriões. A equipa de Co Adriaanse beneficia ainda de duas oportunidades claras de golo que resultam de foras-de-jogo não assinalados, a juntar a outra que resulta de um lance irregular em que o Jorginho ajeita a bola com o braço.

Outubro, 2
Dia de Marítimo-FCPorto. O Estádio dos Barreiros é palco de uma arbitragem deplorável de Duarte Gomes. Um golo mal anulado ao Marítimo, um pénalti por marcar contra o FCP, um jogador do Marítimo expulso sem ninguém perceber porquê, e já no tempo de compensação (quando o FCP jogava contra nove) o árbitro deixa ainda passar em claro um atropelamento ao guarda-redes Marcos em plena pequena-área, lance que só não dá golo por mero acaso. O resultado final cifra-se milagrosamente em 2-2.

Outubro, 11
Sumaríssimo a Petit nasce de queixa do FC Porto. O processo sumaríssimo instaurado pela Comissão Disciplinar da Liga teve como origem um requerimento apresentado pelo FC Porto. Em causa uma entrada dura do médio encarnado sobre o vimaranense Targino, no último jogo do campeonato, não sancionada em termos disciplinares.  O Benfica percebeu que a iniciativa do processo tinha partido do adversário de sábado quando recebeu a notificação. É que, talvez inadvertidamente, no documento estava referido que igual cópia seguiria para o FC Porto.

Outubro, 17
Luís Filipe Vieira acusa Pinto da Costa de preparar uma recepção provocatória para o «clássico» do último dia 15, algo que, de acordo com o presidente do Benfica não terá sido concretizado por força da protecção policial que a comitiva dos «encarnados» teve na chegada ao Estádio do Dragão. «Não temos cara de santos como alguns têm, e que depois se tornam vítimas ao dizer que a chegada do Benfica ao Dragão foi um aparato muito grande... o que é verdade».
Luís Filipe Vieira acusou Pinto da Costa de ter pretendido «provocar» a comitiva do Benfica, lançando ainda suspeitas sobre possível conivência com o comissário que habitualmente dirige as operações de segurança no anfiteatro dos azuis-e-brancos. «Esse senhor preparava-se para provocar-nos, mas chegou à conclusão, nessa altura, que não mandava no Dragão, quem mandava era a polícia. Aliás, ficou muito ofendido com o que se passou com o sr. comissário, mas deve estar enganado, pois o sr. comissário não estava a fazer protecção ao Benfica, mas sim alguns favores a esse senhor», acusou.

Outubro, 18
A CD LPFP suspende o jogador do Porto Bruno Alves por apenas dois jogos, depois de i) entrada duríssima sobre o Nuno Gomes; ii) tentativa de agressão com um rotativo; iii) agressão bárbara com cabeçada ao atleta encarnado.

Outubro, 29
O Benfica empata 1-1 contra a Naval no Estádio Municipal José Bento Pesso com algumas razões de queixa da arbitragem de António Costa.

Novembro, 4
A pretensão do Benfica querer inscrever mais um guarda-redes devido às lesões de Moreira e de Quim é indeferida por parte da Liga de Clubes, e o Major Valentim Loureiro acaba por cumulativamente criticar os responsáveis «encarnados» alegando «imprudência».

Novembro, 6
O Benfica empate contra o Rio Ave na Luz a duas bolas, com arbitragem de Paulo Pereira. O árbitro acaba por ser excessivamente condescendente no aspecto disciplinar — salvando de amarelos dois ou três jogadores do Rio Ave, e tecnicamente tem ainda erros vários. José Carlos Santos, seu assistente, depois de cortar duas jogadas de ataque ao Benfica, por offsides inexistentes a Leo e Nuno Gomes, deixa passar em branco o de Gaúcho no lance em que ele haveria de fazer o amortie para o golaço de Chidi. José Veiga reage ao sucedido nestas duas ultimas jornadas, nas quais um penalty é perdoado ao FCP e dois golos contra o Benfica acabam por sonegar 4 pontos.

Novembro, 22
A Comissão disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) abre um inquérito ao avançado Nuno Gomes, na sequência de uma denúncia do FC Porto, após o incidente registado no jogo com o Sp. Braga. Segundo revela a LPFP o inquérito irá «averiguar a conduta do jogador» durante o jogo com o Sp. Braga, onde Nuno Gomes coloca a mão no braço parecendo alegadamente indicar que os jogadores arsenalistas estavam dopados.

Novembro, 27
O Benfica empata na Luz ante o Belenenses (0-0), com mais uma arbitragem polémica de Pedro Proença em desfavor dos encarnados, na qual ficam por assinalar duas grandes penalidades contra o Belenenses (aos 29 e 78m).

Novembro, 28
O FCPorto vence em Barcelos ante o Gil Vicente por 1-0. António Costa fica mais uma vez associado à história de um jogo, quando César Peixoto faz falta sobre Carlitos, ainda na primeira parte, e o árbitro deixa por marcar um penálti a favor do Gil Vicente. O árbitro termina ainda o jogo num canto do Gil, não permitindo a sua marcação, e para a história fica ainda o facto de um dos seus assistentes ter anulado uma jogada perigosíssima do Gil em que um seu jogador ficaria claramente isolado, isto quando estava cerca de meio metro antes do último defesa portista. Já o jornalista Eugénio Queirós do Record, desvaloriza as questões e diz ainda que havia penalty num lance entre Lisandro e o guarda-redes do Gil, apresentando para o efeito uma imagem de ângulo dúbio, quando outras imagens mais esclarecedoras provam efectivamente o contrário.

No balanço da arbitragem até à data, e pese embora erros de Koeman, lesões e relacionados com a constituição do plantel, as arbitragens vergonhosas até à data que escamotearam 7 pontos à equipa:
Gil Vicente na Luz (1), Rio Ave na Luz (2), Naval na Figueira da Foz (2) e Belenenses na Luz (2). Os erros de arbitragem que, eventualmente, beneficiaram o Benfica não resultaram em nenhum ponto em concreto, mas assiste-se a uma campanha dos media passando a ideia que o Benfica havia sido favorecido. Contabilizam-se 6 penaltys não assinalados, 3 golos sofridos em fora de jogo, 3 expulsões perdoadas a adversários, sendo que o Benfica é somente beneficiado em 1 penalty inesxistente e viu ainda uma expulsão ter-lhe sido perdoada.

Dezembro, 3
José Veiga, director geral da SAD do Benfica, defende que «o nível da arbitragem é inferior ao que existia antes do início do processo "Apito Dourado"», mostrando-se indignado com os recentes erros dos juízes"Temos de recuar aos anos 80 e 90 para assistirmos a escândalos como aqueles que temos visto nas últimas jornadas (...) Chego a questionar se o trabalho do Ministério Publico e da Polícia Judiciária terá valido a pena. Julgo que as coisas continuam na mesma ou estão ainda piores do que antes do processo "Apito Dourado".
Continua a existir muita fruta e café com leite (...) É importante que a investigação continue para que as coisas melhorem. Parece que as pessoas têm medo de falar neste tema. Eu não tenho. E, como quem não deve não teme, é fundamental que tudo seja claro, algo que não tem sucedido nos últimos tempos".

Dezembro, 10
O FCPorto vence em Leiria por 3-1, com a equipa local a receber os portistas e a jogar de modo apático, numa partida em que Maciel não joga. Na circunstância o treinador do Leiria dissera «Desde 3ª feira sabia que ele não podia jogar. Os presidentes decidiram assim e a palavra de honra é para cumprir. É claro que não estou de acordo porque os melhores jogadores devem jogar sempre.» De acordo com o art.º 32.º-A (Cedência de utilização temporária) Nas situações de cedência de utilização temporária de um jogador, por parte do Clube a que se mostre contratualmente vinculado a um outro Clube, são nulas e de nenhum efeito quaisquer cláusulas, ainda que estabelecidas ou acordadas entre as partes intervenientes, e nomeadamente entre Clube cedente e Clube cessionário, que, por qualquer forma, visem limitar, condicionar ou onerar a livre utilização dojogador em causa por parte de Clube cessionário na vigência do período de cedência temporária.

Dezembro, 11
Num 'cenário de crise' propalado pela comunicação social, o Benfica recebe e vence o Boavista por 1-0, pese embora Lucílio Baptista tenha perdoado uma expulsão aos boavisteiros e uma grande penalidade cometida sobre Nuno Gomes.

Também nessa jornada resulta a escandalosa expulsão de N´Doye, que sai do campo a chorar pela injustiça que foi alvo. A proeza é de António Costa, e não alheio à expulsão é o facto de na proxima jornada haver um Penafiel-FCPorto.

Dezembro, 13
Processo de Disciplinar n.º 07-05/06 à União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD e à Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD, com origem em condutas eventualmente violadoras dos Regulamentos da Liga, nomeadamente do disposto no art.º 32.º-A do Regulamento de Competições, conexas com a não utilização do jogador Maciel Lima Barbosa da Cunha, no jogo n.º 01.125 "União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD - Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD", realizado em 16.12.2005, jogador aquele que se mostra cedido temporariamente, na época desportiva 2005/2006, à União Desportiva de Leiria, Futebol, SAD pela Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD

Dezembro, 14
'Caso Maciel' - Declarações de João Bartolomeu; «Opção técnica? Com certeza. Mas, como lhe disse, não quero neste momento comentar o assunto.» e de Jorge Jesus; «Acordo entre os presidentes? Não houve referência nenhuma a um acordo para o Maciel não jogar. Repito: ele não jogou por opção técnico-táctica da minha parte. É tudo.»

Dezembro, 15
O FCPorto emite o comunicado «A piada do Luisinho», isto porque Luis Filipe Vieira diz publicamente «Não pode haver fraudes no futebol». No dito comunicado os dragões alegam que o Benfica foi beneficiado na época transacta ao jogar o Estoril-Benfica no Algarve.

Entrevista explosiva de Norton de Matos, então treinador do Vitória de Setúbal, na qual assume ser benfiquista e fala dos salários em atraso. Chumbita Nunes entende que Norton de Matos está a tentar demiti-lo da presidência do V. Setúbal.

Dezembro, 17
Arbitragem tendenciosa de Artur Soares Dias no FCPorto-Penafiel. Bruno Amaro ainda põe o Penafiel na frente do marcador, mas o FCPorto acaba por vencer 3-1 com a colaboração do árbitro do encontro. No final Odair lamenta a dualidade de critérios contra os grandes, enquanto Luis Castro prefere desvalorizar.

Na Luz o Benfica recebe o ultra-defensivo Nacional de Manuel Machado, e a comunicação social dá relevo ao lance do golo encarnado, onde Luisão alegadamente carrega o guarda-redes insular fora da pequena-área. Na 1.ª parte fica uma grande penalidade por assinalar sobre Luisão, e Petit parece ainda ter sido agredido por um adversário. A arbitragem é deJorge Sousa.

Dezembro, 21
O Benfica vence em Setúbal apesar de uma má arbitragem de Carlos Xistra, onde se contabilizam vários foras-de-jogo mal tirados ao Benfica, do mesmo fiscal de linha que em Braga já descortinara foras-de-jogo dos atletas do Benfica que não existiram, e que depois não viu o Bevacqua vários metros offside na 2.ª parte. Em sentido contrário, o FCPorto é beneficiado em Guimarães, com o assistente de Paulo Baptista em evidência, donde resulta uma vitória portista por 2-0.

Dezembro, 23
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulga o mapa de castigos referente à 16ª jornada. Destaque para a mão pesada para com FC Porto e Benfica, devido a comportamento incorrecto dos adeptos. As multas em causa são de 1.850 euros para os encarnados e 1.550 para os dragões e acontecem alegadamente depois do mau comportamento dos adeptos no Bonfim e em Guimarães, respectivamente. A multa do Benfica acaba por ser superior à do rival, ainda que no encontro de Guimarães resultassem cadeiras vandalizadas e atiradas para o relvado e um jovem adepto vicaranense acabado por ficar ferido fruto de um arremesso de um petardo por parte dos portistas.

No Clássico de Hóquei em Patins FC Porto - Benfica, num lance de ataque da equipa benfiquista, um petardo é lançado por um elemento dos Super dragões e rebenta ferindo um jogador Benfiquista.

O director do jornal Record - Alexandre Pais - vem a público pedir desculpas ao Sporting e aos sportinguistas, pelo facto do Departamento Comercial do jornal ter colocado um anúncio em que se apelava aos adeptos para levarem lenços brancos para Paços de Ferreira. O diário passa ainda a ideia no final da época 2004/2005 que o título conquistado pelo Benfica havia sido com base em favorecimentos das equipas de arbitragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário