O Tribunal Popular do Fuhrer de Alvalade
Tribunal popular ou colectivo de Alvalade. Começou com Roquette, acompanhado do seu advogado. A provecta idade do ex-presidente retirou-lhe lucidez e fê-lo satisfazer-se com pouco. Uma audiência sem história.
Depois foi o dia de presença de José Eduardo Bettencourt e de Luiz Godinho Lopes na travestida "comissão". Se a primeira presença se esperava, já a última apenas se compreende pelo facto do engenheiro querer "por os pontos nos is" junto de adeptos, isto para quem, como ele, processou Azevedo de Carvalho, sede em que Bruno terá de prestar contas. Ainda assim eu não o teria feito.
Bettencourt não foi só. Acompanhavam-no 3 (!) advogados 3, um dos quais um ilustre sportinguista. Quando se chegou ao tema "comissões" Bruno começou a não gostar da história tais foram os números comparativos que foram esgrimidos pela outra parte a este propósito.
Nesse dia, em que Godinho Lopes também foi ouvido, marcaram presença, pelo Sporting, entre outros, Azevedo de Carvalho, Marta Soares, jovens membros das emudecidas claques e o único personagem que dominava os dossiers em questão, Nuno Silvério Marques, este quiçá lembrado dos seus velhos tempos de Colégio Militar.
O bombeiro de Vila Nova de Poiares teve (mais) um dia negro. Confrontado, na audição deste, com o facto de ter sido um entusiástico adepto de Godinho Lopes, o comendador Marta Soares tremeu e, à falta de outros argumentos,e perante o olhar desconfiado da plateia, saiu-se com a única estirada possível: a de que se tinha enganado quando havia tecido públicas loas a Godinho, perguntando, em voz alta, e visivelmente incomodado, se não tinha direito ao erro.
Foi o começo do incêndio que antes ameaçara já pegar com Bettencourt.
E o fogo alastrou mas para o lado menos esperado tal a força do vento na sala. Da parte do Sporting, Bruno, qual delegado do Ministério Público, abre o libelo acusatório e dispara balas contra o seu antecessor, falando, essencialmente, dos gastos por época. Godinho, que chegara sozinho e sem advogado, e revelando um apreciável domínio dos dossiers e dos números, mesmo os actuais, respondeu-lhe à altura e demonstrou-lhe que os gastos do consulado de Carvalho eram, afinal, bem superiores aos seus. Carvalho, atordoado, afinou e nunca mais se recompôs. Visivelmente agastado e não esperando estar a ser derrotado em casa, precisamente na área em que, supostamente, "dá cartas", abandonou o recinto de jogo. E, quando se esperaria que retornasse nem que fosse para uma tentativa de "faena final", de Bruno nem mais uma sombra se viu. Partira para não mais regressar deixando os seus pares órfãos do "Querido Líder"!. O desapontamento entre os seus apaniguados era já indisfarçável...
No final de 7 horas de tribunal com Godinho, a que se somaram as 4 de Bettencourt, o plano de Bruno falhara. No momento final em que se esperava que as coisas ficassem por aí, eis que o ausente Bruno teve de "engolir novo sapo". Virando-se para Godinho Lopes, dois associados representativos de sectores do clube, envergonhados com tudo o que se passara e afirmando não se rever naquele tipo de postura, pediram-lhe desculpa.
Era o fim de festa e o porquê de Godinho Lopes ter publicamente declarado "sair mais aliviado de Alvalade". Bruno, esse, ainda não acredita que o tribunal de "faz de conta" que resolvera criar lhe trouxesse, afinal, tanta dose de arrependimento.
Comentário de Sortinguista:
Bruno de Carvalho de inteligente nada tem, já fez a cama em que se vai deitar mas alguns dias de fama ninguém lhe tira. Pobre criatura que aos poucos e poucos vê a viola em cacos, mas não está só e quando a noite das facas longas chegar, mais cedo do que se pensa, à personagens que também têm de assumir responsabilidades nesta estratégia suicida, nomeadamente; o bombeiro, Bacelar e alguns "opinion markers" que de uma forma acrítica prestam vassalagem a alguém que na história vai ser conhecido como "Bruno o impostor".
As audições dos ex-presidentes no tribunal popular de Alvalade correram de forma desastrosa para o "Querido Líder".
Mas, afinal, para Azevedo de Carvalho isso até nem terá sido o pior. Está "guardada a sete chaves" no cofre leonino, com acesso hiper restrito a Azevedo de Carvalho e ao comendador Marta de Vila Nova de Poiares, uma "carta bomba" que, vinda do defensor de Dias da Cunha, foi recebida no Sporting. Quando a leu Bruno estremeceu tal a virulência da mesma e imediatamente deu ordem de clausura ao documento.
O repto fica aqui lançado: divulga a carta Bruno, dá-a a conhecer depressa, para que todos saibamos o seu conteúdo. Divulga-a, vá lá. O que esperas rapaz? Há alguma coisa, alguma coisinha que seja que pretendes esconder?
Retirado do "Observador" de hoje, uma parte da entrevista de Rui Tovar ao Manaca, que vive no Canadá.
"Quais princípios?
Repare só: diz-se que o Sporting esteve em Angola para abrir academias, ok? Vão para lá e a primeira coisa que fazem questão de pedir é três milhões de dólares aos angolanos. Quer dizer, queriam que lhes pagassem? Mas o interesse é só dos angolanos? Onde é que o Sporting quer ir assim? Não vai a lado nenhum.
Estão a pensar o quê? Que Angola é a república da banana do passado? Que eu saiba, o Benfica também tem uma coisa dessas [academia] e não me lembro de ter pedido dinheiro."
Um Lagarto Sem Palas
O Sporting não precisa de um presidente que, por exemplo:
- Precise do Sporting para ter um ordenado.
- Confunda defender o Sporting com má-educação.
- Faça uma caça-às-bruxas em relação aos seus antecessores, na ânsia de secar tudo à volta.
- Divida os sportinguistas entre "bons" e "maus".
- Divida o Sporting num "antes" e num "depois" de si próprio.
- Se agarre ao poder a todo o custo.
- Se sente no banco de suplentes, mas nos momentos adversos ficar à margem do grupo.
- Rasgue contratos e perca processos em tribunal.
- Tenha tendência para se incompatibilizar com os seus próprios treinadores e jogadores, não os aproveitando desportiva e financeiramente ( Marco Silva, Carrillo, Dier, por exemplo).
- Fale mais do Benfica do que do próprio clube só para desviar atenções de questões pertinentes, espicaçando-os e unindo-os ainda mais.
- Se exponha no banco de suplentes ao ser expulso e castigado.
- Transformar as Assembleias-Gerais em cultos de personalidade, com monólogos que duram horas, em que se dispara para todas as direcções - ao nível de um Kim Jong-un.
- Ridicularize a história do Sporting como fez no célebre almoço de Alenquer, ou quando afirmou que "o Sporting não era conhecido internacionalmente" antes de si.
- Profira termos como "nádegas com trampa", "belfofil", e que daria um pontapé no rabo de um árbitro.
- Acuse os outros de "tachos e tachinhas", mas meter o Virgílio na formação (coincidindo com o pior período da história da academia).
- Comunique pelo facebook, mas que se ausenta nas reuniões da Liga.
A lista de tantas práticas que têm que ser "expurgadas" é quase interminável!... Fico-me por estas.
O Político Carvalho
Dizia eu em 2012 ou 2013 que o SCP mais parecia um partido politico, onde por incrível que pareça os da mesma cor que querem o "poder" preferem que os da sua cor percam para terem caminho livre para chegar ao desejado poder.
Infelizmente o SCP foi isso, e digo-o abertamente o politico Carvalho nunca terá o meu voto, nunca terá o meu "like", nunca será sequer por mim uma pessoa que me mereça qualquer tipo afecto mas como é presidente do meu clube desejo-lhe sorte e sucesso.
Este últimos dias/semanas têm sido tenebrosas, começou pela audição aos presidentes. Recuemos, o Politico Carvalho e a sua lista de apoiantes próximos (que hoje são funcionários do clube) passou 2 anos a denegrir a imagem de todos os que antes estiveram no SCP, usou tudo, a calunia o boato a mentira para que a sua imagem de salvador fosse enaltecida. Realizou uma auditoria para "prender" os bandidos, auditoria essa que pariu um valente rato, agora temos umas audições que no final de tudo ainda vamos ter o politico Carvalho a pedir desculpa a todos eles e com o rabinho bem entre as pernas, mas que importa isso se lhe valer mais um mandato? O politico carvalho faz tudo o que for preciso.
O politico Carvalho apontava Ricciardi como o cabecilha de todo o mal do clube, como precisou dele (como todos os outros precisaram) para avalizar e intermediar a reestruturação (que estava feita) passou a ser um "bom sportinguista"... O politico Carvalho faz tudo o que for preciso.
O Politico Carvalho disse este fim de semana "que não quer um SCP sem tolerância e que não deixa os sócios falarem", mas o Politico Carvalho é o mesmo que não há muito tempo processava sócios em catadupa e falava em "governos sombra" pedindo em seguida para não o deixarem cair? Engraçado que o Politico Carvalho perdeu TODOS os processos que colocou aos sócios, repito perdeu TODOS, e quadruplicou os custos judiciais e honorários com advogados nesse ano... tudo pago não pelo Politico Carvalho mas sim pelo SCP, mesmo que os processos tenham sido em nome individual.
O Politico Carvalho passou 2 anos a falar dum golpe nas eleições de 2011, golpe esse efectuado por membros de uma claque, quis ir para tribunal, gritou, berrou, novamente na base da calunia, boato e mentira. Hoje em dia o politico Carvalho anda com as mesmíssimas pessoas de braço dado, aqueles que tinham cometido um crime, aqueles que tinham que ser desmascarados... O politico carvalho faz tudo o que for preciso.
O Politico Carvalho traz para si a responsabilidade do empate inacreditável em Guimarães, num espaço de 15 dias temos 2 resultados pouco "simpáticos" (3-1 em Vila do Conde) e vemos o Politico Carvalho ou a chamar até si a responsabilidade do empate ou a dar um voto de confiança à equipa (após a derrota em Vila do Conde). Curiosamente foi em Guimarães que se assistiu ao maior ataque alguma vez feito a um funcionário do clube, com o Politico Carvalho a arrasar a equipa e treinador, a colocar um pasteleiro (José )e o doutor a fazer o papel sujo na comunicação social, inclusivamente a pedir para o pasteleiro se encontrar com o funcionário do clube num parque de estacionamento.
Mas é interessante a mudança de comportamento do Politico Carvalho, deu ao General Silva uma arma de plástico e um exercito cheios de recrutas impreparados de países de 3º mundo e apesar de não ter ganho a guerra saiu de lá com uma medalha de mérito. Ao General Jesus deu-lhe armamento pesado e um exercito de especialistas, teve com 8x mais elementos que o inimigo, lançamos os foguetes e acabámos por perder a guerra e nem medalha de mérito conseguimos, viemos mesmo de mãos a abanar para casa. Resultado disto, ao General Silva o pasteleiro e o Doutor disseram que medalhas de mérito não chegam para a grandeza do clube e foi mandado para policia de transito, ao General Jesus o Doutor e o pasteleiro até pediram para o povo saudar a derrota na guerra, e o general subiu para chefe maior das forças armadas.
O SCP realizou uma AG este fim de semana, contou com 150 sócios. O Politico Carvalho quando queria chegar ao poder dizia "independente da minha opinião pessoal é triste verificar que tão poucos sócios se interessam com o que de facto se passa no nosso clube" e continua" (...) cerca de 30 mil sócios pagantes, mesmo assim em 30 mil sócios a participação é muito fraca" e termina com "e assim tudo é aprovado de qualquer forma e o SCP precisava de ver as coisas aprovadas por todos os sócios e não pelos mesmos 200". Talvez o Politico Carvalho queira explicar como agora apenas 150 lá vão. Isto ainda sendo reforçado pelo facto de segundo anuncia hoje sermos 150 mil sócios.
Mas nessa AG o Politico Carvalho voltou a falar em "ratos", no dia anterior tinha dito que "queria não queria um SCP sem tolerância e que não deixe os sócios falar". Isto vindo do Marioni, vindo de um Politico que tem uma equipa nas redes sociais com perfis falsos a passar a mensagem, o Politico que passa a mensagem que quer através de blogs, fóruns e paginas de facebook amigas outras criadas para o efeito, tem a lata de falar em ratos? Claro que tem, o Politico Carvalho faz tudo o que for preciso!
Por fim, o politico Carvalho como qualquer bom politico tem que deixar obra feita, vamos ter a inauguração do pavilhão para o mês das eleições, estou convencido até que a inauguração será no fim de semana anterior. Aposta louca nas modalidades, para ganhar tudo internamente e obrigatoriamente temos que limpar alguma competição internacional em Futsal, Andebol ou Hoquei, o investimento assim o obriga.
O Politico Carvalho tanto preza o respeito pelo clube, foi o responsável por trazer para o clube Marcão, Carlos Carneiro, foi agora buscar Marco Fortes e ofereceu 1 Milhão de euros por ano ao Ricardinho, tudo sujeitos que ofenderam o clube sistematicamente em várias declarações e em todos os jogos contra o nosso clube. Um deles consegue ser inclusivamente capitão de equipa o que digo sem problemas me enoja.
Por outro lado, dispensa João Benedito que sempre disse, nos últimos 8 anos, que a única coisa que queria era estar presente na inauguração do pavilhão, talvez o jogador mais carismático e reconhecido pelos sportinguistas. Talvez seja esse o problema do Politico Carvalho.
SCP apresentou uma proposta ao melhor ciclista de uma equipa portuguesa Gustavo Veloso da agora W52-Porto. Relembrar que o Politico Carvalho depois de ter tudo acordado com a W52, diz que desistiu do acordo porque a W52 era uma equipa com um historial de Doping, mas agora o Politico Carvalho quer ir buscar o melhor ciclista dessa equipa com historial de doping, porque certamente deve ser o único atleta "limpo".
Para terminar, o Politico Carvalho não precisa de ter medo, irá ser reconduzido no clube, quem o tirará do clube não serei eu nem quem não gosta dele, será quem lhe agora dá-lhe palmadinhas nas costas, esses são sempre os piores.
Perguntas de Sportinguistas ao AlCalotes (cont.)
59 - A bem da transparência que apregoa, pode informar os sócios do clube sobre em quanto tempo (anos?) vai o Inter pagar a transferência do João Mário?
Já agora, desculpe lá a insistência, pode informar os sócios se existe algum empresário a facturar sobre esta transferência? Quem e quanto?
Agosto 15 .. B.Ruiz, J.Pereira, Teo Gutierrez, B.Paulista, Naldo,
60 - Sendo nós sócios atentos que sabem que 25% da venda do JM são para o Fundo que detém aquela percentagem, depois e dos 30M que sobram, metade é para a Banca, sobrando assim 15M para o Clube, as perguntas que fazemos são as seguintes:
Estes 15 milhões não chegam para tudo o que anda a gastar pois não?
Vamos ter que vender mais alguém não vamos?
Pode informar a percentagem deste dinheiro todo que vai para comissões?Aquilani
Janeiro 16 .. Schelotto, B.César, M.Zeegelaar, S.Coate
61 - Recordando aquele tempo em que você Azevedo andava com perfis falsos no Facebook e a desdobrar-se em entrevistas ao mesmo tempo que desejava ardentemente o insucesso desportivo do Sporting para rapidamente arranjar um emprego, que diria você, anonimamente ou numa das 60 entrevistas que deu, se o seu antecessor numa altura destas da época tivesse vendido "somente" os dois jogadores mais importantes da equipa?
62 - É ou não é verdade que JJ ameaçou bater com a porta se algum dos principais jogadores fossem vendidos sem ser pela cláusula?
Se é, que é que se passou para vender o João Mário 20 milhões abaixo da cláusula e JJ ainda não ter batido a porta?
Houve aumento de prémios?
63 - Já não é a primeira, a segunda ou a terceira vez que aparecem pessoas nos media a dizer que você, quando assina os contratos, diz que só mete aqueles valores de rescisão para os sócios verem mas que depois perante uma proposta razoável até deixa os jogadores sair.
A questão é a seguinte: isto é tudo inventado ou você é mesmo um mentiroso para o qual a palavra dada nada vale?
64 - Depois de ficar com o médico escolhido pelo Godinho;
Depois de se andar "a governar" com vendas de jogadores deixados pelo Godinho;
Depois de ter tentado recontratar esse 9 de nome Ricky que havia sido comprado pelo Godinho;
Depois de adoptar a restruturação financeira negociada pelo Godinho;
Depois de ir buscar o Elias, esse tal negócio ruinoso que foi deixado pelo... Godinho;
Depois de ter tentado ir contratar de novo o diretor de comunicação do Godinho;
Depois de andar todo lampeiro a tirar fotos junto à obra feita pelo Godinho;
Também vai buscar de novo o Godinho?
65 - "Eu aturo o maior filho da mãe se ele for útil para que eu venha a ganhar o prémio de campeão que instituí para mim próprio aquando do aumento para 10.500€ e que ficou a constar ser equivalente ao da equipa técnica". 2M no caso. Estamos melhorzinhos da ingenuidade sócio?
66 - Se no negócio Bruno César que estava livre para vir para o Sporting a custo zero, o Costa Aguiar faturou €1.300.000 de comissão,pode informar os sócios, no negócio Bas Dost, quem foi o empresário contemplado e quanto foi a comissão?
67 - Se a aquisição de Elias no pico da sua valorização por 8M há 5 anos foi considerado gestão danosa, como classifica a recompra de metade do passe por 3 milhões do mesmo jogador, agora com 31 anos, sendo certo que por si foi classificado como pouco profissional?
Vai-se processar a si mesmo ou prefere aguardar que o seguinte o processe?
68 - Depois de ficar com o médico escolhido pelo Godinho;
Depois de se andar "a governar" com vendas de jogadores deixados pelo Godinho;
Depois de ter tentado recontratar esse 9 de nome Ricky que havia sido comprado pelo Godinho;
Depois de tentar recontratar o Insua que havia sido comprado pelo Godinho;
Depois de tentar ir buscar de novo o Capel que havia sido comprado pelo Godinho;
Depois de tentar o regresso do Carlos Freitas contratado pelo Godinho;
Depois de adoptar a restruturação financeira negociada pelo Godinho;
Depois de ir buscar o Elias, esse tal negócio ruinoso que foi deixado pelo... Godinho;
Depois de ter tentado ir contratar de novo o diretor de comunicação do Godinho que você próprio havia despedido;
Depois de andar todo lampeiro a tirar fotos junto à obra feita pelo Godinho;
Também vai buscar de novo o Godinho?
69 - Recordando aquele tempo em que você azevedo andava com perfis falsos no Facebook e a desdobrar-se em entrevistas ao mesmo tempo em que desejava ardentemente o insucesso desportivo do Sporting para rapidamente arranjar um emprego, que diria você, anonimamente ou numa das 60 entrevistas que deu, se o seu antecessor numa altura destas da época tivesse vendido "somente" os dois jogadores mais importantes da equipa?
70 - Sendo nós sócios atentos que sabem que 25% da venda do JM são para o Fundo que detém aquela percentagem, depois e dos 30M que sobram, metade é para a Banca, sobrando assim 15M para o Clube, as perguntas que fazemos são as seguintes:
Estes 15 milhões não chegam para tudo o que anda a gastar pois não?
Vamos ter que vender mais alguém não vamos?
Pode informar a percentagem deste dinheiro todo que vai para comissões?
Mais de 108 ao todo:
2013 (25)
Diogo Sousa, Jefferson, Mama Baldé, Tiago Palancha, Paulo Lima, Islam Slimani, Ronaldo Tavares, Everton Tiziu, Heldon, Tiago Djaló, Samba, Salim Cissé, Maurício, Vítor Silva, Gérson Magrão, Matías Pérez, Hugo Sousa, Janilson Fernandes, Welder, Lewis Enoh, Shikabala, Al Hassan Lamin, André Serra, Fredy Montero, Ousmane Dramé
2014 (36)
Paulo Oliveira, Ivanildo Fernandes, Aya Diouf, Paulo Borges, Zhang Lingfeng, David Tavares, Rúben Varela, Luís Elói, Gil Santos, Jovane Cabral, Bernardo Moura, Oriol Rosell, Jonathan Silva, Hadi Sacko, Ryan Gauld, André Geraldes, Simeon Slavchev, Junya Tanaka, Rafa Benevides, Olávio Gomes, Diogo Barbosa, José Correia, Abou Touré, Abdoulaye Dialló, Ever Peralta, Bruno Pais, Bruno Wilson, Khadime Ndiaye, Nani, Naby Sarr, Ramy Rabia, Jorge Santos, Sérgio Santos, Muhamed Djamanca, Luis Caicedo, Jorge Silva
2015 (21)
Azbe Jug, João Pereira, Ewerton, Naldo, Schelotto, Marvin Zeegelaar, João Coelho, João Pedro Ricciulli, Alberto Aquilani, Bruno Paulista, Bruno César, Murilo de Souza, Teófilo Gutiérrez, Bryan Ruiz, Gabriel Pajé, Zé Pedro Oliveira, Bruno Fernandes, Sérgio Félix, Sarbini Martunis, Michaël Ciani, Francisco Sousa
2016 (19)
Sebastián Coates, Tomás Rukas, Hernán Barcos, Betinho, Jefferson Encada, Neymar Canhembe, Lukas Spalvis, Alan Ruiz, Federico Ruiz, Radosav Petrović, Diogo Nunes, Eduardo Pinheiro, Ricardo Guimarães, Fidel Escobar, David Sualehe, Diogo , odrigues
Pedro Marques, Leonardo Ruiz, Budag Nasyrov.
Faltam aqui ainda quase uma dezena mas estes já servem para a pergunta que queremos fazer a azevedo de carvalho.
71 - Observando a catadupla de entradas de novos jogadores neste defeso com os consequentes milhões gastos e respetivas comissões,depois veremos quanto e a quem, temos então quase uma nova equipa pela quarta vez e chegaremos sem grande dificuldade aos 115 jogadores comprados de sua responsabilidade.
A pergunta que lhe fazemos é se há limites para isto e se tem consciência que irá, mais tarde ou mais cedo, responder por cada um destes negócios com tudo o que os mesmos implicaram?
72 - Uma pessoa com a vastíssima cultura que você, azevedo, possui, certamente saberá que durante muitos anos houve um programa na televisão cubana que se chamava "Comparecencia de el comandante fidel castro cruz" e que na Venezuela, também durante muitos anos existiu um programa que se chamava "A hora de el comandante chavez".
Ora, a pergunta que fazemos, sem mais, é de ainda quer continuar com aquela coisa que se chama "A hora do presidente" até porque nunca é uma hora e não passa de um monólogo intercalado com um pescoço do suposto entrevistador a "dizer que sim"?