sábado, 22 de setembro de 2012

(Testemunhos & Vigarices à moda do Pokto) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (75)


As Transferências do Porto
A transferência de Alex Sandro do Uruguai para o Porto é um negócio "fantasma", como lhe chama o ministro do Desporto do Brasil. O atleta foi comprado a um clube do Uruguai que nunca representou. Juventus e Roma também contrataram jogadores nas mesmas condições, de acordo com um artigo da agência Bloomberg.

Não é caso único. A Juventus e a Roma também têm nos seus plantéis atletas oriundos daquele emblema sul-americano. Quando chegou ao Porto, Hulk também vinha de um clube uruguaio que nunca representou.

No caso especifico de Alex Sandro, a compra foi feita pelo Futebol Clube do Porto ao Clube Deportivo Maldonado, da segunda divisão do campeonato do Uruguai, mediante o pagamento de 9,6 milhões de euros (mais comissões), como apontava ocomunicado enviado pela SAD portista à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a 23 de Julho de 2011. A questão é que Sandro não jogava naquele clube. Os direitos do seu passe é que pertenciam àquele emblema do Uruguai. O atleta vestia a camisola do Santos.

Além de Alex Sandro, Marcelo Estigarribia foi emprestado à Juventus por 500 mil euros, enquanto Ivan Piris passou para o AS Roma por 700 mil euros. Todos vindos do Maldonado, todos sem nunca terem jogado uma partida pelo colectivo uruguaio, segundo a agência de informação. Os seus direitos é que estavam no clube. Nenhuma equipa quis comentar o assunto à Bloomberg, excepto o Roma, que afirmou que não considerava "significativo" que os direitos estivessem na posse do Maldonado.  

FIFA não comenta casos específicos
Ao todo, Juventus, Roma e Porto pagaram 11,1 milhões de euros para comprarem jogadores do Club Deportivo Maldonado, de acordo com o artigo da agência noticiosa.
A Bloomberg refere que, segundo os próprios cálculos, o valor das transferências de jogadores com os direitos na posse de clubes uruguaios que passam para clubes europeus ascende a, pelo menos, 70 milhões de dólares (53,4 milhões de euros) desde 2000.

Os clubes sul-americanos e outros investidores ligados aos direitos associados aos passes dos jogadores colocam os registos dos jogadores em clubes uruguaios, de modo a reduzir o imposto a pagar sobre essas transacções (a Bloomberg refere, com base em informações do advogado Rodrigo Garcia, que a redução pode será para uma taxa de 5% face a uma de 20%).

Contactado pelo Negócios, o departamento de comunicação da FIFA, órgão de futebol internacional, não quis comentar por não falar "especificamente" de nenhum caso que "pode ou pode não estar sob investigação". A FIFA tem um sistema (o FIFA Transfer Matching System) que tenta identificar se há a influência de um terceiro interveniente numa transferência (além do clube e do jogador e seus representantes). Uma investigação é iniciada quando esse órgão considera que pode ter havido uma terceira influência.

Porto ‘esconde’ vencimentos
A criação de uma nova empresa, cujos resultados não são consolidados nas contas da FC Porto SAD, permitiu à sociedade dos dragões retirar salários dos custos da sociedade.
De acordo com o Relatório e Contas relativo aos primeiros nove meses da época 2011/12, é possível verificar que a FC Porto – Serviços Partilhados (SP), criada em Março de 2011, tem como objectivo a "prestação de serviços de assessoria empresarial, administração e recursos humanos a todas as empresas do Grupo", sendo que os seus custos entram na rubrica de Fornecimentos e Serviços Externos. Aqui, a SAD registou custos de 26,8 milhões, uma subida de 10,6 milhões em relação aos mesmos meses da época 2010/11. E parte deste crescimento é justificado com "o pagamento dos serviços prestados" pela SP. A própria SAD admite que "parte dos funcionários, que estavam alocados às várias empresas" da SAD, transitaram para a Serviços Partilhados. Apesar desta transferência, o relatório diz que "verificou-se um aumento de 6% nos custos com o pessoal", que atingiram 31,5 milhões.

Ainda Hulk
E voltaram a vir ao de cima os velhos e insistentes complexos de inferioridade dos dirigentes do FCP que teimam em não contar toda a verdade sobre a transferência de Hulk. Um amigo meu, que há muitos anos trabalha nesta área e que conhece em pormenor como tudo isto funciona, deixou-me um alerta sobre as trapalhadas do comunicado oficial da SAD do FCP e garante que a omissão de valores como os 9 milhões de euros ao Fundo de Investimento, os 6 milhões de comissões e os 2 milhões de dívidas ao jogador deveriam ser mencionados para esclarecimentos dos accionistas e do público em geral. Isto para não falar no Fundo de Solidariedade, 5% do valor da transferência (2.000.000 de euros) que tem de ser distribuídos pelos clubes formadores onde Hulk jogou entre os 12 e os 23 anos. O Vilanovense, por exemplo, deverá receber cerca de 200 mil euros.
Tudo isto é clato. A FIFA não facilita nestas coisas e toda a gente sabe que o não cumprimento dos regulamentos traz muitos problemas aos prevaricadores.
Depois da criação do TMS (Transfer Match System), em vigor desde  Outubro de 2010, nele devem ser incluídos todos os dados referentes às operações - valor de transferência, valor das comissões, agentes envolvidos, formas de pagamento, contas bancárias, etc. Por isso dificilmente o FCP deixará de ter de pagar os remanescentes 15% que faltam para acertar todas as contas desta polémica transferência. Não adianta andar a fingir.
Armaram-se em multimilionários do mercado de transferências... porque a verdade vem sempre ao de cima.
E tudo isto só para aparecerem como um clube que sabe negociar melhor que os rivais. E, neste caso mais especial ainda, melhor que o Benfica!

O Zenit explica
Maxim Mitrofanov, diretor geral do Zenit de S. Petersburgo, concedeu uma entrevista ao portal russo R-Sport para explicar o processo de transferência de Hulk e Witsel.

«Não vai acreditar, mas o Benfica só assinou o contrato de venda quando teve a certeza que o Porto nos tinha vendido o Hulk. Só depois desse contrato ter sido registado no TMS (o sistema internacional de transferências», explicou.

Mitrofanov garante que o Benfica podia ter segurado Witsel, explicando que o jogador teria de manifestar o desejo de sair um mês antes da concretização do negócio, mesmo que este fosse realizado pela cláusula de rescisão, como veio a acontecer.

«No contrato do Benfica havia uma cláusula de 40 milhões, mas com uma condição: o desejo de sair tinha de ser comunicado com um mês de antecedência. As coisas aconteceram num curto espaço de espaço e, assim, o Benfica podia segurar o jogador. Mas nós lutámos até ao fim», frisou.
«Não estávamos a falar apenas com estes dois jogadores. O Witsel, por exemplo, era o segundo na lista de prioridades do Real Madrid, atrás do Modric. O Benfica esperou até à última, mas o Real comprou Modric no dia 31. Precisámos de apenas três dias depois disso para fechar o Witsel», contou Mitrofanov.

Queríamos dois jogadores, um extremo e um médio. Hulk era a prioridade para o primeiro caso e Witsel a prioridade para o segundo. Conseguimos os dois jogadores que queríamos», acrescentou o diretor do Zenit.

Uma vez mais, o clube de S. Petersburgo garante ter pago apenas 40 milhões de euros por cada um dos jogadores, afastando o cenário de pagamentos à margem para as outras partes envolvidas na transferência de Hulk.

Maxim Mitrofanov terá mostrado os documentos das transferências ao jornalista que realizou a entrevista. 

«Agora vemos como há uma guerra tremenda entre os clubes em Portugal. Têm de se explicar aos adeptos e podem vender os melhores jogadores, mas apenas se tiveram mais lucro que os rivais. Nos dois casos, foram 40 milhões por cento do passe. Não há pagamentos adicionais», garante o dirigente.

O diretor-geral do Zenit revelou ainda que F.C. Porto e Benfica têm direitos sobre uma futura venda de Hulk e Witsel.

«Hulk será pago em três tranches até 2014, Witsel será pago em duas tranches até 2013. Até agora, nenhum dos clubes recebeu dinheiro. O Porto tem direito a 10 por cento da próxima venda se Hulk sair por mais de 70 milhões, o Benfica receberá 10 por cento se Witsel sair por mais de 60 milhões», rematou Maxim Mitrofanov.

Andrades pouco estúpidos
E no R&C já vi erros brutais... como o desaparecimento dos 5% do passe do Hulk ou as comissões que nas compras de Alex Sandro, Danilo, do Defour ou do Mangala que vão aumentando de Relatório para Relatório. 



Vejo aqui gente a festejar a venda do nosso melhor jogador por uma verba record quando os indícios indicam cada vez mais que foi uma venda à pressa e por valores muito menores. 


E os milhões de comissões que andamos a pagar enquanto muitos não recebem o que têm que receber? 


Sabe porque não fomos campeões de Basquete, sabe? Porque eles já sabiam que não havia guito e que na época seguinte iam todos embora. Como no Hoquei, onde vários dos nossos jogadores tiveram que procurar outras fontes de financiamento pois o clube não lhes paga a tempo e horas. Acha que para um atleta como o Reinaldo Ventura (12 vezes campeão) ter que encontrar um emprego para pagar os seus custos, porque o clube não lhe paga, é motivante? 


Queria ver mesmo as contas do clube e especialmente da EuroAntas... as da SAD não me chegam.

Anónimo andrade I
Sou alguém que está farto dos milhoes das comissões e de ver gente a enriquecer à custa do clube. Sei bem como estão as finanças do clube para estar preocupado. Tenho filhos e sobrinhos nas amadoras e sei bem o que se passa. 
Farto de garotos que acham que sabem tudo. Quero é que desmintam o que disse o representante do Zenit
Anónimo andrade II
Apostámos no cavalo errado. Devíamos ter trazido o Witsel. Já comemos os vermelhos várias vezes mas desta vez fomos comidos.

 Continuo a dizer que tenho mesmo muita pena que o Zenit não se tenha lembrado de vir buscar o Defour pela valor da cláusula de rescisão.

Os Agentes dos Andrades
Nos relatórios anuais de 2005/06 e 2006/07 e no relatório do 1º Semestre de 2007/08 são citados nomes de firmas muito conhecidas no mundo do futebol, como a Gestifute (do português Jorge Mendes), a ExtraTime (do sul-africano Rob Moore, antigo patrão e accionista do Ajax Cape Town e actualmente representante de Benni McCarthy, entre outros), a First Artist (fundada pelo inglês Jon Smith) ou a HAZ Sports Agency (do argentino Fernando Hidalgo). HAZ são as iniciais dos três sócios desta firma (Hidalgo, Arribas e Zahavi). Hidalgo, antigo colaborador do agente Gustavo Mascardi - de quem "desviou" estrelas como Verón, Crespo e Claudio López -, tornou-se nos últimos anos num dos empresários de topo no mercado sul-americano.

Gustavo Arribas é conhecido como um dos amigos mais próximos de Mauricio Macri, presidente do Boca Juniors entre 1996 e 2008. O israelita Pini Zahavi é um dos agentes mais influentes no futebol europeu.
Os relatórios da SAD do FC Porto também mencionam sociedades praticamente desconhecidas no mundo do futebol, como a dinamarquesa DK InterTrade ApS - uma firma de "especialistas em comércio internacional", com sede em Copenhaga, cujos representantes se recusaram a responder às perguntas de O JOGO -, a Continental Services ou as irlandesas Matrix Media e Kelly Palmer Consulting Services. De acordo com o registo comercial da Irlanda, estas duas sociedades são controladas por Paul e Lisa Newman, dois nomes que surgem ligados, aliás, a cerca de uma centena de empresas da Irlanda e da Inglaterra (O JOGO também não conseguiu contactar o casal Newman; a Irlanda, aliás, não tem qualquer agente FIFA e as moradas e números de telefone indicadas no registo comercial estão desactualizadas ou são inexistentes).

O nome da Onsoccer International - Gestão e Marketing, Lda. é citado em dois dos três relatórios da SAD portista. Esta empresa, com sede no Porto, pertence a António Araújo, um empresário com ligações próximas a membros do conselho de administração da SAD do FC Porto (Araújo está nomeadamente associado a Reinaldo Teles na firma de construção Teles, Araújo & Tiago, Lda.). António Araújo não é agente FIFA, mas a Onsoccer recorre aos serviços da sócia Jussara Correia, mulher de Araújo e agente FIFA aprovada no exame realizado pela CBF em Setembro passado. A sociedade For Soccer - Gestão de Carreiras Profissionais de Desporto, SA é mencionada, pela primeira vez, no relatório do 1º Semestre 2007/08. Esta firma, também com sede no Porto, pertence aos agentes FIFA José Caldeira (irmão de Adelino Caldeira, membro do conselho de administração da SAD portista) e Isidoro Gímenez. Nos últimos tempos, a For Soccer substituiu a Gestifute na posição de parceira privilegiada do FC Porto, com uma presença cada vez mais significativa no plantel dos campeões nacionais (em Abril de 2007, Gímenez, citado pela imprensa do Médio Oriente - por ocasião da inauguração do escritório de representação da firma no Dubai - comentou que a For Soccer representava "oito jogadores do FC Porto"). A Gestifute, ao contrário, conta apenas com dois jogadores no plantel - e um deles, Quaresma, com fortes probabilidades de sair neste Verão.

A transferência do Hulk
O Zenit irá pagar ao FC Porto e ao Benfica um total de 80 milhões pelas transferências dos futebolistas Hulk e Witsel, segundo revelou Dmitri Zimmerman, vice-chefe do centro de imprensa do clube russo, em declarações à agência Lusa.

Numa mensagem aos adeptos do clube, o presidente do clube, Alexandre Diukov, declarou que "as aquisições foram feitas em condições muito vantajosas. Os pagamentos estendem-se por três anos e por isso não é necessário aumentar o orçamento do clube". "O nosso presidente tem em vista que o Zenit irá pagar 40 milhões de euros ao FC Porto durante três anos pela transferência de Hulk", precisou Zimmerman, assegurando que o avançado brasileiro custou aos cofres dos russos "40 milhões de euros". Zimmerman acrescentou ainda que "Witsel custou outros 40 milhões",
(O Witsel foi pago a pronto, essas são as regras quando se bate a cláusula de rescisão).

Do Site do Zenit
Hulk`s transfer was made under advantageous conditions for Zenit. Our total payment of 40 million Euros will be distributed over three years, and there is no need to increase our budget currently. Furthermore, we`re going to make our payment from Zenit`s own income, including earnings in the Champions League, rather than from any funds of the group of gas companies.

It was a matter of principle for us to sign Hulk under the same conditions as we signed Danny in 2008. We bought Danny for 30 million Euros for a period of 4 years, and we signed Hulk for 40 million for a period of five years, so the sum per year is approximately the same. The personal contracts of the two players are also identical. The information about Hulk`s contract that several media outlets published recently is not true. It`s not out of the question that these false news reports were published in the interest of agents who can use them to cover their positions, and ask for artificially high sums, thereby explaining to managers of other Russian clubs why one or another player couldn`t be purchased.

Esta notícia foi confirmada por 3 funcionários do clube.
O FC Porto não paga aos seus funcionários administrativos e colaboradores há já quatro meses.
O FC Porto não paga à maior parte do plantel há já três meses.
Repito, esta notícia está confirmada.

Aguarda-se fuga para o Brasil, nas viagens Cosmos, do Papa-Putas.

PS: ao que parece, o câmara de gás anda a exercer pressão sobre funcionários e jogadores para que não abram a boca. Esta bomba ele não quer que expluda!

 A roubar como de costume!
Alguns adeptos do FCPorto aproximaram-se no fim do jogo da mascote do Olhanense, a cegonha Moss, tendo furtado a cabeça do animal, bem como a carteira e telemóveis do homem que dava corpo ao símbolo algarvio. A polícia teve de intervir, mandou parar os autocarros que transportavam os dragões à entrada para a Via do Infante e lá recuperaram a cabeça do Moss...»

A Venda falhada do João Moutinho
A transferência de João Moutinho para o Tottenham se gorou por 4 minutos. Terá havido necessidade de tratar de novo da papelada e, entretanto, a hora-limite passou.

Do Sunday Times, jornal inglês de grande reputação e qualidade, numa peça da autoria do seu jornalista Duncan Castles:

"O fracasso do Tottenham na sua tentativa de contratar João Moutinho no último dia do período de transferências foi causado primeiramente por uma divergência acerca das condições financeiras do médio internacional portugês e, seguidamente, pela decisão do Porto de subir o preço apenas uma hora antes do encerramento do período às 11 da noite de 6ª feira. A transferência parecia bem encaminhada quando o presidente do Tottenham Daniel Levy deu o seu acordo a um valor de transferência de quase £20 M mais £ 2,4 M em objectivos. Moutinho, cujo salário no Porto está próximo dos £1,6 M anuais líquidos, recusou seguidamente as condições que lhe eram oferecidas. O treinador do Tottenham André Villas-Boas persuadiu-o a aceitar uma oferta melhorada, eram 10 da noite. Contudo, o Porto nessa altura pediu mais 25% pela transferência. Levy aumentou o valor total da oferta para perto de £24 M. O Porto concordou com essas condições 10 minutos antes da hora-limite, mas os documentos contratuais submetidos à Premier League continham erros que não puderam ser rectificados a tempo de se concluir a transferência. Os Spurs deram-se por vencidos às 11.30."

Moutinho tem um salário liquido de 2 milhões de euros (1.6 x 1.2635) por ano;
A FCP SAD aceitou vender o passe de Moutinho por um valor global de 30 milhões de euros (24 x 1.2635).

Testemunho andrade
Como é possível estar a pagar balurdios em comissões, salários, passes de jogadores e ter as modalidades sem receber um tostão durante grande parte da época?


Estas férias infelizmente "apanhei" uma conversa na mesa ao lado da esplanada. Estavam Greg Stempin e um outro jogador jovem do Porto (David qualquer coisa) com as respectivas famílias. Greg Stempin estava desolado, não recebe (recebia) há mais de 5 meses, o Porto não quer pagar a rescisão do contrato (cerca de 2 milhões de euros)...

Aggghhhhhhh!!!!!!!

Testemunho
Desta vez ouvi com os meus ouvidos que esses filhos da Puta o ano passado devem ter gasto uma fortuna em Putas pros Proenças, que nem tiveram vergonha de não pagar os ordenados aos do Hoquei...

Sabado Passado, dia 1 Set, fui até a piscina da Granja (para quem não sabe fica em Gaia)
Fui lá pra ver umas gajas e apanhar sol, quando chega o Reinaldo Ventura com a mulher e um casal amigo.
O gajo ficou a uns 3- 4 metros da minha espreguiçadeira, deu pra curtir a conversa,... Não fui cusco, só não tapei os ouvidos, atenção!!!  
Ora bem pela conversa que ele estava a ter com um amigo, o Avo da Fernanda, (esse FDP) está-lhe a dever 4 meses de salário.

No entanto, o que mais fodeu o Reinaldo Ventura, eram os 250€ de prémio pela Super Taça do ano passado que ainda estão por pagar... eheheheh
250€!!!!! aquilo tá mesmo a ficar fodido para não pagar 50 contos... ehehehehe!

“A verdade é ódio para os que odeiam a verdade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário