segunda-feira, 22 de abril de 2013

(Mais Furúnculos & Carbúnculos) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA(93)



“A corrupção é pior do que a prostituição. Esta pode pôr em perigo a moral dos indivíduos, mas aquela invariavelmente põe em risco a moral de um país inteiro”. Karl Kraus.

O FURÚNCULO (2)

“Este Porto é como qualquer outra infecção – incha, desincha e depois passa, e o que vier a seguir estará muito mais próximo daquilo que o Porto realmente é.”
(No blogue “Religiaonacional”)

Furúnculo é uma doença de pele resultando numa acumulação localizada de pus e tecido morto. A uma "rede" interconectada de furúnculos chama-se Carbúnculo.
Parafraseando o Príncipe Carlos de Inglaterra, comentando a construção de um grande anexo à National Gallery de Londres,

“O FCP é um carbúnculo gigantesco na face de um muito querido e velho país”.

 Os jovens a caminho da idade adulta sofrem uma mutação hormonal que lhes cria vários problemas que se manifestam na pele e na face. Esses problemas podem ser vistos na forma de “espinhas” ou de “furúnculos”.

A República Portuguesa, na passagem de ditadura para democracia sofreu várias vicissitudes, tendo-lhe sido diagnosticada vários furúnculos. Uns cresceram e passaram a carbúnculos, outros sararam.

Um dos maiores, senão mesmo o maior, furúnculos surgidos na parte final do século XX, que se transformou em carbúnculo e dá pelo nome de FCP, tem localização bem definida na cidade do Porto. 

A democracia portuguesa a caminho do estádio de maturidade tenta curar as dores de crescimento provocadas por exageros hormonais.

Compra de Resultados, de jogadores e de treinadores
A parte final do campeonato 79/80 leva João Rocha a entrar, mais forte do que nunca, em polémicas com o FC Porto.
O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: “Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos”.

O Guarda Redes HILÁRIO
Tal como Acácio e Cadorin, o agora guarda-redes do Chelsea foi outra das figuras sobre a qual se ouviram rumores de possível suborno ou pressão quando defendia, por empréstimo do F.C.Porto, as redes do Estrela da Amadora. Neste caso não foi o próprio a assumir, mas sim terceiros a acusar. Foi uma história que também acabou por morrer nos silêncios do medo. Nos últimos anos falou-se também de Rolando do Belenenses, eternamente apalavrado com os dragões.

Ao longo dos últimos tempos muitos têm sido também os jogadores emprestados pelo F.C.Porto a clubes da primeira divisão (situação que deveria ser proibida), conseguindo com isso atirar algum charme para cima dos seus dirigentes - sempre conveniente na hora das contratações - e simultaneamente amaciar adversários. Durante muitos anos os clubes da Associação de Futebol do Porto (Leça, Leixões, Tirsense, Penafiel, Varzim, Rio Ave, Salgueiros, Paços de Ferreira, etc) foram a este nível verdadeiros parceiros do F.C.Porto na sua rota rumo ao domínio, a bem ou a mal, do futebol português. Isso notava-se com clareza nos resultados e nas exibições. E de certo modo ainda nota, caso estejamos bem atentos.

Nesta mesma edição da liga, o F.C.Porto tem jogadores emprestados a Sp.Braga, Belenenses, Leixões, V.Guimarães, V.Setúbal, Académica e E.Amadora. Também U.Leiria e Marítimo têm tido relações privilegiadas com os dragões, sem contar a Liga de Honra, território quase todo submerso na rede de interdependências criada pelo F.C.Porto e seus próximos, ou não tivesse sido ela criada mesmo para esse efeito. O Alverca foi filial do Benfica (embora depois tenha servido para retirar jogadores como Deco da Luz e vender-lhe monos a preços de luxo), mas a satelização de clubes da primeira divisão tem sido ao longo dos anos uma das armas do FCPorto. Alguns clubes chegaram a receber quase meia equipa emprestada pelos dragões. Refira-se ainda que a quantidade de treinadores ex-jogadores portistas, conotados com o F.C.Porto e imbuídos da cultura do clube, orientando clubes da liga principal nos últimos anos, é extraordinariamente vasta: Carlos Carvalhal (que ainda na Taça da Liga festejou um golo virando-se para o banco encarnado e gritando f....s d. p...), Carlos Brito, Jaime Pacheco, Jorge Costa, Domingos Paciência, António Sousa, António Conceição, José Mota, Augusto Inácio, Eurico Gomes, Octávio Machado, António Oliveira, Rodolfo Reis, Paulo Alves, José Alberto Costa, para referir apenas os que me vêm no imediato à memória.
Se em muitos destes casos seria injusto especular acerca do menor empenho das equipas, percebeu-se quase sempre, por exemplo nas flash-inteviews, um pudor extremo em falar de arbitragens nos jogos contra os dragões, e uma fúria incontida caso os supostos prejuízos se dessem com outros clubes, designadamente o Benfica.

O Caso Cadorin
 Decorria o ano de 1986, na época anterior o Portimonense conquistara a sua melhor classificação de sempre, um honroso 5º lugar. O grande obreiro foi Manuel José.

Mas hoje é para falar de mais um caso de corrupção do nosso futebol, a época era a de 1985/1986 até então na cidade de Portimão tudo normal, o Portimonense estava bem na classificação. Nesse fim de semana o Portimonense teria pela frente um forte opositor que lutava pelo campeonato.

O jogador Serge Cadorin foi alvo de aliciamento para cometer uma grande penalidade adivinhem contra quem? Pois é os mesmos de sempre, o F.C.Porto, a verdade é que Cadorin veio para toda a imprensa relatar o sucedido e tendo inclusive ido à PJ apresentar o caso. Nesse jogo o Portimonense acabaria por vencer por 1-0 o F.C.Porto com um golo do mesmo Serge Cadorin.

A verdade é que nem imprensa nem PJ nem ninguém quiseram saber do caso, segundo o relatório da PJ da época e a própria imprensa nada se poderia provar porque era a palavra de Cadorin contra a de Luciano d'Onofrio.
Cadorin tinha chegado 1 ano antes a Portugal pela mão de Norton de Matos que fora seu colega de equipa no Standard de Liège, tendo como seu empresário o inevitável Luciano d'Onofrio.

Segundo Cadorin, d´Onofrio teria oferecido um contrato com o Futebol Clube do Porto para a época seguinte ou então uma transferência para um clube Italiano para além da verba de 500 contos (2500€).
Luciano já naquele tempo trabalhava fervorosamente com Pinto da Costa e a verdade é que os casos no futebol Português apareciam todos os dias ou quase todos os dias e este foi mais um que morreu sem que ninguém o investigasse.

O mais curioso de tudo isto é que no ano seguinte a este episódio de corrupção, estava Cadorin ainda ao serviço do Portimonense e quase na eminência de se transferir para o Sporting, até que aconteceu o que até hoje ninguém quis explicar, nem o próprio jogador comentou o sucedido.

A misteriosa explosão que quase termina com a vida de Cadorin
Cadorin na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase que terminava com a sua vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões provocadas pela explosão fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin ficasse  impossibilitado de praticar futebol. A explosão ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do F.C.Porto e Luciano d'Onofrio.

Luciano d'Onofrio era à época empresário de jogadores de futebol sendo um dos amigos pessoais de Pinto da Costa sendo por essa altura procurado pelas autoridades tendo inclusive estado preso, havendo na altura fortes indício de ligações com máfias e tráfico de armas.

A verdade é que desta história existem muito poucas fontes e as que existem abordam pouco o ocorrido. Há anos atrás um jornal ainda tentou entrevistar Cadorin e saber o que de facto se passou mas apenas afirmou que queria continuar a gozar a sua vida em paz e que não queria mais problemas devido a tudo o que se passou.

Infelizmente Cadorin já não se encontra entre nós, tendo falecido em Liège a 10 de Setembro de 2007 aos 45 anos de idade. Que descanse em paz, foi dos poucos que teve a coragem de denunciar a corrupção.

Testemunho
Um exemplo de regularidade, mas pela negativa, surge a meio da conversa: o Madeira SAD, que este ano leva três vitórias em outros tantos jogos disputados com o Benfica. "Não sei explicar o que acontece. Têm sido falhas nossas e perdemos pontos com adversários com quem não devíamos perder. Perdemos com o Madeira, por exemplo. Eles têm um bom plantel, contra nós jogam realmente bem, melhor do que contra outras equipas. Contra o FC Porto, por exemplo, jogaram a passo e ouvi o treinador a dizer aos jogadores para irem com calma, para jogarem devagar. O Madeira que jogou contra o FC Porto não era o mesmo", diz o extremo, para quem, talvez "os outros sintam mais vontade de ganhar ao Benfica".

Grande EMERSON, sempre a descer
Semedo saiu posteriormente para o Salgueiros clube que representou ainda durante 3 anos e Emerson transferiu-se para o Middlesbrough a troco de alguns milhões de Euros. Na 1ª época foi o titular da equipa, mas aos poucos a amarelinha foi-se esfumando e aquele que parecia um jogador de topo começou a transformar-se num jogador banal, tendo no ano seguinte sido transferido para o humilde Tenerife de Espanha onde ficou por 3 épocas, indo depois parar ao Deportivo onde jogou durante 2 anos indo depois para o At. de Madrid de onde foi dispensado no ano seguinte com guia de marcha para o Rangers onde fez apenas 2 jogos para a meio do ano seguir para o Vasco da Gama onde não fez um único jogo, acabou posteriormente poracabar a carreira no modesto Madureira do Rio de Janeiro, cidade que o viu nascer.

Assim, de autênticos pés de chumbo e jogadores banais se fabricam jogadores bomba, que assim que saem do FC Porto para outros clubes se transformam em jogadores banais e sem qualidade...

Uma visita ao norte.
Fui ver um jogo no norte de Portugal (Gil Vicente), com Duarte Gomes a apitar. Fui ao estádio apoiar. Até aqui tudo normal.
O que tornou este jogo diferente é que ia rever um amigo de longa data, meu companheiro dos tempos de liceu, que trabalhava nesse clube. Ele que foi jogador e é grande benfiquista deu-me convites para ir assistir ao jogo. A mim e a um amigo.

O facto de ver o homem festejar o golo caseiro junto à linha de forma efusiva fez-me confusão mas entendi pelo profissionalismo.
O ar muito desapontado que mostrou após o jogo perto da garagem dos jogadores já me deixou intrigado. Afinal o clube onde trabalhava não tinha perdido e o Benfica conseguiu empatar perto do fim salvando um ponto.
Contra este pensamento ele desabafou: "esse golo do Benfica fez com que os mil e tal euros que me calhavam fossem por água abaixo".
Eu e o meu amigo admirados ainda comentámos: "bem, grande prémio de jogo que vocês tinham...".
Ele esclareceu:"foi uma atenção que o clube principal da cidade Invicta enviou para distribuir pelo grupo em caso de vitória".



Assim mesmo, sem rodeios e à frente de mais pessoas. Com naturalidade.
Confirmei depois que é uma prática corrente, não me admira que este ano o Braga tenha aderido à moda dos seus grandes aliados.
Por acaso o amigo que assistiu à cena nem é do Benfica e anda pela blogosfera".



LEIRIA E PEDRO CAIXINHA
Os jornais online anunciavam a lista dos convocados manifestando estranheza por tantas ausências por opção técnica; Silas (6 jogos em 7 possíveis), Paulo Vinícius (7 jogos), Hugo Gomes (4 jogos) e Diego Gaúcho (1 jogo).
"A Bola" dizia, «Surpresa nos convocados de Pedro Caixinha para o jogo desta segunda-feira, no Dragão, com a exclusão de Silas, um dos jogadores mais utilizados do plantel e que ainda não tinha falhado qualquer convocatória esta época. A decisão ficou a dever-se a mera opção técnica, razão pela qual também Paulo Vinícius, outros dos habituais «cativos», e Diego Gaúcho também não constam na relação de eleitos. Em compensação, o técnico leiriense chamou dois avançados há muito sem competir: Rodrigo Silva não figurava numa ficha de jogo desde a segunda jornada, e Zahoivaiko, também deixou de ser opção desde que foi titular em Olhão, na terceira ronda, há dois meses. Mamadou Tall, também de fora há algum tempo, completa a lista de regressos”.

Que terá levado o tal Pedro "submisso invertebrado" Caixinha, a não convocar dois titulares absolutos da sua equipa por opção técnica, nem para o banco de suplentes?
O avençado Hugo Sousa no jornal "O Jogo" diz; “Foi fácil, fácil. Para quê complicar se a vitória portista se resume assim, de uma forma tão simples?” Mais à frente diz,  “Caixinha corrigiu ao intervalo. Melhor: corrigiu-se. Apostou no trinco clássico que tinha deixado no banco!”

Acácio aliciado
Um guarda-redes brasileiro que passou com discrição pelo Tirsense e Beira-Mar. Só depois de regressar ao Brasil teve a coragem de falar sobre a sua aventura europeia. E contou então que recebera pressões e propostas diversas para facilitar uma vitória do Porto em Aveiro que valia (e valeu) o título nacional em 1993.  

Testemunho
"Em relação aos casos que relatou, concordo plenamente que são estranhos. Já lhe apresentaram casos muito recentes que envolveram Leandro Lima, Bruno Gama, Hélton, mas você tem o azar de falar com uma pessoa que nasceu na década de 70 e que é familiar por afinidade de um defesa-central chamado Teixeirinha que foi emprestado a clubes como o Setúbal, Guimarães e Marítimo onde em jogos contra o FCP tinha sempre o «azar» de provocar grandes penalidades ou de marcar autogolos.
Posso também falar-lhe de um malogrado caboverdiano chamado Mariano, defesa central do Salgueiros que, já com contrato promessa assinado com o FCP teve a desdita de provocar uma grande penalidade nas Antas na época 83-84, dando a vitória 1-0 ao FCP. 


Nos anos 90, posso falar-lhe de um autogolo de Jorge Costa num Maritimo-FCP quando estava emprestado pelos Dragões.

Em relação ao Estoril, posso contar-lhe algo similar: na época 1976-77, FCP e Braga apuraram-se para a final da Taça de Portugal marcada para o Jamor e o então chefe de departamento de futebol do FCP reuniu-se com o Presidente do Braga, Gomes de Almeida e depois de o ter conven$$ido, a final foi miraculosamente transferida para o estádio das Antas onde os azuis ganharam a muito custo com um golo de Fernando Gomes...



Posso falar do Penafiel dos anos 80, da tentativa de corrupção a Cadorin do Portimonense em 1985, do Rio Ave da época 91-92 treinado por Augusto Inácio e com 14 jogadores afectos ao quadro do FCP, terminando em 2010-11 com um presidente Fernando Rocha que, apesar de presidir ao Portimonense, sente mais o FCP que o Manuel Serrão...

Compra de jogadores  
O FC Porto pagou salários a Varela, quando o jogador não pertencia aos quadros do clube nem tinha qualquer contrato:Celsinho (ex-Sporting) denuncia, sem querer, uma manobra batoteira dos dragões...

Mês de Março de 2009. A época está prestes a terminar e o Jornal de Notícias avança com a novidade: “Varela assina pelo FC Porto”. O mesmo diário conta os contornos do negócio: “Silvestre Varela assinou, esta segunda-feira, pelo FC Porto. O avançado, de 24 anos, que tem contrato com o Estrela da Amadora até ao final da presente temporada, assumiu com os dragões um vínculo válido a partir de 1 de Julho [de 2009] e que termina em 2013”.

Vamos às datas. Varela assina em Março um contrato com o FC Porto, válido a partir de 1 de Julho de 2009. Mas... parece que o FC Porto já pagava salários a Varela ainda antes do avançado assinar pelos dragões.  Pinto da Costa já pagava por um jogador que ainda não pertencia aos quadros dos dragões?...
Pois é... Lendo uma entrevista de Celsinho – jogador do Sporting que foi colega de equipa de Varela, no Estrela da Amadora – chegamos ao centro desta história. Eis o que disse Celsinho, no dia 28 de Janeiro de 2011.

Pergunta: A imprensa portuguesa, na época, disse que você era muito jovem e que a diretoria fez uma aposta para o futuro... Mas depois você foi para o Estrela da Amadora...
Resposta: Isso. Joguei um pouco mais, mas o clube enfrentava muitos problemas financeiros. Só três jogadores recebiam regularmente: eu, Nuno (Coelho) e Varela. Eu, do Sporting, os outros dois do Porto na altura (...)»

Então não é que Varela, que só viria a assinar no final da época, já recebia do FC Porto? O clube da Invicta, de forma encapotada, pagava salários a um jogador que foi seu adversário por diversas vezes...
Varela defrontou os seus 'patrões' em quatro partidas: duas da Taça e duas do campeonato. Jogou sempre os 90 minutos. E o Estrela perdeu sempre que foi 'preciso'.

Mas onde está esta entrevista? Celsinho denunciou mesmo os dragões, sem querer? Cá está ela, num site brasileiro, bem conhecido: Lancenet. Fomos à origem, para reforçarmos a credibilidade deste artigo.
Pois é... Varela jogava no Estrela, jogava contra o FC Porto, mas recebia do FC Porto. O clube das Antas aproveitou-se do facto de o emblema da Amadora atravessar uma grave crise para fazer batota...

Manipulação com Informação falsa.
(Com a ajuda da CS italiana)
Em final de contrato com o clube catalão, Guardiola apresentou uma nova exigência - Hulk - à direção do Barça para renovar o vínculo com o clube catalão.
Em final de contrato com o Barcelona, o técnico espanhol terá pedido à direção do clube presidido por Sandro Rosell a contratação de Hulk, a troco da tão desejada renovação de contrato.
Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, Guardiola estará de malas feitas para Itália (!!!) - Inter Milão e AC Milan são os destinos sugeridos - caso o Barcelona não contrate o avançado do FC Porto, cuja cláusula de rescisão está cifrada em 100 milhões de euros.
Para além do Barcelona, o Chelsea, equipa londrina treinada por André Villas-Boas, também tem sido apontado como possível destino do internacional brasileiro.
 A Carreira nº 11, por A. Miguéns
O autocarro n.º 11 deixava a Picheleira, passava pelo Rego para terminar na Buraca. Pois o Candeias segue o mesmo percurso, começou na Picheleira, passou pelo Rego e terminou na Buraca. Onde está! O autocarro n.º 11 voltava para trás, fazendo o percurso inverso. Candeias também! Não vai levar muito tempo!
Nem que seja para jogar nos "Velhos Andróides" reforçando a equipa que conta com alguns ex-futebolistas ex-quase-melhores-do mundo" por que foram considerados pelos media portugueses como "os melhores do Mundo na sua posição": Jorge Plácido (enganaram o Matra Racing Paris), Vítor Baía (enganaram o FC Barcelona); Secretário (enganaram o Real Madrid), Bosingwa (enganaram o Chelsea FC), Paulo Ferreira (enganaram o Chelsea FC), Anderson (enganaram o Manchester United FC), Lisandro (enganraam o Lyon), Cissokho (enganaram o Lyon), Doriva (enganaram a UC Sampdoria), Paredes (enganaram o Reggina CA), Edmilson (engaram o PSG), Kostadinov (enganaram o FC Bayern Munique), Hulk (enganaram o FC Zenit), Sérgio Conceição (enganaram a Lázio), Bruno Alves (enganaram o FC Zenit). Etc, etc, etc, mais etc, por que mais de cinco dezenas de futebolistas "vendidos" acima do seu "real" valor!

O “Futeluso” é extraordinário. Quando estamos no presente percebemos as ligações das personagens mais influentes e nefastas, na actualidade, ao FC Porto. Estejam em clubes, como treinadores, futebolistas ou dirigentes. Estejam nas instituições, como presidentes, escriturários ou “mangas-de-alpaca”. Estejam nos “media” como directores, escrevinhadores, colunistas, opinadores ou “servidores-de-cafézinhos-ao-chefe”!
Quando recuamos no tempo, vamos ter sempre ao mesmo sítio – o maior motor da corrupção em Portugal: o FC Porto!
 Corrupção nepotista
Há uns anos atrás, falava eu com um antigo dirigente de um esforçado clube da minha terra sobre as ambições legítimas deles em subirde divisão e dizia-me ele: “Oh meu caro, não fizemos ainda os favores suficientes e quem vai subir são os clubes A e B”, identificando-os. Devo dizer que estávamso na pré-época ainda e eu vi aquilo como uma premonição que lhe havia de sair furada seguramente. Porque uma das equipas nem para meio da tabela dava. Adivinhem o que aconteceu? Subiram os dois clubes indicados por ele!!

Quando eu disse a esse dirigente, já decorria a época seguinte, “Eh pah, grande sorte você teve nos lubes que subiam o ano passado…” ouvi algo tão objectivo quanto isto: “Este ano já temos direito a mais uma coisinhas, mas quem sobe é o B e o C”… e adivinhem mais uma vez. TUNGA, EM CHEIO!
Por aqui se vê que o futebol em Portugal é controlado por entidades que têm interesse directo nessa acção!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

(Mais Denúncias & Testemunhos) A MÁFIA DA PALERMO PORTUGUESA (92)

 “O Porto não é um clube, é uma organização mafiosa legalizada através do futebol"


 O FURÚNCULO (1)

Este Porto é como qualquer outra infecção – incha, desincha e depois passa, e o que vier a seguir estará muito mais próximo daquilo que o Porto realmente é.”
(No blogue “Religiaonacional”)

Furúnculo é uma doença de pele resultando numa acumulação localizada de pus e tecido morto. A uma "rede" interconectada de furúnculos chama-se Carbúnculo.
Parafraseando o Príncipe Carlos de Inglaterra, comentando a construção de um grande anexo à National Gallery de Londres,

“O FCP é um carbúnculo gigantesco na face de um muito querido e velho país”.

 Os jovens a caminho da idade adulta sofrem uma mutação hormonal que lhes cria vários problemas que se manifestam na pele e na face. Esses problemas podem ser vistos na forma de “espinhas” ou de “furúnculos”.

A República Portuguesa, na passagem de ditadura para democracia tem sofrido várias vicissitudes, tendo-lhe sido constatada vários furúnculos. Uns cresceram e passaram a carbúnculos, outros sararam.

Um dos maiores, senão o maior, furúnculo que apareceu na parte final do século XX, que se transformou em carbúnculo e que dá pelo nome de FCP, tem localização bem definida na cidade do Porto. 

A democracia portuguesa a caminho do estádio de maturidade está a tentar curar as dores de crescimento provocadas por exageros hormonais próprios das democracias jovens.

Negócios à moda do Porto
- Como enriquecer à custa de outros clubes -

Confissão Andrade em Blogue Azul (I)
"O Mundo conhece o nosso perfil e admira-o profundamente, sem conhecer os podres da nossa casa, o que é fundamental para que continuem a fazer negócios que nos saiam vantajosos.
Isto resume bem o que eu penso em relação a este assunto. O problema é quando (e já começa acontecer) o Mundo começar a conhecer também os nossos podres.”
(N.R. No fundo todos eles reconhecem os podres que existem no clube. E já percebem o que lhes vai acontecer quando os clubes compradores começarem a perceber que andam a ser enganados).

Confissão Andrade em Blogue Azul (II)
Baresi disse...
Eu ainda me lembro de no Américo de Sá, o Jean Jacques levar com uma cadeira nos cornos, do antigo líder dos Super (aliás 1º líder), Lobo de seu nome.
Foi pena não ter existido alguém que com um taco de basebol fizesse a vontade ao fd puta do lisboa. Granda Paneleiro!!
O discurso do presidente visitante é ridículo pela forma como o fez e por dar uma de moralista quando também ele tem um curriculum jeitoso.
Ainda assim, a mim doeu-me e dói-me ouvir e ler constantemente o que ele disse. Tudo o que ele disse são factos e não fosse o visado o grande PdC e todos nós concordaríamos com o discurso.
Para defender o PdC também sou capaz de utilizar esses argumentos mas sabemos bem que uma coisa é ser-se absolvido por falta de prova, outra coisa é ser-se absolvido por questões formais.

 Confissão Andrade (3)
"Tenho pena que os abutres que se têm vindo a aproveitar do meu clube, ao longo destes anos todos, irão continuar a encher os bolsos, com a venda dos passes do jogadores, que agora valem muito mais." O desabafo é de Filomena Pinto da Costa, ainda mulher do líder dos dragões mas já em processo de divórcio, que escreveu numa crónica do CM, anteontem publicada, ser essa apenas a sua única tristeza ao comemorar mais um título dos azuis-e-brancos. "A todos conheço, um por um, há quase trinta anos! Como chegaram, como enriqueceram, e acreditem não é com trabalho árduo, infelizmente", continua Filomena Pinto da Costa, que agora poderá ser chamada à PJ para consubstanciar as acusações.
 O Primeiro Negócio
1. O primeiro negócio do FCP foi com um clube francês (Matra Racing de Paris, precursor do actual PSG) cujo treinador (Artur Jorge) já tinha passado pelo clube.
Temos o Jorge  Plácido para vender a um clube francês.
Luciano D´Onofrio arregalou os olhos e disse com espanto:
- Mas, presidente, esse jogador não tem cotação europeia.
Não se preocupe com isso, porque quem lá está (Artur Jorge) vai querê-lo.
- O nosso clube vende o Plácido à nosso empresa por 60 mil contos (300.000€) e nós vendemo-lo ao clube francês por 160 mil contos (800.000€). Ganhamos mais do que o clube.

As vendas de jogadores
Está bem presente em todos a novela de Hulk e dos 100M€, que acabou como se sabe: mesmo por 40M€, o negócio foi considerado o flop do ano na Rússia.

Mas este foi apenas mais um capítulo de uma longa história: salvo uma ou duas excepções, nunca um jogador do Porto superou ou sequer atingiu o mesmo nível competitivo depois de sair do clube. Estranho?

No tempo em que as transferências eram mais raras já se verificava o estranho fenómeno da súbita quebra de rendimento dos jogadores quando não envergavam a camisola "azul e branca".

Tome-se o caso de Fernando Gomes, um goleador excepcional no Porto.
Entre 1974 e 1980 jogou 158 jogos pelo Porto e fez 125 golos. Uma média de 0,79 golos/jogo.
Daí saiu para o Sporting de Gijon, onde em duas épocas jogou apenas 27 jogos e fez 12 golos (média de 0,44).
Voltou ao Porto e conseguiu marcas ainda melhores: 163 golos em 184 jogos e uma impressionante média de 0,88 golos por jogo.
Foi "bi-bota" de ouro e 6 vezes melhor marcador nacional, sempre pelo Porto.  Ainda fez duas épocas no Sporting onde alcançou 31 golos em 63 jogos, numa média de 0,49.

Igualmente curioso é que entre 1975 e 1988 Gomes jogou 48 vezes pela selecção e marcou... 13 golos. A média é de 0,27. Estranho? Resumindo:

FCP 1ª vez: 0,79 golos/jogo
FCP 2ª vez: 0,88 golos/jogo
Gijon        : 0,44 golos/jogo
Sporting    : 0,49 golos/jogo 
Selecção   : 0,27 golos/jogo 

Em termos de transferências propriamente ditas temos casos que roçam o insólito como o de Secretário que foi vendido por muito dinheiro para a altura (penso que 300 mil contos) ao Real Madrid. Claro que de imediato se percebeu em Madrid que algo tinha corrido mal e o jogador foi devolvido à proveniência, a custo zero ou perto disso, voltando a jogar a titular e a vencer competições, para mau grado das canelas dos adversários.

Temos o caso de Cissokho que também não se percebe. Contratado por tuta e meia pelo Porto, valoriza-se a um ritmo fulminante, chegando a ser anunciada a sua transferência para o Milan! Acontece que durante os testes médicos no clube italiano lhe são detectados problemas... nos dentes.
Nunca se tinha ouvido falar de tal impedimento para uma transferência mas cá no burgo explicaram que isso era normal. O jogador volta à procedência e pouco depois sai mesmo por 15 ou 16 milhões de euros (!!) para o Lyon. Depois de 3 épocas no clube francês, com apenas 25 anos, sai para o Valência, agora por 6 milhões, onde vai alternando a titularidade com o banco. Estranho?

Já antes tinham existido os casos de Vitor Baía (uma experiência completamente falhada no Barcelona) e de Fernando Couto, que no mesmo Barcelona foi titular para o campeonato em apenas 36 jogos em 2 épocas e depois de sair nunca se impôs a titular no Parma, apesar da tão longa permanencia no clube italiano. 

E, da equipa de Mourinho que foi reconhecidamente a melhor do Porto na década passada, o que dizer? Milhões e mais milhões em transferências para um rendimento pífio nos clubes compradores.

Maniche saiu por 16 para o Dínamo, onde jogou apenas 12 jogos, andou em empréstimos, depois foi por 7 milhões de euros para o Atlético de Madrid onde fez 33 jogos para o campeonato em duas épocas, voltou, emprestado, a seguir Mourinho para o Inter, saiu a custo 0 e acabou no Sporting a mostrar que já não conseguia jogar futebol.

Alenitchev saiu por 750 mil euros para o Spartak de Moscovo e em 3 épocas faz 21 jogos.

Nuno Valente fez apenas 55 jogos (nem todos a titular) nas competições internas em 4 épocas no Everton.

Há também Paulo Ferreira, um jogador que nunca desiludiu porque sempre foi esforçado e competente dentro das suas capacidades no Chelsea mas cujo valor da transferência foi também manifestamente exagerado (20 milhões de euros). Mourinho era o treinador!

Esta lista não estaria completa sem nela incluírmos Álvaro Pereira, transferido para o Inter de Milão por... 16 milhões de euros!! Neste momento jogou apenas metade dos jogos da sua equipa no campeonato italiano, estando o seu clube a 12 pontos do primeiro, a Juventus.

Claro que existem excepções. Jardel não desiludiu porque sempre foi um grande goleador, tal como Falcão está a mostrar uma indiscutível classe no Atlético de Madrid. A questão é porém essa mesma: são excepções!

Em 90% dos casos, espreitando sites independentes sobre o valor de mercado dos jogadores, verificamos que depois de saídos do Porto, os seus ex-atletas se desvalorizam numa linha abrupta. Estranho?

Para os adeptos do Porto, isto demonstra boa gestão e “boa capacidade de negociação”. Isso de facto é indesmentível. Ninguém obriga os clubes a comprar jogadores do Porto, principalmente conhecendo-se este historial. Na realidade dá a ideia que mais recentemente as coisas têm mudado um pouco. Nos últimos anos o Benfica tem sido o clube que mais e melhor tem vendido, com resultados opostos para os clubes compradores em relação aos que compram ao Porto. De facto o Chelsea e o Real Madrid dificilmente se podem queixar das suas aquisições. No primeiro caso, dois atletas ex-Benfica foram campeões europeus e são titulares da selecção brasileira. No segundo, Di Maria contribuiu e muito para o título de campeão do Real na época passada. Coentrão não se tem afirmado tanto, até porque a concorrência de Marcelo é forte, mas nunca se poderá falar de flop, senão de um preço eventualmente exagerado na transferência.

Tudo pesado, sobra a realidade: no Porto todos são fenómenos, o pior é quando saiem do clube. Exceptuando Falcão, os negócios têm sido medíanos nalguns casos e ruinosos em tantos outros. Estranho? Se este clube não fosse conhecido por comprovadamente fazer batota, eu não levantaria a questão. Assim, ela fica no ar.

Iturbe, o novo Messi
"Iturbe não me convenceu. Na equipa titular é ele ou o Mora. Analisámos Iturbe em outras posições, mas notam-se problemas táticos. Testei como avançado centro, terceiro avançado e nunca me convenceu".
(Afinal o novo Messi é pior do que Rodrigo Mora, um bom jogador que o Benfica emprestou a um clube argentino por não caber na equipa.)

Mr. 100 M€           
Os Russos consideram Hulk o maior flop do futebol Russo!
Jornal considera que em 16 jogos a estrela brasileira que custou 60 milhões apenas marcou quatro golos e fez três assistências, o que é muito pouco.
Hulk, jogador basileiro que se transferiu, no ano passado, do F.C. do Porto para o Zenit de São Petersburgo, foi considerado a maior desilusão no futebol russo, escreve o jornal lifesports.ru.

"A notícia da transferência do avançado brasileiro no fim da 'janela' de verão provocou uma explosão na opinião pública russa. A quantia recorde paga ao FC Porto (cerca de 60 milhões de euros) e o facto de o jogador alinhar regularmente pela seleção brasileira criaram certas esperanças", considera o jornal.

Segundo este, "esperava-se, por exemplo, que a chegada do jogador resolvesse logo todos os problemas do Zenit no ataque e levasse a uma participação com êxito na Liga dos Campeões".

"Porém, tudo aconteceu ao contrário. Em 16 jogos, a estrela conseguiu marcar quatro golos e fazer três assistências. É curioso assinalar que o brasileiro ganha cartões amarelos com a mesma velocidade: sete em diferentes torneios", sublinha o lifesports.ru.

O Negócio Hulk contado por um portista
Eu ainda não me esqueci todo o processo que levou á compra de Hulk e sua venda e que infelizmente os sócios fizeram vista grossa para não lançar lama para a ventoinha e sujar o bom nome do Presidente.

Recordo resumidamente o processo da compra de Hulk: O Porto compra 50% do passe por 5M€ e fica com opção de compra dos restantes 50% por mais 5M€, ou seja num total de 10M€... no fim acabou por comprar 35% dos 50% que faltava por 9,8M€ os outros 15% passaram para as mãos do empresário. 
Total Final de 85% do passe: 19,8 Milhões.

No processo de venda de Hulk:
Durante uns tempos PdC dizia que não vendia o jogador que ele não o trocava por CR7, e não o vendia por menos que a sua cláusula de rescisão de 100M€. Inclusive, afirmou por mais que uma vez que já tinha rejeitado valores na ordem dos 80M€... estão lembrados.
Passados mais uns tempos PdaC desmentiu os dirigentes russos que tinham afirmado publicamente que durante a semana tinham estado reunidos com PdaC num hotel do Porto e que tinham feito uma oferta por Hulk, há qual PdaC disse não; que só vendia Hulk por 50M€; os Russos disseram que continuavam interessados, mas 50M€ era muito. No dia seguinte, PdaC, veio a correr para a comunicação social, desmentir os Russos; não só não tinha estado reunido com eles, como nessa mesma semana, ele próprio tinha rejeitado uma oferta de 75M€ pelo jogador...
Conclusão, Hulk foi vendido passados uns dias ao clube dos tais dirigentes "MENTIROSOS", por 40M€.

Como Vender Papel e Flops com ajuda da Máquina de Propaganda
-“Milan dá 10 milhões por Rolando” - link que era do jornal o Jogo foi retirado. Porquê?
-“Milan desmente interesse em Rolando - Record 13 Julho 2012
-“Fenerbahçe oferece 10 milhões por Rolando” - A Bola 15 julho 2012
-“Quero o Milan” - Rolando A Bola 17 Julho 2012
- “Milan não desiste de Rolando - 23 Julho 2012
- “AC Milan aproxima-se de Rolando - Record 3 Agosto 2012
- “Lazio faz proposta por Rolando - Record 23 Agosto 2012
- “Empresário estranha ausência de Rolando - A Bola 23 Agosto 2012
- “QPR pretende empréstimo de Rolando” - A Bola 27 Agosto 2012
- “Dérbi romano por Rolando - Record 28 Agosto 2012
- “Rolando estica a corda - Record 29 de Agosto 2012
  
Testemunhos em Blogues Azuis
“Uma pergunta.
Alguém sabe quem detém por participação indirecta o GOL Football Luxemburg ?

Não se preocupem.
Eu respondo.

O Presidente.

Cumprimentos”

JNorton

“Conforme já o disse vou repetir.
Quem detém esse Fundo (Goal Football Luxembourg) indirectamente por intermédio de outra empresa é o Presidente.
Admirados?
Eu não.
Nem eu nem a ex-esposa Filomena.
Que infelizmente está prestes a voltar a ribalta e bem documentada.
A vida privada do Presidente infelizmente vai continuar a interferir com o FCPORTO”.
“Boa Noite,

Conforme já o afirmei quem detém este Fundo de forma indirecta é o Presidente.
Infelizmente a vida privada do Presidente irá continuar a afectar o FCPORTO.

A ex esposa Filomena (Evita para muitos mas nao para mim) esta infelizmente bem documentada sobre este tema.
Ela e quem julga que cartas recebidas do Dr Gil Moreira dos Santos lhe dá a protecção necessária sobre os lobbys tripeiros.”
Jnorton
“Caro JNorton tem toda a razão; a vida privada do presidente continuará a afectar o FC Porto; mas infelizmente quando se tenta descodificar aqui alguns desses pormenores da vida privada do presidente que são interelacionados com a VIDA DO FCP, somos logo censurados.

Em relação á ex esposa Filomena infelizmente não só está bem documentada sobre este tema como de outros que poderiam ter prejudicado em muito o clube na sua vertente desportiva. Portanto pelo que eu começo a ler nos seus comentários, não será para si uma novidade que o casamento foi de conveniência e foi uma forma de a testemunha principal não testemunhar e assim após o Apito Final o presidente lá se safou e neste caso felizmente o FCP também; se não ainda estariamos pior que o BoavistaFC.
Mas infelizmente para muitos ser um bom portista não são aqueles que querem o bem a transparência do clube, mas sim aqueles que fazem de avestruz e que não querem ver o nome do FCP manchado publicamente, mesmo que a isso o obrigue a abrir falência.”

Portista Anónimo
Sou alguém que está farto dos milhões das comissões e de ver gente a enriquecer à custa do clube. Sei bem como estão as finanças do clube para estar preocupado. Tenho filhos e sobrinhos nas amadoras e sei bem o que se passa. 
Farto de garotos que acham que sabem tudo. Quero é que desmintam o que disse o representante do Zenit.

Jorge Schnitzer no FB
“Marinho Neves, respondi à tua pergunta sobre quem era os 3 donos do Fundo secreto que tem os passes do Moutinho e da maioria dos jogadores do Porto, Braga e Sporting e apagaram-me o post.
Eu sou teimoso, eles apagam e eu repito aqui as vezes que forem preciso. Os donos são: Jorge Mendes, Alexandre Pinto da Costa e António Salvador. Acertei?”

As Transferências do Porto
A transferência de Alex Sandro do Uruguai para o Porto é um negócio "fantasma", como lhe chama o ministro do Desporto do Brasil. O atleta foi comprado a um clube do Uruguai que nunca representou. Juventus e Roma também contrataram jogadores nas mesmas condições, de acordo com um artigo da agência Bloomberg.

Quando chegou ao Porto, Hulk também vinha de um clube uruguaio que nunca representou.
No caso especifico de Alex Sandro, a compra foi feita pelo Futebol Clube do Porto ao Clube Deportivo Maldonado, da segunda divisão do campeonato do Uruguai, mediante o pagamento de 9,6 milhões de euros (mais comissões), como apontava ocomunicado enviado pela SAD portista à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a 23 de Julho de 2011. A questão é que Sandro não jogava naquele clube. Os direitos do seu passe é que pertenciam àquele emblema do Uruguai. O atleta vestia a camisola do Santos.

Testemunho (I)
Como é possível estar a pagar balurdios em comissões, salários, passes de jogadores e ter as modalidades sem receber um tostão durante grande parte da época?


Estas férias infelizmente "apanhei" uma conversa na mesa ao lado da esplanada. Estavam Greg Stempin e um outro jogador jovem do Porto (David qualquer coisa) com as respectivas famílias. Greg Stempin estava desolado, não recebe (recebia) há mais de 5 meses, o Porto não quer pagar a rescisão do contrato (cerca de 2 M€)...


Aggghhhhhhh!!!!!!!

Testemunho (II)
Desta vez ouvi com os meus ouvidos que esses filhos da Puta o ano passado devem ter gasto uma fortuna em Putas pros Proenças, que nem tiveram vergonha de não pagar os ordenados aos do Hoquei...

Sabado Passado, dia 1 Set, fui até a piscina da Granja (para quem não sabe fica em Gaia)
Fui lá pra ver umas gajas e apanhar sol, quando chega o Reinaldo Ventura com a mulher e um casal amigo.
O gajo ficou a uns 3- 4 metros da minha espreguiçadeira, deu pra curtir a conversa,... Não fui cusco, só não tapei os ouvidos, atenção!!!  
Ora bem pela conversa que ele estava a ter com um amigo, o Avo da Fernanda, (esse FDP) está-lhe a dever 4 meses de salário.

No entanto, o que mais fodeu o Reinaldo Ventura, eram os 250€ de prémio pela Super Taça do ano passado que ainda estão por pagar... eheheheh
250€!!!!! aquilo tá mesmo a ficar fodido para não pagar 50 contos... ehehehehe!