Oposição a Bruno Carvalho
Surgiu muito recentemente no facebook uma página de oposição a Bruno de Carvalho, intitulada de Perguntas a Azevedo de Carvalho.
Desde logo, muitos ficaram incomodados com o nome da página. Pessoalmente, concordo que o nome talvez pudesse ser outro. Digo "talvez", porque por um lado, demonstram coerência, pelo simples facto de não esconderem o que pensam do actual presidente do Sporting Clube de Portugal. Mas, é um facto que ele tem Azevedo no nome, e, pelos vistos, tem sabido tirar proveito (e já lá vamos).
E por acaso os anteriores presidentes têm "croquete" no nome? Os tais que já estariam presos depois de concluída a auditoria?
Aqui não pode haver dois pesos e duas medidas!
Depois, os mesmos meninos dos "Livres" e afins, aproveitam algumas perguntas de cariz mais provocatório, para generalizar sobre todo o conteúdo, como se não houvessem questões pertinentes!
Outro dos argumentos para deitar a página abaixo, é que uma boa oposição, tem que dar a cara, não dizer mentiras, e apresentar um projecto.
Esta do projecto é que é mesmo de bradar aos céus, quando as próprias perguntas demonstram que o projecto apresentado na altura da campanha-eleitoral não se concretizou, e deixou-se arrastar por uma série de mentiras e contradições que estão por explicar - e que muito bem a dita página não quer fazer esquecer!
É bom lembrar, que Bruno de Carvalho, quando foi oposição nos 2 anos de mandato de Godinho Lopes, fez uma oposição, essa sim, completamente vergonhosa.
Foram mais de 60 entrevistas à comunicação social, muitos posts de facebook, e até idas a Assembleias-Gerais do Sporting. Sempre com o propósito de criar a dúvida na mente dos sportinguistas!
Passado todo este tempo, fico até com a sensação que Bruno de Carvalho o que mais quis foi o insucesso desportivo do Sporting. Se assim não fosse, Bruno de Carvalho nunca teria proferido tantas mentiras e falácias para chegar ao poder. Sim, isso mesmo: mentiras e falácias!
Como referi, todos os meios foram utilizados para fazer uma campanha vergonhosa durante 2 anos: entrevistas à CS, posts de facebook e Assembleias-Gerais.
Vou assim relembrar aos de "fraca memória", o quanto para ele "vale tudo" para atingir os fins, dando apenas 3 exemplos disso mesmo, em intervenções em entrevistas, no facebook e nas Assembleias-Gerais:
Aqui, mal perde as eleições, começa "imediatamente" ao "ataque". Até hoje, alega que teria vencido as eleições de 2011, caso não tivessem sido cometidas irregularidades.
O que é facto, é que ele somente "alega", e nunca deu provas concretas de que efectivamente houveram irregularidades na contagem dos votos. Tudo o resto foram desculpas patéticas para justificar quem efectivamente foi agredido na noite das eleições pelos seus "vasquinhos"...
Ainda em relação ao vídeo, afirmou que o tentaram assassinar com petardos. Pena não ter ido à Policia... Enfim, patético!
Mas, o que é facto, é que conseguiu deixar essas dúvidas no seio de muitos sportinguistas, e conseguiu "jogar" com isso.
Facebook
Este sempre foi o seu "forte". Na véspera do Sporting disputar a 1º Jornada no campeonato de 2011-2012,escreveu um longo post de facebook a criticar, a insinuar, e no "disse que disse", acerca de Godinho Lopes e a sua administração.
Estávamos todos expectantes acerca do novo projecto e, mal ou bem, eram aqueles que nós tínhamos que apoiar e defender. Nessas circunstâncias, os sócios e os adeptos têm que dar o beneficio da dúvida. Temos que estar unidos.
Para Bruno de Carvalho, era mais importante escrever um post de facebook a criar dúvidas no seio dos sportinguistas, precisamente antes do Sporting começar um novo ciclo.
Assembleia-Geral
Em Abril de 2012, apelou aos sócios para chumbarem as propostas da então direcção, porque a solução para o Sporting estariam nuns fundos russos e americanos que chegariam aos 120 milhões de euros.
Passados 4 anos, as soluções-financeiras continuam a ser as mesmas de sempre.
Mais uma vez, tentou criar dúvidas no seio da família sportinguista a todo o custo!
Durante esses 2 anos, ninguém tentou amordaçar Bruno de Carvalho e os seus apoiantes. Não houve processos, nem expurgas. Nada.
A falar verdade ou a mentir, Bruno de Carvalho tinha legitimidade para criticar. Da mesma forma que ele e os seus apoiantes não podem estranhar que hoje se possa criticar a administração de Bruno de Carvalho. É uma questão de coerência... E mais que coerência, é uma questão de democracia.
Pena é, que nem todos "joguem limpo" numa democracia. No caso do Sporting, ficaríamos todos a ganhar se fossemos honestos e verdadeiros uns com os outros. Mas os egos, por vezes, são terríveis...
Hoje é com uma tremenda "lata" que afirmam: "se queres criticar, dá a cara nas Assembleias-Gerais!"!
PS: Este artigo já tinha sido publicado no dia 7 de Junho. Apenas alterei a introdução e o porquê de ter escrito o post. Na altura Carlos Severino tinha sido ofendido só por ter afirmado que "em principio vai surgir um candidato fortíssimo contra Bruno de Carvalho".
Quem abriu o precedente e despoletou esta guerra-surda no facebook sabemos nós quem foi! Portanto, tenham um pouco de decoro!
O programa-eleitoral de Bruno de Carvalho de 2013 contém várias promessas que não se chegaram a cumprir [especificarei tudo num outro artigo].
Um dos pontos dizia o seguinte - acerca do papel do treinador:
«Quanto à sua equipa de futebol profissional, o Clube tem que inverter completamente a lógica organizativa e a visão que tem da estrutura que dirige o futebol. É o clube que tem que criar uma estrutura que governe o futebol, FUTEBOL E ACADEMIA bem alicerçada, competente, com práticas estabelecidas. Quem chega – treinador, equipa técnica, jogadores ou outros elementos ligados ao futebol – é que deve integrar-se nessa estrutura, nesses métodos e filosofia de trabalho. Para que isso aconteça é necessário que essa estrutura seja absolutamente irrepreensível, responsável, solidária, leal e coloque sempre em primeiro lugar os superiores interesses do Clube.
O treinador deverá ser sempre escolhido tendo em atenção a sua adaptação à filosofia do clube, nomeadamente tendo apetência pelo aproveitamento da excelente capacidade que o Sporting Clube de Portugal apresenta na formação de novos jogadores (infelizmente, raramente aproveitados como deveriam ser), com um perfil formador, boa capacidade de comunicação e experiência.
O treinador será mais uma peça de uma máquina que tem que funcionar em pleno, uma peça importante evidentemente, mas nunca um ser genial e providencial a quem se pede que resolva todos os problemas da equipa e, por vezes, até do próprio Clube.»
Passados mais de 3 anos, temos connosco Jorge Jesus, que na mais recente entrevista ao Record afirmou:
"Quando cheguei ao Sporting, ao fim de um mês quis ir-me embora. Pensei: 'o que é isto?' Mas o presidente deu-me força e disse-me que as coisas iriam resolver-se"
Aqui diz o que pensa sobre os 2 anos de mandato de Bruno de Carvalho. Ou então foi simplesmente uma posição de força dentro do clube. Se ele diz que havia coisas que se iriam resolver quando só lá estava há 1 mês, é porque "estrutura" era algo que o Sporting não tinha.
"Mudei o Sporting todo por dentro, em termos de estrutura (...)"
A confirmação de que a estrutura do Sporting não era "nada".
" (...) e aí o presidente tem sido um elo de ligação fantástico porque não se nega a nada (...)
Ora aqui parece-me que afinal o presidente é que é se integrou na estrutura, ao contrário do treinador.
" (...) Ele também tem muita ambição"
Aqui em condições normais era escusado dizer isto, porque se há alguém dentro de uma estrutura que tem que ter ambição é o presidente.
Embora ambição tenhamos todos, desde o presidente, treinador, passando por nós sócios e adeptos. Sempre assim foi.
Como eu já tinha escrito num artigo de Maio passado, Bruno de Carvalho está nas mãos de Jorge Jesus.
E está nas mãos de Jorge Jesus porque o seu projecto para o futebol fracassou completamente. De facto, Bruno de Carvalho quis ser o centro de tudo e todos.
Contratou bons treinadores, é verdade. Treinadores esses que foram responsáveis pela retoma do futebol do Sporting.
Mas não soube coabitar com eles.
- Bruno de Carvalho desbaratou nas duas primeiras épocas muitos milhões em jovens estrangeiros de qualidade duvidosa\nula, sem dar cavaco a ninguém!
- Sentou-se no banco de suplentes para marcar uma posição dentro do plantel.
- Encostou jogadores sempre que se incompatibilizava com algum deles.
- Criticava de forma pública o desempenho da equipa.
- Inclusive, criticou de forma pública as opções do treinador, pelo facto deste não pôr a jogar os tais jovens estrangeiros de qualidade duvidosa (mais tarde também desprezados por Jorge Jesus).
- "Obrigou" até o treinador a meter jogadores da equipa B na Taça da Liga.
Este tipo de práticas dentro do próprio clube geraram desgaste, e houve um claro choque entre presidente e treinador [Marco Silva].
Bruno de Carvalho quis despedi-lo em Dezembro quando o Sporting ainda estava em todas as competições. Como sabia que tinha sido ele a criar o mau ambiente entre os dois, e não tinha a razão do seu lado, pediu ao José Eduardo para fazer o trabalho sujo. Mas os adeptos não acreditaram.
Os adeptos gostavam do treinador Marco Silva, e para o despedir somente por razões de ordem pessoal entre os dois, só o treinador bicampeão pelo Benfica o poderia salvar de não cair naquele momento da sua "cadeira de sonho" (ou emprego de sonho?)! Daí até pagar 5 milhões\ano ao treinador era inevitável do ponto de vista do presidente.
Felizmente para Bruno de Carvalho, Luís Filipe Vieira não pretendeu continuar com Jorge Jesus, tendo em vista um novo paradigma no projecto do futebol encarnado. As circunstancia do pai de Jorge Jesus estar doente, e do próprio Jesus e do seu pai ter uma ligação sentimental ao Sporting, também pesaram.
Dou até muito mais mérito a Bruno de Carvalho pelas contratações de Leonardo Jardim e Marco Silva, do que propriamente Jorge Jesus. Digamos que todas as circunstancias ditaram a ida de Jorge Jesus para Alvalade.
Tendo em conta tudo o que levou à ida de Jorge Jesus para Alvalade, o projecto de Bruno de Carvalho fracassou, e este passou a ficar refém do próprio treinador.
Imaginem que na época passada Jorge Jesus tinha batido com a porta após uma época sem títulos. Em que posição ficaria Bruno de Carvalho? Pois...
E quando um presidente está tão dependente da manutenção\sucesso do treinador, é a prova provada que há mais do que legitimidade para que nas próximas eleições se discuta o futuro do clube.
É que não é só a questão do futebol. Muito há para discutir sobre o futuro do clube e o que ele será em várias vertentes no médio\longo prazo. Por exemplo, ao nível da comunicação, a nível financeiro, da relação com os sócios, o que tem sido feito na formação, as promessas que não foram cumpridas, etc etc [ficará para outro artigo].
Quem sabe, se o próprio Jorge Jesus não precisará de um outro perfil de presidente dentro da sua própria estrutura, caso este pretenda cumprir os restantes 3 anos de contracto. E este, poderá ter um papel fundamental nas próximas eleições.
Todavia, um treinador ter o clube na mão, e o presidente estar refém do cargo (emprego) e do próprio treinador, nada tem de positivo. Pode dar azo a que os interesses e as ambições pessoais de ambos no imediato, choquem com os interesses do clube no médio\longo prazo.
PS: Nos meus arquivos lembrei-me de que tinha por aqui "perdido" o jornal i da semana em que Jorge Jesus veio para Alvalade e houve toda aquela polémica pela forma como Marco Silva foi despedido. O entrevistado curiosamente foi um antigo presidente do Sporting, o Drº José Roquette.
Acerca desse tema de então, as suas declarações foram curiosas - e hoje tudo começa a fazer sentido:
" Há formas e formas de se tratar o treinador e o que está a acontecer com Marco Silva vai tornar o futuro do clube mais difícil, até a substituição futura de Jorge Jesus, uma vez que este processo não foi tratado como devia e não garantiu lisura alguma."
Palavras sensatas. Claro que se ganharmos todos dirão que foi uma aposta ganha, e ai não haverá nada a dizer.
Mas, e se não ganharmos?
E vou até mais longe: até o processo eleitoral será mais uma vez uma farsa, porque Bruno de Carvalho apresentará como trunfo um treinador que de facto tem sido relevante, mas que faz de si uma peça-decorativa, somente para assinar papeis.
Os 8M de JJ
Fiquei estupefacto quando o jornalista da SIC, Rui Santos, afirmou que para Jorge Jesus permanecer em Alvalade, teve que renovar o contrato com um aumento de ordenado de 2 milhões! Feitas as contas, o seu ordenado já vai em mais 8 milhões de euros por época!
É inacreditável!
Ainda esperei por um eventual comunicado do Nuno Saraiva a desmentir o que foi dito por Rui Santos, mas este não escreveu uma única vírgula; assim como o próprio Bruno de Carvalho não se referiu ao tema na sua última entrevista, precisamente na SIC.
Portanto, significa que é verdade: afinal, Jorge Jesus não foi aumentado de 5 milhões para 6 milhões. Foi aumentado de 6 milhões para 8 milhões!
Se pagar 6 milhões já é uma loucura, acrescentar mais 2 milhões após uma época em que fomos ridicularizados pelo próprio Jorge Jesus, é o cúmulo da estupidez!
Sim, ridicularizados! Ridicularizados na Liga Europa, na Taça da Liga, e ridicularizados pelas declarações do próprio Jorge Jesus em relação ao treinador do Benfica, ao ter dito que não o considerava treinador.
Declarações que só deram força ao Benfica para atingir o seu tricampeonato, enquanto que nós... nós "BOLA"!
Mas, os fervorosos apoiantes da tão apregoada cultura de exigência do "novo" Sporting até gostam, e foram assim festejar o 2º lugar para Alvalade!
Enfim, contradições naturais de quem tem uma "agenda própria".
Após esse sinistro sucedido, Jorge Jesus renovou contracto, e afirmou que com base no que viu nessa noite em Alvalade, sentiu que seria connosco que teria que caminhar.
Passados cerca de 3 meses, só através do jornalista da SIC soubemos que afinal, as razões que levaram Jorge Jesus a não bater com porta e a renovar contracto, foi um generoso aumento de ordenado!
Se dúvidas houvessem, Bruno de Carvalho está refém de Jorge Jesus para se manter na sua cadeira (emprego) de sonho, e o Sporting Clube de Portugal aparenta estar cada vez mais refém de um treinador, e pela ignorância de muitos, até do próprio presidente o Sporting está refém!
A forma como tentaram ocultar o vencimento de Jorge Jesus é só mais uma evidência de como os sportinguistas têm sido tratados como "carneiros"!
Como eu escrevi num post anterior, foi a imaturidade de Bruno de Carvalho que nos levou até aqui. Agora... agora é rezar para que no fim de todo este circo, ao menos tenhamos ganho pelo menos 1 campeonato. Porque aquilo que irá sobrar... é um completo vazio.
Um "vazio" que está a ser construido com muitas mentiras, muitas falácias, muito oportunismo; que estão a dar azo a uma falta de valores e de identidade que poderão pôr em "cheque" o futuro do Sporting Clube de Portugal.
Veja-se o que se está a preparar com o "tribunal popular" para julgar os antigos presidentes. Em tempo de eleições, isto calha que nem ginjas! O nosso clube pode cair no ridículo perante o país, mas o que interessa isso? Afinal, o Sporting é nosso! Ou não...
Enfim, tudo normal e natural num Sporting dirigido por gente menor para menores!
Num clube com uma forte-identidade, os comportamentos de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus seriam admitidos pelos seus sócios e simpatizantes? Será que no FC Porto todo este circo que não deu em qualquer título seria admissível? Ah, claro!... estávamos em 7º lugar e tal...
E enquanto assim formos, dúvido que algum dia sejamos um clube vencedor com muita regularidade, sem nunca pôr em causa a identidade e o que representa um clube como o Sporting Clube de Portugal.
O meu padrão não é uma época em que terminamos em 7º lugar. Pois apesar de ser relativamente jovem, o meu padrão é aquele Sporting de 2000 até 2009. Aquele Sporting campeão, de vencedor de Taças e de Supertaças, de idas à Champions, e até de finais europeias. E isto, sem o circo e a lampionização que o clube tem sido sujeito desde há uns anos a esta parte!...
Comentários Interessantes de adeptos lagartos
1- Se me permite, gostaria de colocar aqui um assunto relativamente á academia.
Como sabemos não é por acaso que a academia está como está, mas sim devido á incompetência de quem assaltou o clube.
Os métodos utilizados na academia são de coação,tentavivas de manipulação dos jovens, violência psicológica para com jovens e adolescentes.
Um dos métodos utilizados através desses expedientes,é forçar os jogadores a assinar contratos, sem qualquer tipo de remuneração.
É interessante esta teoria.
Um indivíduo sem qualquer preparação para o cargo que ocupa ganha 10 mil euros, fora o resto, e que não irá render nenhuma mais valia ao clube, pois nem dado o querem, e jogadores que poderão ser futuras mais valias, são forçados a assinar contratos sem vencimento.
E croquetes eram os outros, e demais demagogia, pois!
É esta a cultura de excelência, e a champions da gestão, encher os bolsos á custa do clube, e quem vier a seguir que se desenrasque.
2 - Há cerca de 1 ano e meio, li umas conversas no facebook, que tantos os putos como os pais deles estavam muito tristes e revoltados pela pouca sensibilidade que os responsáveis actuais têm na gestão da formação.
O Virgílio - que esteve mais de 20 anos sem ver uma bola, e que passou de vendedor de eletrodomésticos a homem forte da academia - foi acusado de não ter qualquer sensibilidade, e que só sabia gritar e ralhar aos miúdos.
Anualmente gastávamos 5 milhões de euros na academia, e do nada, reduziram para metade (como se fosse por ai que o Sporting equilibrasse as finanças).
Portanto, o que o caro comentador denuncia, não me surpreende...
Daqui a uns 10 anos, veremos quantos seniores formados no Sporting teremos na nossa Selecção...
3 - Sem paciência para tanto pão e circo!
"Hoje a nação portuguesa e sobretudo a sportinguista foi surpreendida por um artigo absolutamente patético sobre uma alegada acusação do Presidente do Sporting Clube de Portugal sobre a idade de Renato Sanches e onde se fazem uma série de juízos de valor e carácter que vão ter a devida análise pelo departamento jurídico da SAD.
O Presidente do Sporting Clube de Portugal disse, e repetiria, que não gostava de ver um atleta, a quem muitos jornalistas e comentadores na comunicação social questionavam a idade, e que por isso o Benfica deveria acabar com essa especulação apresentando a sua certidão de nascimento, coisa que achou por bem não fazer."
Afinal era tudo mentira!
O mitomano, afinal queria defender o jogador!
Aonde pode chegar a canalhice!
E o Sporting a servir de plataforma, para este parasita!
4 - De Maria C a 22.07.2016
Não sou bruxa, mas temo que este presid(em)ente vai ter o rabo colado na cadeira do Poder por mais uns anos...! Voz de bagaço, ameaçador, amargo, malvado, malcriado, manipulador, odioso, provocador, criançola, fanático anti benfiquista mais do que sportinguista, prepotente, arrogante, aproveitador, deslumbrado, bimbalhão, empresário frustrado, descarado, etc e etc!
Desde quando é que uma pessoa normal processa sócios do seu clube? Fosse educado e com classe, trataria do assunto com discreção, sem alardes, Mas o homem tem de ser o protagonista em todas as situações. Tem de se evidenciar custe o que custar! No fim, perde quase todas.....até com não sócios!
É mesmo muito perigoso lidar com ex falidos que de repente, entram na rota dos ricos, neste caso, novo rico.
Acordei agora e falar desse senhor, causa-me náuseas! Já deixei bem o que penso do homem, não lhe desejo mal algum, mas que desapareça do SCP! Emigre pois com o patuá que tem,ser-lhe-á fácil arranjar um trabalho de vendedor ou assim.! Seja muito feliz com a sua família, longe de Alvalade!
O Sporting é um clube de respeito e este senhor faz dele, a comédia de Portugal! Que raiva!
No estrangeiro, é visto como um palhaço malcriado, por muitos.
Na pequena comunidade em Lausanne, onde há muito mais benfas que sportinguistas, estes nada fazem, não se sentem com coragem para defender esse narcisista incurável.
Tenhamos paciência que o dia da verdade está mais perto com certeza!
Vamos aguardar serenamente!
5 - Comentador desportivo
Sim, concordo em absoluto no que refere à campanha suja, torpe, etc. Tudo isso que se resume numa palavra: miserável. Tem toda a razão.
A questão é que Bruno de Carvalho é algo mais do que um indivíduo invulgarmente miserável, pois tem uma sagacidade fria e pragmática que se esconde atrás de uma conversa de trampa. É essa sagacidade que permite que alguém cujo único currículo é o de abrir e fechar empresas, consegue que pessoas com algum currículo na vida andem atrás dele com pézinhos de lã. Veja-se Bacelar Gouveia, Rogério Alves, Carlos Vieira e tantos outros que com maior ou menor dose de hipocrisia ou de oportunismo por ali andam a ver o que sobra para eles.
Bruno de Carvalho soube arregimentar sportinguistas sérios que desejam o melhor para o seu Clube e que acreditaram nele. Muitos perceberam o que ele vale e afastaram-se, mas outros sonham com o título de campeão e pensam que o farsolas ainda pode ser útil. Alguns foram grandes e inesquecíveis jogadores ou atletas do Sporting.
Em conclusão, ele é miserável, mas é também sagaz e farsolas. E foi essa componente pessoal que lhe permitiu perceber o caminho eficaz para ganhar as eleições e para se ir aguentando no poder. Por isso é que a presidência dele terá consequências que se prolongarão no tempo e que se tornou indispensável que um homem honesto se torne o próximo presidente do Clube.